quinta-feira, agosto 27

A grande aproximação

“Todos os anos, nesta altura do ano, surge na internet a notícia de que Marte estará muito próximo da Terra. Segundo a notícia, a grande aproximação aconteceria no dia 27 de Agosto, e nessa ocasião, Marte ficaria com o mesmo tamanho angular da Lua, podendo ver-se "duas luas" no céu. Esta noticia não tem qualquer fundamento!

Este boato, recorrente, tem surgido nos últimos seis anos porque Marte esteve realmente muito próximo da Terra em 27 de Agosto de 2003. Nesse dia o planeta vermelho esteve "apenas" a 55,76 milhões de quilómetros da Terra, a menor distância entre os dois planetas dos últimos 60 mil anos.
Mas mesmo nessa ocasião, Marte esteve muito longe de se comparar em tamanho aparente ao nosso satélite natural, que mantinha um diâmetro aparente 72 vezes maior do que o de Marte.

O fenómeno de maior proximidade entre a Terra e Marte não se repete anualmente, as melhores fases de observação de Marte têm um período próprio que depende dos períodos de translação de Marte e da Terra em redor do Sol. Esse período é conhecido como “período sinódico”, e, para o caso de Marte, vale 780 dias, aproximadamente. A próxima vez em que o planeta vermelho e a Terra se encontram próximos ocorrerá só no dia 27 de Janeiro de 2010. Nessa dia a distância entre os dois planetas será de 99 milhões e 330 mil quilómetros: mais distante que o fenómeno ocorrido em 2003. Nessa ocasião, o tamanho aparente de Marte será, como sempre, muito menor que o da Lua. Nunca se poderá ver Marte do tamanho da Lua!”

(OAL - Centro de Astronomia e Astrofísica da UL - FCUL)

3 Comentários:

Às 29 agosto, 2009 00:25 , Blogger antonio - o implume disse...

Também ouvi esse boato, mas fui dormir...

 
Às 29 agosto, 2009 16:21 , Blogger Peter disse...

António

Fizeste bem.

A propósito do teu post, não são só os chefes, anda muita gente por aqui que "tudo sabe, raramente tem dúvidas e nunca se engana".

 
Às 29 agosto, 2009 21:59 , Blogger heretico disse...

abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial