VENEZA - Ponte dos suspiros
Sempre que passo por Veneza fotografo esta ponte. É o local onde os humanos viam pela última vez a liberdade e suspirariam de tristeza.
Lembro-me dos malditos "ismos" que sempre nos têm oprimido e roubado a liberdade e a vida: capitalismos, fundamentalismos, comunismo, fascismo, nazismo, cristianismo, islamismo, sionismo ... tudo no mesmo saco.
Do lado esquerdo, o Palácio dos Doges, sede do Governo da "Sereníssima", com a sua tela, a maior do mundo (8x23m e onde estão representadas 350 personalidades, as mais influentes da época), estranhamente denominada: "Visão do Paraíso".
Do lado direito a prisão, em cujas masmorras eram lançados os condenados, que ali apodreciam.
A ponte liga assim o "Paraíso" com o Inferno e é o local onde os prisioneiros, muitas vezes denunciados anonimamente por um escrito metido na "boca di leone" viam o Sol pela última vez e se despediam da liberdade que continuava cá fora.
É um local de sofrimento e de dor que nos recorda as masmorras da Inquisição, as prisões de Cuba (as de Fidel e Guentanamo), e tantas, tantas, quantas a imaginação humana constrói para pôr à disposição dos tiranos e tiranetes que nos dominam.
(Foto tirada por mim em Junho deste ano)
3 Comentários:
Também já tive o prazer de passar sob a Ponte dos Suspiros. Reza alenda que quando se dá um beijo nese local, o Amor é eterno. Não foi o caso.
Abraço,
Essa não sabia, mas também nunca passei por baixo dela.
Bom fds, com trovoada por aqui
Ir a Veneza...e morrer!
Felizmente não parece ter sido esse o teu caso pois já lá foste várias vezes e ainda por cá andas...
(e espero que por muito tempo e com muita saúde e, se possível, boa disposição)
Abraço
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial