quinta-feira, novembro 19

O 1° Presidente da UE

E aí está ele, Herman Van Rompuy, eleito presidente do Conselho Europeu. Como há uns anos questionou Henry Kissinger, então ministro dos negócios estrangeiros dos EUA, se o presidente dos EUA alguma vez quiser telefonar para a "Europa", irá falar com quem? Será o numero de telefone de Van Rompuy que ele agora deverá utilizar...

É uma vitória triste, embora Durão Barroso tenha tentado explicar de forma esfarrapada que esta eleição é sobretudo uma homenagem ao país que até agora "acolheu" o coração das instituiçães europeias. Van Rompuy não é propriamente aquilo que se possa chamar um conciliador, e nem sequer um verdadeiro democrata. Representa uma as forças políticas mais segregacionistas da europa ocidental, sendo um dos últimos exemplos mais gritantes a interdição de venda de bens imobiliários na Flandres (Van Rompuy é Flamengo... flamenguista, mais propriamente) a todo o individuo que não consiga provar a sua origem flamenga! Lei aprovada recentemente enquanto ainda primeiro ministro da Bélgica. É isto uma qualidade para um Presidente da União Europeia? Não, não o é certamente. Será talvez um "fantoche" fácil nas mãos de Sarkozy e de Merckel que firmemente apoiaram a sua candidatura (eles lá sabem porquê...), mas não mais do que isso. A Europa perdeu uma excelente oportunidade de eleger um simbolo forte para uma democracia a 27.



Baronesa Cathy Ashton, eleita
Alta Representante para a Diplomacia Internacional

Etiquetas:

11 Comentários:

Às 19 novembro, 2009 22:09 , Blogger Peter disse...

buegift

O "homenzinho" não tem um bom cartão de visita, nem bom aspecto, preferia a Dr. Vaira Vike-Freiberga.
Mas tem o forte apoio de Sarkozy e da Merckel. Entretanto Durão Barroso vai fazendo o papel de rolha, vai flutuando...

 
Às 20 novembro, 2009 10:21 , Blogger Peter disse...

blue

Quem é essa Cathy? Parece ter sido atropelada, ou então está com cólicas.

Já agora, quem era o Solana?

Não percebo nada de política estrangeira.

 
Às 20 novembro, 2009 20:30 , Blogger Compadre Alentejano disse...

Eleitos, de uma forma cirúrgica, para cumprir ordens de Sarkozy/Merckel, e para não ofuscarem Durão Barroso...
Compadre Alentejano

 
Às 20 novembro, 2009 22:04 , Blogger Quint disse...

Olha, então a Bluegift vai trabalhar sob as ordens duma baronesa? Uau ... essa é do mais chique que há ... e se ela te sai da linha absolutista, vais ter de fazer uma vénia?

Lá quanto ao flamengo, o diabo do homem realmente não tem cara de grande espingarda!

 
Às 21 novembro, 2009 00:26 , Blogger Peter disse...

bluegift

Estou a par dos problemas existentes entre flamengos e valões, que fazem da Bélgica uma espécie de antiga Yugoslávia. Vamos ver se se mantém indivisa.

Durão Barroso foi reeleito Presidente da Comissão Europeia.

Herman van Rompuy é o Presidente do Conselho Europeu e tem a seu cargo a Economia. A Baronesa Cayhy Aston substitui Javier Solana como Alto Representante para a política externa europeia. Cargos criados pelo Tratado de Lisboa, que entra em vigor em 01 DEZ.

Certo?

 
Às 21 novembro, 2009 17:19 , Blogger Peter disse...

blue

Não compreendo a relação de dependência entre o Herman van Rompuy, Presidente do Conselho Europeu e o Durão Barroso, Presidente da Comissão Europeia.

Se calhar é mais importante saber isso do que saber se o Vara telefonou ao Sócrates, ou vice-versa.

Por cá está de chuva, mau dia para os anos do meu neto.

 
Às 21 novembro, 2009 21:29 , Blogger vbm disse...

O eixo Paris-Berlim forma com o de Londres-Washington o ângulo de percepção do Ocidente pelo resto do Mundo. A minha curiosidade vai para o modo como se irá articular o comércio entre os Estados Unidos e a China de molde a, pelo dólar desvalorizado, se aliviar o reembolso da dívida á China, a par de assim tentar contrariar-se a alta do petróleo... O petróleo árabe, com os imensos recursos acumulados, é provável que adira ao negócio da energia que há-de suceder ao do 'ouro negro': uma oportunidade civilizacional para os povos pós-cristãos & maometanos do futuro. O élan de partida, a festejar em Lisboa, passa por abrir o Atlântico Sul, de fala latina, ao ângulo do Ocidente euro-americano; aliar a Índia à Rússia no Índico; proporcionar ao Japão-Indonésia a base litoral das suas economias, em boa entente cordial com a América no imenso Pacífico oriental...

:))

(É uma olhada ao globo, lol)

 
Às 22 novembro, 2009 13:59 , Blogger JOY disse...

Amigo Peter,

Está quem o Sarkozy e Merckel queriam, um personagem que não tenha opinião própria e que não dê muito trabalho á imagem do que se passa com o Durão.

Abraço
Joy

 
Às 22 novembro, 2009 14:52 , Blogger Peter disse...

blue

Obrigado, agora sim, fiquei esclarecido:
«Por ordem de "importância decisional" tens : 1° O Conselho Europeu (Rompuy + Ashton), 2° O Parlamento Europeu (deputados europeus)! 3° A Comissão Europeia (Barroso) » e «A Economia é da responsabilidade do Barroso. Ele (a Comissão Europeia) deve gerir, aplicar e velar pelo cumprimento do Tratado de Lisboa.»

«AS LEIS SÃO COM AS TEIAS DE ARANHA: OS PEQUENOS INSECTOS FICAM PRESOS. OS GRANDES, FURAM-NA.»

 
Às 22 novembro, 2009 15:00 , Blogger Peter disse...

Joy

Os motivos que levaram à escolha do Durão devem ter sido idênticos aos que levaram agora à escolha do Rompuy.

Abraço,
Peter

 
Às 24 novembro, 2009 09:55 , Blogger vbm disse...

Gosto da Cathy Ashton;

todos a escutarão
nas questões
de política
inter-nações.


Já o Van Rompuy
parece um ET.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial