segunda-feira, fevereiro 13

O profeta do terceiro milénio


Passa hoje o centenário do nascimento de Agostinho da Silva. Para o recordar, transcrevo um pequeno texto da sua última obra, publicada já depois da sua morte, ocorrida em 03 de Abril de1994:

" A Revolução de 25 de Abril e, sobretudo, a afirmação popular que se lhe segue no Primeiro de Maio é, embora já coartado por políticas importadas, contra a essência nacional, de povos tão diferentes de sua própria gente, o aviso de que um terceiro Portugal anseia pela vida e poderá ser a desabrochada flor do que nos outros dois esteve como raízes, caules e ramos no vegetativo aparelho das plantações da História, o paradisíaco fruto, um dia, de todo um indispensável pretérito; e a este fruto, embora prontos a assumir, aprovando-o ou reprovando-o - e por aí se definindo nossa individual personalidade -, tudo o que a vida traga, como comunhão marcante do perfeito entendimento entre todos os homens."

( "Textos Vários - Dispersos", Âncora Editora, OUT 2003, pp. 247/8)

7 Comentários:

Às 13 fevereiro, 2006 14:24 , Anonymous Anónimo disse...

...um homem inteligente...que talvez por politico não ter sido ... fica tantas e tantas vezes esquecido...
Todas as homenagens são poucas para divulgar as sua ideias...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e...

 
Às 13 fevereiro, 2006 15:39 , Anonymous Anónimo disse...

Lembro de uma frase especifica que guardei de Agostinho da Silva.."Queria que o povo português, tivesse mais confiança em si mesmo"... grande verdade!!!

 
Às 13 fevereiro, 2006 22:24 , Blogger Peter disse...

"letrasaoacaso", uma belíssima contribuição. Foste ao encontro do pedido que te fiz. Destaco, porque me identifico:

" alguém que manteve a liberdade como valor cimeiro ... que não lia jornais... e que só comprava o Público para ver a banda desenhada do Calvin & Hobbes"

Apenas neste aspecto. Longe de mim a ideia de me pretender equiparar.

 
Às 13 fevereiro, 2006 23:23 , Anonymous Anónimo disse...

Peter:

mais do que te parabenizar pelo artigo, congratulo-te por seres a primeira pessoa, neste blog pelo menos, que usa a expressão "ao encontro de" correctamente!

Beijinhos,
Margarida

 
Às 14 fevereiro, 2006 12:44 , Blogger Peter disse...

"margarida", nada mau, ao menos não escrevo: "estar-mos" ou "À muito tempo ..."

Bjs*

 
Às 14 fevereiro, 2006 14:04 , Blogger Fragmentos Betty Martins disse...

Palavras de Agostinho da Silva:

"Do que você precisa, acima de tudo, é de se não lembrar do que eu lhe disse;

nunca pense por mim, pense sempre por você;

fique certo de que mais valem todos os erros se forem cometidos segundo o que pensou e decidiu do que todos os acertos, se eles forem meus, não seus.
Se o criador o tivesse querido juntar a mim não teríamos talvez dois corpos ou duas cabeças também distintas.
Os meus conselhos devem servir para que você se lhes oponha. É possível que depois da oposição venha a pensar o mesmo que eu;

mas nessa altura já o pensamento lhe pertence. São meus discípulos, se alguns tenho, os que estão contra mim;

porque esses guardaram no fundo da alma a força que verdadeiramente me anima e que mais desejaria transmitir-lhes: a de se não conformarem."

Beijinhos

 
Às 19 fevereiro, 2006 16:55 , Blogger Lord of Erewhon disse...

Para me repetir... mais vale repetir-me!

Desculpem lá... eu conheci pessoalmente o «velhote de quem se fala» (cena gótico-tétrica!!)... e posso confidenciar-vos q parte da sua genialidade já lhe vinha da demência dos idosos!
Mas, de facto, foi um grande senhor... antes do final gágá e patético para consumo de um País atrasado!... mas nessa altura era jovem... e ninguém em Portugal falava dele!!
Nunca me esquecerei... do Governo ridículo q, pouco antes da sua morte, concedeu - como num acto de misericórdia iluminada! - a pensão a q Agostinho da Silva SEMPRE TEVE DIREITO!!!
Fodem a vida às pessoas inteligentes e corajosas, fazem-nas cavar do País e dp cantam-lhes hinos funéreos!
ORA VÃO PARA O CARALHO!!
GENTE DE MERDA!!!
REPÚBLICA DAS BANANAS DE MERDA!!!!

In: http://www.blogger.com/comment.g?blogID=6211865&postID=114005809320112065&isPopup=true
Blog: http://gotikka.blogspot.com/

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial