Palermice
«Não se pense que a palermice é exclusivo nacional: quase sempre a Inglaterra bate-nos aos pontos.
Numa sondagem desta semana, 2,1 % dos britânicos declarou pensar que Winston Churchill (Churchill !) era um personagem de ficção, enquanto 58 % acredita que Sherlock Holmes existiu mesmo.
A Inglaterra alegra-nos nestas pequenas coisas.»
(CM 05FEV08)
“Gosto tanto” dos ingleses e a Inglaterra tem-nos tratado “tão bem”, ao longo de séculos de uma Aliança que só funcionou sempre em “sentido único”…
Numa sondagem desta semana, 2,1 % dos britânicos declarou pensar que Winston Churchill (Churchill !) era um personagem de ficção, enquanto 58 % acredita que Sherlock Holmes existiu mesmo.
A Inglaterra alegra-nos nestas pequenas coisas.»
(CM 05FEV08)
“Gosto tanto” dos ingleses e a Inglaterra tem-nos tratado “tão bem”, ao longo de séculos de uma Aliança que só funcionou sempre em “sentido único”…
23 Comentários:
Muito boa a sondagem, embora acredite que não se deva rir do mal dos outros, mas neste caso, graças a um certa "mania" que eles sempre tiveram, dá mesmo para rir.
Tiago
Estive a ler (atrasado) o teu post e por isso não o comentei.
Tens toda a razão: entre políticos e advogados, venha o diabo e escolha e então, quando se juntam os dois numa só pessoa ...
Quanto aos nossos "velhos aliados", cheios de podres, pretenderem mandar nos "portugas" e darem-se ao luxo de nos criticar e amesquinhar, quando eles têm o que têm em casa, isso não.
Dizer mal, é um assunto nosso, um velho costume que praticamos entre nós.
Abraço
Esta é, de facto, uma aliança "sui generis" e nunca vi que proveito da mesma retiramos.
Esta sondagem, para além do lado cómico (ou quase cómico), dá-nos que pensar pois aposto que feita em toda a União Europeia e sobre individualidades reais e literárias, se calhar íamos apanhar um baque!
Quanto ao exclusivo nacional da m+á língua, tem o amigo toda a razão.
"quintarantino"
Penso que o único proveito foi a chamada "Ínclita geração", gerada por D.Filipa de Lencastre.
Bem, nós assistimos na TV àquilo que somos, nos concursos, no "Bom português", ou até nas simples entrevistas de rua, em que a maior parte se esquiva.
Caro Peter,
Falando-se de ingleses e ignorantes, teria muito a dizer, pois temos cá pelo Sul e durante os meses de inverno, gente que deixa muito mal visto o reino de S.M.
Quando aqui cheguei surpreendeu-me o servilismo com que eram recebidos e tratados. Era o atavismo português no seu melhor.
Hoje já não é assim, felizmente, e de ignorantes e bêbados todos sabem quje está S.M bem servida.
Agora um aparte, às vezes há quem se ponha a jeito para sermos humilhados, e estou a falar do inefável Alípio Dias... e mais não digo.
Um abraço
Infelizmente as deficiências em termos de cultura geral, é mesmo geral e os ingleses não fogem a isso. Ao contrário de muitos outros povos, eles recusam-se a aceitar que a insularidade lhes deixou graves problemas de relacionamento com o mundo e daí a soberba e a presunção! Coitados, não se enxergam!
Aquele abraço infernal!
e os portugueses começam a seguir as suas pisadas, mais ignorantes e cada vez mais se olha para os seus proprios umbigos.enfim, um mundo de pernas pro ar.
Um abraço
P,S.tenho andado por Lisboa, por isso nao tenho vindo nem actualizado o blog.
beijo
Eu, que tive o (des)prazer de ver esta bela novidade ao vivo e a cores, acrescento que havia outras personalidades visadas. E entre estas Robin dos Bosques era facto, Cleópatra ficção. Valha-nos que a ignorância ultrapassa as fronteiras.
Andam cada vez mais sofisticados, estes ingleses!
Meg
Quem é esse Alípio Dias?
Aqui pelo Barlavento, há muitos a viverem. "No problems".
Mas no que respeita ao turismo sazonal, verifiquei que o ano passado havia um aumento de espanhois em detrimento dos ingleses.
Belzebu
Uma das coisas que me chateia é eles não se considerarem europeus e ainda não se terem convencido que o Império Britânico já era.
Lucia
É um facto: aí em Lisboa já ninguém "meche uma palha" para ajudar alguém em apuros.
Sabes, sinto-me bem cá por baixo. Tenho tempo para tudo, coisa que não acontece por aí, onde levo uma manhã para tratar de um único assunto.
Já tinha estranhado a tua ausência.
"blonde"
"Valha-nos que a ignorância ultrapassa as fronteiras." E não se confina a Portugal.
"blue"
Não sabia que tinhas costelas britânicas. E são com as cores da "Union Jack"?
P.S. - Falei hoje com o técnico sobre o problema do som. Esqueceu-se de reinstalar o "Macromedia Flash Player". Para a semana trato disso.
"joshua"
Deve ser da cerveja quente ...
Caro Peter, eu acho que essa coisa da aliança ser só para um dos lados (o deles) tem muito de culpa nossa. É como o acordo linguístico... não sabemos o que fazer da língua? E das alianças?...
bem... confesso... eu tenho uma simpatia especial pelos bifes. Não sei se por causa do futebol, se da música. A verdade é que em Londres estive como se estivesse em Lisboa.
... mais ou menos...
abraço
Oh ANT, percorre a história: o que eles roubaram, cada vez que nos vieram "ajudar", o Ultimato, o negociar Angola com os Alemães, sei lá, tenho de folhear a n/História.
Agora essa da "culpa ser nossa", essa não.
Sabes que mais?
- Que se lixem os ingleses.
Enfim, são gostos ...
Culpa nosssa, no sentido que permitimos que os outros ocupem/invadam os nossos espaços.
E isto até poderia ser metáfora... mas não é.
E não penses que vou estar para aqui a defender os tipos. Acho que nem o Lennon quanto mais eu...
:))
"ant"
«Quem muito se abaixa o c... lhe aparece»
Velha sabedoria popular que o Povo sabe, mas as "elites" desconhecem ...
"blue"
Azul de "bluegift" ou de Escócia?
P.S. - Logo à noite volto aqui. O tempo é precioso e deve ser vivido o melhor possível e não amarrado a um PC.
Não consigo compreender este servilismo Português em relação a outros paises, estou-me a lembrar por exemplo do Figo quando foi para o Barcelona em que na primeira entrevista desatou a falar Portunhol,ao contrário Camacho por exemplo depois de este tempo todo em Portugal não arranha uma palavra de Português ,pergunto é porque não sabe ? Respondo ,é porque não quer .Com os Ingleses é a mesmissima coisa ,fazemos o pino dentro do nosso pais para falar inglês ,quando a grande maioria dos bifes não tenta sequer articular uma palavra de Português tendo ainda a mania de se armarem em superiores e pelos vistos sem razões.Por favor acabem com a parvoice da aliança mais velha do mundo ,o que existe é o mais antigo barrete do mundo ,mais uma vez com os Portugueses a serm os embarretados.
Joy
Mas os americanos são bem piores em termos de cultura geral.
Abraço
"antónio"
Pois, pois, mas quem nos anda a "chatear a pevide" são os ingleses e estes, centenas de anos antes dos EUA existirem.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial