Corrupção consentida
Paulo Morgado ("Contos de colarinho branco") numa entrevista publicada no "Semanário Económico", fala dos jornalistas que olham "com ar embevecido para pessoas que se fosse nos EUA, já deviam ter 350 processos em cima".
A glorificação dos "xico espertos", que noutros países ocidentais se arriscavam a ser presumíveis criminosos de colarinho branco, é uma das razões que torna praticamente impossível o combate à corrupção.
A glorificação dos "xico espertos", que noutros países ocidentais se arriscavam a ser presumíveis criminosos de colarinho branco, é uma das razões que torna praticamente impossível o combate à corrupção.
Em Portugal um grande corrupto mais facilmente chega a comendador do que a acusado em tribunal.
(CM 17 FEV 08, "Coisas do Dinheiro", Armando Esteves Pereira)
(CM 17 FEV 08, "Coisas do Dinheiro", Armando Esteves Pereira)
Gravura do GOOGLE
17 Comentários:
se eu fosse corrupta, neste momento era politica.
Mas como não sou corrupta, e até sou uma miuda bem comportada, sou desempregada:)
Enfim, o mundo não pára, nem a corrupção.
Boa noite
Lúcia
Já temos muitos comendadores e pelos vistos seguindo a lógica, ainda vão ser muitos mais.
Resumindo, que país este, que país este...
"bluegift"
Claro que não é exclusivo do n/país, até pq a gravura é brasileira e está com piada.O jornalista náo pode "ir inventar para outra freguesia", porque é Director-Adjunto do jornal e depois ficava sem emprego e sabes que o desemprego é um flagelo que não nos atinge só a nós.
Agora o que tu tens "carradas de razão" é quando escreves:
"O que ainda pode ser quase exclusivo é deixá-los na boa por aí sem os julgarem como deve ser. Isso sim, e o povão a apoiar muitos deles convictamente."
"Escuta Zé Ninguém" é um livro muito actual. Responsabiliza-nos. Ah pois é!
E as reformas, indemnizações e outras alcavalas para a malta do BCP? Aquilo é que é arriscar heeiimm?
Abraço
E mesmo que as calças fossem velhas... há para aí muito camafeu que anada de pasta!
"ant"
Tens razão, o livro "Escuta Zé Ninguém" está sempre actual. Lembro-me de ter sido um êxito qd apareceu, levando a sucessivas edições.
Mais tarde voltei a comprá-lo e foi difícil encontrá-lo. Mas perdera o outro e necessitava dele para preparar uns textos.
"quintarantino"
Através de e-mail, chegou-me às mãos a seguinte notícia, que não sei se é verdadeira. Seria caso para se averiguar através do “Der Spiegel” e do “El Mundo”, mas não tenho possibilidades do poder fazer.
Assim limito-me a transcrever parte dele, com as necessárias reservas e omissões de identificação do cidadão em causa:
«As autoridades alemãs teriam pago 5 M€ (cinco milhões de euros) para obter listas e dados bancários que comprovam fraudes fiscais cometidas por centenas de executivos e cidadãos alemães nos últimos anos, revelou sábado o semanário Der Spiegel.
O jornal alemão, citado pelo El Mundo, revela que os serviços secretos alemães pagaram a um informador que no princípio de 2006 anunciou ter provas da sistemática evasão fiscal praticada por alemães abastados.
Entre os documentos figuram informações concretas sobre centenas de autores de fraude fiscal, mas também ordens do principado do Liechtenstein para manter ocultos os fluxos de capital.
A fraude fiscal tem estado especialmente visível na Alemanha desde que na quinta-feira as autoridades fiscais de Bochum, na província da Renânia do Norte, apontaram o presidente dos (…) K. Z. como suspeito de fuga fiscal no valor de mais de um milhão de euros, levando à sua demissão.»
- Na Alemanha é prioritário apanhar os vigaristas, e utilizam-se todos os meios que sejam necessários, sem recorrer a desculpas. Quando são apanhados, os visados demitem-se, ou são demitidos, ou seja, pelo menos salvam-se as aparências e mantém-se um certo ar de dignidade. Está à vista a razão por que há países onde o crime de colarinho branco vai sendo controlado e outros onde a situação o não é.
O que o Der Spiegel fala é só do maior escândalo de corrupção na Alemanha do pós-guerra. 900 alemães com fortunas consideráveis estão sob investigação e, claro, fala-se da "Liechtenstein connection" está-se mesmo a ver porquê...
A Alemanha não é propriamente um país de santos de sangue-frio em que toda a gente é muito obediente à lei. Agora, o que nós aqui levamos como mais um caso de corrupção e encolhemos os ombros, lá é algo para ser levado a sério: o director do departamento de logística do Deutsche Post demitiu-se por estar a ser investigado, um dos conselheiros do governo da Baviera foi suspenso também.
A estimativa da evasão fiscal anual na Alemanha é de 30 milhões de euros e em Portugal que tem um quinto da população alemã?
(P. S.- O soundtrack está demais!)
Peter,
Hoje estou com uma sensação de cansaço de tanta aldrabice, trafulhice, de BCPs, de lucros da banca (ainda têm lucros?), de Somague e PSD, de major não sei das quantas, com tiques de arruaceiro, nunca vi tanta gente "tranquila" - e não estou a falar de futebol - de ouvir entrevistas que não sei se são realidade ou ficção, que me deixam apatetada, tal é a desfaçatez com que se mente a este povo, o mesmo povão que há dias entrou tresloucado nuns combóios que nem iam andar...
Ainda se eu tivesse a certeza de que o TC não ia ficar por aqui e que finalmente se vai começar a fazer justiça...
Entretanto quero sonhar com outras paragens.
Um abraço
"blondewithaphd"
Obrigado pela colaboração, agora vou enviar este teu comentário a quem me enviou o e-mail, pois eles completam-se.
P.S. - Dizes que gostas do "soundtrack ". É escolha da "bluegift", ela é que é o nosso "diskjockey".
"meg"
Sabes o que me choca mais?
É ver toda a tragédia que se abateu sobre a região de Lisboa e de Setubal, toda esta região do vale do Tejo, em que morreram pessoas, há dezenas ou centenas delas com os lares destruídos, que ficaram na mais completa miséria, pequenos negócios arruinados e não vir o n/Presidente da República, ou o n/Primeiro Ministro à TV dar-nos uma palavra de conforto.
Estou errado, com certeza, se calhar é mesmo assim. Olha já não sei nada, mas que me choca, choca-me.
Infelizmente não acontece só no nosso país!
Abraços
HOJE E AMANHÃ
Pois é Peter, somos solidários, não somos?
Os políticos querem lá saber!
Repara que as pessoas já quase não se queixam... pois se essas nesmas pessoas ainda não receberam as indemnizações das cheias de Setembro!!!
A propósito vê lá que me lembrei agora da "novela" das dívidas da CML!!!Como é possível tamanha dívida com Lisboa como está?
Achas que isto ainda tem salvação?
É que nem sequer podemos pedir outro terramoto, que já não há nenhum marquês de Pombal para nos acudir.
Olha vou ver memórias da minha África, para desanuviar desta espécie de desespero em face de tanta impotência.
Um abraço
pois! e o segredo bancário é sacrossanto!...
abraços
Peter !
As bancas com lucro fabulosos, aliás, os gestores de empresas publicas com os salarios mais altos da Europa em perecntegame do vulgar trabalahador e a desgraça abate-se e como bem dizes não ninguem que venha confortar nem os bancos disponibolizam parte dos lucros em Fundos de Ajuda aos que mais sofreram a intempérie... políticos vendidos... gente da treta... ( não o teu Conversas!)
Beijos
Meu caro!
Concordo em tese.
Mas já vi muitos comentários a dizer que os políticos isto e os políticos aquilo.
Mas corruptos há em todos os ramos de actividade.
Conheci tantos!!!!
Sabias que os patrões (proprietários de empresas) são dos mais activos?
E os responsáveis por adjudicações em serviços públicos ou autárquicos?
Ai minha mãezinha!!!!
E as pessoas que de algum modo tem poder de decisão sobre compras nas empresas privadas?
Madre mia!!!!
E mais não digo...
Abraço
António
Lê a "Tomada de posição da Sedes".
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial