sábado, outubro 17

3 dias em Moscovo – Catedral de S. Basílio

Vida caríssima, principalmente a comida, mas tudo é caro, muito caro. Carros topo de gama por todo o lado, as melhores marcas italianas, inglesas e alemãs, sobretudo de cor preta. O hotel tinha um Bentley à disposição dos hóspedes para alugar, mas se quisesse um Ferrari, ou um Rolls Royce, era só dizer.
Muito desconfiados, viram e reviram os passaportes, revistam as pessoas, paga-se para entrar em museus, igrejas e monumentos, com um suplemento para tirar fotos, não em todo lado, nalguns locais são proibidas.
Não sei como os moscovitas se aguentam com aqueles preços.


A Catedral de S. Basílio foi encomendada por Ivan o Terrível para celebrar a tomada do reduto mongol de Kazan em 1552 e foi terminada em 1561. O projecto é atribuído ao arquitecto Postnik Yakovlev.
A Capela de S. Basílio é a mais pequena, à esquerda e foi a nona acrescentada à Catedral. Foi construída em 1558 para receber os restos mortais do “santo tolo”, Basílio o Abençoado.
Segundo a lenda, Ivan ficou tão maravilhado com a beleza da obra que mandou cegar o arquitecto para que jamais voltasse a desenhar algo tão belo.

(Foto Peter)

6 Comentários:

Às 18 outubro, 2009 00:02 , Blogger Peter disse...

Sim. As estações de Metro são salas de palácio.
E dentro daquilo que sabes ser o meu hobby, visitei e fotografei todos os engenhos espaciais no Museu Politécnico, numa secção à parte, construida para o efeito.
Também arrisquei muito e fiz umas fotos "à sucapa" de icons no interior duma Catedral.
Devo ter tirado cerca de 1.500 fotos e tinha pensado ir publicando-as aqui no blogue aos sábados, mas pelos vistos, não há muita gente interessada.

Abraço

 
Às 18 outubro, 2009 17:20 , Blogger Meg disse...

Peter,

Claro que há gente interessada... eu sou uma delas.
Tenho agora uma colaboradora russa, uma senhora, e aprendi mais com ela sobre a Rússia, nos últimos 4 meses que em toda a minha vida.
E quando olho para estas imagens belíssimas, tenho sentimentos contraditórios... tanta grandeza, tanta beleza, mas tanta miséria também.
Não é só lá, eu sei, nós sabemos.

E não deixes de publicar as fotos e dar o teu testemunho... nem toda a gente vai para a praia e o Verão está a acabar!

Um abraço

 
Às 18 outubro, 2009 22:16 , Blogger Peter disse...

Meg

Tenho um novo blogue. Chama-se "Fotos de viagens" e consta dos links.

Que tenhas uma boa semana.

 
Às 18 outubro, 2009 22:31 , Blogger Manuel Veiga disse...

abraços...

 
Às 18 outubro, 2009 22:36 , Blogger Peter disse...

heretico

Tenho um novo blogue. Chama-se "Fotos de viagens" e consta dos links.

Que tenhas uma boa semana.

 
Às 20 outubro, 2009 01:32 , Blogger Peter disse...

Quem estiver interessado, pode ver mais fotos no meu novo blogue:

http://peter-fotosdeviagens.blogspot.com

Consta dos links em "Fotos de viagens"

Obrigado.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial