quarta-feira, fevereiro 8

Não sei

Às vezes sinto-me constrangido sem saber o que fazer. Deparo com textos de uma tamanha beleza que me dá vontade de os transcrever, pois por mero acaso tive o privilégio de os ler e gostaria de os publicar, de os dar a conhecer a todos os que partilham este espaço comigo.

Interrogo-me se tenho o direito de dispor assim de algo que não é meu, que é do domínio publico, mas dos quais não irei tirar nenhum proveito, apenas o prazer de divulgar algo que me encantou e que, por circunstâncias diversas, mero acaso, acabará os seus dias na estante de uma qualquer livraria. O poder das editoras também "fazem", e de que maneira, os escritores.

Por vezes recebemos mails que nos enchem de alegria mas que também, pela sua estrema beleza, ultrapassam o mero âmbito pessoal. Vem a propósito um livro recentemente saído:

"D'este viver aqui neste papel descripto", cartas da guerra, de António Lobo Antunes, organizado em colaboração com a mulher, Joana Lobo Antunes.

Até que ponto algo de íntimo que existe entre duas pessoas, ultrapassa pela sua beleza o seu âmbito restrito, a comunhão de sentimentos, para ser dado a conhecer ao grande público, mesmo que previamente, como é natural, tal seja feito com o consentimento mútuo?

No que respeita, ao livro, não tenho a mínima dúvida que “ainda bem que o fizeram”, pois é algo de muito belo e António Lobo Antunes, só por circunstâncias, digamos “estranhas”, não recebeu ainda o Premio Nobel.

E quanto aos mails?

3 Comentários:

Às 08 fevereiro, 2006 11:51 , Blogger Marta Vinhais disse...

Peter, eu tenho um outro blog onde faço exactamente isso - partilho com outros poemas com os quais me identifico e escrevo o meu comentário. Se quiser lá ver, o endereço é www.escrevercomamor.blogspot.com.
Quanto aos mails, guarde-os para si! Desfrute-os!
Um abraço
Marta

 
Às 08 fevereiro, 2006 13:16 , Anonymous Anónimo disse...

Por vezes dá vontade de transcrever as belas palavras que por aqui andam, e porque não publicar, por exemplo, num blog como este que é muito mais abrangente que os pessoais, identificando o autor porque não, penso que quem escreve bem merece o devido reconhecimento, e nada melhor que o conversas de xaxa 4, na minha opinião.

Um abraço

 
Às 08 fevereiro, 2006 18:31 , Blogger Fragmentos Betty Martins disse...

Peter

Partilhar, dar a conhecer aos outros (algo de tão belo como é este livro) é uma forma de "despertar" o interesse pela leitura (neste caso). Eu penso que fazes muito bem, tu ou qualquer pessoa que o faça.

Se partilhamos por vezes coisas tão más, por nos incomodarem, sentimos a necessidade de expôr, porque chocam.

Porque não partilhar coisas belas?

Obrigada por teres o "dom" de partilhar - não o deixes de o fazer:)

Beijinhos

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial