sábado, julho 28

Jogos Olímpicos

Num espetáculo fabuloso inauguraram-se ontem os Jogos Olímpicos – Londres 012. Valeu a pena o esforço que tive de fazer para me manterá acordado até final. Aqui há tempos apareceu por aí um “iluminado” que também sonhou em fazer o mesmo em Lisboa. Sonhadores temos muitos, mas depois, na hora da verdade, os nossos atletas enchem-se de “nervoso miudinho” e fazem resultados muito inferiores aos resultados obtidos no “Portuga”. Já começou mal, nem com o apoio do nosso PR, que se fartou de acenar, nos safamos.

quinta-feira, julho 26

"Que se lixem as eleições"


Nas próximas eleições vota Ali Baba, ao menos estarás seguro que só serão 40 ladrões.

segunda-feira, julho 23

Qualquer semelhança com os nossos políticos é erro de redação.

HARRY TRUMAN foi um tipo diferente como presidente. Provavelmente tomou tantas ou mais decisões em relação à história dos EUA como as que tomaram os 42 presidentes que o precederam.
Uma medida da grandeza talvez permaneça para sempre: trata-se do que fez DEPOIS de deixar a Casa Branca.
A única propriedade que tinha quando faleceu era uma casa na qual morava, que se encontrava na localidade de Independence, Missouri. Sua esposa a havia herdado de seus pais e, fora os anos em que moraram na Casa Branca, foi onde viveram durante toda a vida.
Quando se retirou da vida oficial em 1952, todos os seus ingressos consistiam numa pensão do Exército de $ 13.507 por ano. Ao saber o Congresso que ele custeava os seus próprios selos de correio, outorgou-lhe mais tarde um complemento e uma pensão retroativa de $ 25.000 anuais.
Depois da posse do presidente Eisenhower, Truman e sua esposa voltaram a seu lar no Missouri dirigindo o seu próprio carro... sem nenhuma companhia do Serviço Secreto.
Quando lhe ofereciam postos corporativos com grandes salários rejeitava-os dizendo: “Vocês não me querem a mim, o que querem é a figura do Presidente, e essa não me pertence. Pertence ao povo norte-americano e não está a venda...”.
Ainda depois, quando em 6 de Maio de 1971 o Congresso estava se preparando para lhe outorgar a Medalha de Honra em seu 87° aniversário, se recusou a aceitá-la, escrevendo-lhes:
“Não considero que tenha feito nada para merecer esse reconhecimento, venha ele do Congresso ou de qualquer outra parte”.
Como Presidente pagou todos seus gastos de viagem e comida com seu próprio dinheiro. 
Este homem singular escreveu: “Minhas vocações na vida sempre foram ser pianista numa casa de putas ou ser político. E para falar a verdade, não existe grande diferença entre as duas!”.

Aqui há tempos Mário Soares referiu-se ao governo atual pedindo a sua substituição (pelo PS?) uma vez que a maioria da população estava contra o mesmo Governo. O ex-PR sabe muito bem que são as eleições legislativas que decidem qual o Partido vencedor. Não creio que MS ache conveniente promover novas eleições na presente situação europeia e mundial. Comparando as mordomias de que usufruiu HT com as de MS, talvez não seja pedir demais a este para que prescinda de algumas.

sexta-feira, julho 20

A infeliz decisão do Tribunal Constitucional

Fernando Ulrich diz que a decisão do Tribunal Constitucional sobre o corte dos subsídios é o acontecimento político mais grave e negativo dos últimos meses.

Em entrevista à TVI24, o presidente do BPI disse que o acórdão pode afastar investimento estrangeiro.

«A decisão do Tribunal Constitucional é perigosíssima. Foi o acontecimento político mais grave e mais negativo dos últimos meses e pode ter consequências negativas para o futuro em termos de atração de investimento estrangeiro. Pode justificar que se discuta uma revisão constitucional», frisou.


Que Justiça é esta? Como pode um cidadão vulgar confiar nela, morosa e cara, só acessível aos ricos, que de recurso em recurso, vão esgotando prazos até ao arquivo do Processo?

sexta-feira, julho 13

Islandeses descobrem “escudo” contra Alzheimer

Infelizmente tenho vários amigos, na casa dos 40, que ou eles, ou as mulheres, foram atingidos por este terrível pesadelo. Surgiu agora (talvez…) uma réstia de esperança:

“Um grupo de cientistas islandeses descobriu uma mutação genética que serve de escudo à doença de Alzheimer e à degradação cognitiva do envelhecimento, avançou a revista “Nature”.

Uma equipa do centro de CODE Genetics, de Reiquiavique, estudou o genoma completo de 1.795 islandeses e descobriu uma mutação do gene APP que reduziria até 40% a formação da proteína amilóide em idosos saudáveis.
A proteína é uma substância insolúvel que se acumula no cérebro dos doentes, formando placas, e é responsável pelo aparecimento da doença.
O estudo revelou que a função cognitiva dos idosos entre os 80 e os 100 anos, que tinham a mutação no
gene APP, funcionava muito melhor do que a dos que não a possuíam.

“Pelo que sabemos, até agora, [a mutação] representa o primeiro exemplo de uma alteração genética que confere proteção forte contra a doença de Alzheimer”, sublinha o coordenador da equipa de investigação, Kari Stefansson.
Segundo os especialistas, a mutação genética permite travar a deterioração cognitiva nos idosos sem Alzheimer.
Assim sendo, defendem que as alterações cognitivas e a Alzheimer partilham mecanismos idênticos ou
parecidos.”

Em Portugal, estima-se que existam cerca de 153 mil pessoas com demência, das quais 90 mil com doença de Alzheimer.  

Rafael Bordalo Pinheiro



 

Como diria Bordalo Pinheiro:

“A política é uma porca em que todos querem mamar”.

Neste regime os mamões estão insaciáveis.

segunda-feira, julho 9

Sportinguistas




Nunca se esqueçam que são parte indissociável da história de um clube que entre muitas outras glórias:

- É o único Clube do mundo que formou dois jogadores galardoados com o FIFA Word Player (Figo e Cristiano Ronaldo).
- É o 3º Clube Europeu com mais participações nas competições europeias.

- Possui o Jornal de Clubes mais antigo do Mundo (o primeiro número foi publicado a 31 de Março de 1922).

- É o 2º Clube Europeu com maior número de atletas olímpicos (109 até Pequim ’08).

- É o  3º Clube Europeu com mais taças europeias conquistadas, 22, e em quatro modalidades distintas.

- É o Clube Nacional com mais medalhas olímpicas conquistadas, totalizando 8: 3 ouro, 4 prata e 1 bronze.

domingo, julho 1

A destruição de um país

Ontem fui a Arraiolos, num regresso às origens. Uma terra que esteve parada no tempo, desenvolveu-se espetacularmente após o 25 de Abril e as pessoas andavam felizes e contentes pois os filhos podiam passar a estudar na vila, sem terem necessidade de os mandar para Évora (e poucos podiam fazê-lo) a confeção dos tapetes deixou de ser um monopólio, a Câmara concedeu facilidades para a construção de casas e todo um bairro novo foi nascendo …

Hoje os habitantes desta bonita vila, sede de concelho, estão destroçados: o tribunal vai fechar e consta que o mesmo sucederá às Finanças e aos Correios. Os chineses já fizeram a sua aparição, abertos 24h por dia e 365 dias por ano, as lojas que compram ouro usado (sanguessugas) já fizeram tambem a sua aparição. Quem tem dinheiro para comprar tapetes? Anteriormente vendiam muito para as embaixadas, estrangeiros ou lisboetas. A Pousada, belíssima e com magníficos panoramas, está às moscas.

É uma tristeza. É assim que pretendem fixar as populações do interior?