quarta-feira, dezembro 27

O Porto: o morro e o rio


(óleo de Dordio Gomes)

Um meu amigo, portuense dos "sete costados" e profundo conhecedor do PORTO, da sua história, dos seus monumentos e dos seus recantos, resolveu fazer com muito tempo e trabalho investidos, dois DVDs que muito apreciei.
Contamos nos nossos "links" vários blogs de portuenses que, tanto como o Fernando Novais Paiva, adoram a "sua" cidade. Assim, depois de alguma conversa, consegui que ele acedesse a publicar duas vezes por mês, mas sem data fixa, alguns extractos dos referidos DVDs.
Espero que seja do vosso agrado, como é do meu e os meus agradecimentos ao Paiva pela sua disponibilidade em colaborar connosco.

Peter

Etiquetas:

15 Comentários:

Às 27 dezembro, 2006 09:51 , Blogger António disse...

Olá, Peter!
E onde é que posso ver esses extractos?
Eu vivo na Maia, mas sou nado e criado no Porto, ali para os lados do falecido estádio das Antas.

Um abraço

 
Às 27 dezembro, 2006 10:37 , Blogger Maria Carvalho disse...

Boa ideia! Eu, que sou de Lisboa, gostarei de saber do Porto. Beijinhos.

 
Às 27 dezembro, 2006 12:19 , Blogger Peter disse...

António, tenho a certeza absoluta que gostarás. Vais vê-los aqui no blog, em artigos ilustrados com fotos dos vídeos.

O primeiro já está pronto e, muito possivelmente, publicá-lo-ei amanhã.

Espero que tenhas tido um Bom Natal em família.

P.S. - Desculpa, mas por falta de tempo, tenho descurado um pouco a visita aos blogs amigos.

 
Às 27 dezembro, 2006 12:25 , Blogger Peter disse...

Paula Raposo, espero que irás reconsiderar e continuar em 2007.
Já voltei a colocar o teu blog nos links.

Vais gostar dos textos sobre o Porto. Tenho a certeza.

Possivelmente vou publicar o primeiro amanhã. Depois a continuação dependerá, como é evidente, da vossa aceitação.

 
Às 27 dezembro, 2006 12:29 , Blogger Peter disse...

Manoel Carlos, é com muito agrado que vou tomando conhecimento da poesia brasileira.

Não te arrependas.

Abraço.

 
Às 27 dezembro, 2006 13:34 , Blogger Menina Marota disse...

Eu que sou natural de Lisboa, mas tenho o Porto no coração (e onde casei e nasceram os meus filhos...)
Belo óleo!
Vim desejar-te uma feliz entrada em 2007e deixar-te um
GRANDE ABRAÇO ;)

 
Às 27 dezembro, 2006 13:44 , Blogger Poesia Portuguesa disse...

Permite-me que te deixe um Poema, de uma pessoa maravilhosa...

"Na manhã nova, a luz chega de seda
E envolve devagar o Porto Antigo
Como pedindo à noite, ávara e negra
Que troque agora de lugar consigo

Passaram horas; soa o meio dia
Nas torres de granito iluminado;
No apogeu da luz; o céu é sinfonia
E o Douro, imenso diamante lapidado

A tarde cai! É dos Pintores a hora
A cidade é tela, inacabada e pura
Com pinceladas rubras onde se demora
Toda a cor que alastra pela lonjura.

E a noite escura sucedeu ao dia;
As vielas são estreitas manchas pretas
Já ninguém lembra quem é que dizia
Que a esta hora o Porto é dos Poetas!..."

(Poema da *Maria Jerónima*)

Podes lê-lo no Poesia...

Um abraço carinhoso e grata pela tua partilha

Feliz Ano de 2007 ;)

 
Às 27 dezembro, 2006 14:07 , Blogger Peter disse...

Menina_Marota, o quadro é de um meu conterrâneo: Simão Dordio Gomes, que na última fase da sua vida viveu no Porto, onde foi Prof em Belas Artes.
Tem quadros seus expostos aqui na FCG, no Museu de Arte Moderna e Contemporânea.

Costumam chamar-lhe "Dórdio" Gomes, mas a família é Dordio.

Espero que irás gostar, como eu gostei, dos textos sobre o Porto.

Um bom 2007 (huuummm...) senão para os outros, pelo menos para ti e todos os que te são queridos.

 
Às 27 dezembro, 2006 14:22 , Blogger Peter disse...

"poesia portuguesa", já conhecia a poetisa Maria Jerónima Guimarães, através do seu poema LIBERDADE, publicado nas "Noites de Poesia em Vermoim" (1999-2004).

"Nos sinos de todas as torres
E nas cordas de todas as guitarras
Eu toco o teu nome LIBERDADE"

P.S. - Por falta de tempo, tenho descurado as minhas visitas aos blogs amigos. As minhas desculpas.

 
Às 27 dezembro, 2006 15:25 , Blogger António disse...

Olá, Peter!
É só para agradecer o comentário ao meu conto de Natal.
Mas também aproveito para te desejar um magnífico ano de 2007.

Abraço

 
Às 27 dezembro, 2006 16:08 , Blogger Marta Vinhais disse...

Olá, Peter...
Viva o Porto e a Sé - andei por lá ontem a passear e a tirar fotos.
Estás melhor? (da ressaca)
Beijos e abraços
Marta (estou de férias)

 
Às 27 dezembro, 2006 22:39 , Blogger mfc disse...

É uma cidade lindíssima... é única!

 
Às 27 dezembro, 2006 23:17 , Blogger Heloisa B.P disse...

QUE LINDO! QUE LINDO!
QUE PINTURA MARAVILHOSA!

PETER*, MEU BOM AMIGO*,
Perdoe a minha ausencia!
TRAGO UM ABRACO AMIGO!
DEIXO OUTRO A BLUEGIFT E AO ANT!
Hei-de voltar!
Vossa, Heloisa
*****************

 
Às 29 dezembro, 2006 14:17 , Anonymous Anónimo disse...

Muito interessante...Sou do Porto (no sentido total e literal da palavra )e não podia deixar de evidenciar a satisfacão de ouvir falar dele ,tão bem e com tanto preciosismo ,como o faz o dr. Fernando Paiva. Aguardo a continuacão das lições que nos está a dar.
Obrigada.

 
Às 29 dezembro, 2006 15:10 , Blogger Peter disse...

Drª Dilma Nicolau

Eu e o FPaiva somos amigos de longa data e por isso sei o amor que ele vota à sua cidade e o tempo e trabalho que perdeu (ou ganhou) a fazer os dois DVDs sobre a mesma.
Claro que não aborda as "francesinhas", ou as "tripas", ou outros temas estafados, que são do domínio público e constituem para muitos que se dizem "portuenses", os "ex-libris" da cidade.
Fá-lo de uma forma culta, sabedora e até minuciosa. Por isso eu (mesmo sendo "mouro") coloquei-lhe o blog à disposição e colaborámos na elaboração do artigo que leu acima. Penso que assim contribuimos para uma maior divulgação do tema, confinado que está a uns quantos familiares e amigos a quem ele ofereceu os DVDs.

Obrigado pela sua visita e pelas suas palavras que nos estimulam na adaptação do 2º artigo que contamos publicar em meados de Janeiro.

Um Bom Ano de 2007.

P.S. - Perdoe a indiscrição, mas como sabe que o FPaiva é Lic? De facto é.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial