sexta-feira, agosto 21

Horizonte cosmológico

Após meio século de progresso, a Cosmologia “marca passo”. Com efeito, a observação astronómica, desenvolvida nos últimos 400 anos pelo progresso tecnológico, é vítima do seu sucesso e atingiu um limite do conhecimento que é um limite absoluto imposto pela sua própria natureza. Porquê?

Por uma razão simples: o nosso conhecimento do universo está limitado pela velocidade a que a informação circula no espaço. Como a luz é emitida pelos corpos celestes, e se desloca “apenas” à velocidade de 300.000 km/s, esta constitui um limite absoluto. Ora, segundo a teoria do BB, o nosso universo apareceu há cerca de 13,7 mil milhões de anos-luz.
Quanto mais longe o astrónomo observa o espaço, mais longe ele observa no tempo. Uma galáxia distante de 12 mil milhões de anos-luz é observada tal como ela era há 12 mil milhões de anos. Mas então, quando se observa a uma distância de 13,7 mil milhões de anos-luz será que poderemos ver o Big Bang?

Não, porque este está oculto por um autêntico e opaco “nevoeiro de luz”, a radiação de fundo, que corresponde ao estado quente, denso e homogéneo do Universo, tal como este existia imediatamente após o BB, isto é, antes que as estrelas e galáxias se formassem.
Este nevoeiro, chamado “horizonte cosmológico” é impenetrável. É o limite da observação e, infelizmente, nunca será atingido, nenhum telescópio alcançará mais longe. Estamos condenados a ver cada vez mais nitidamente os fenómenos, a dissecá-los, mas permaneceremos eternamente diante deste muro luminoso que rodeia a esfera celeste.
Segundo a relatividade geral, a Terra está no centro duma esfera aparente medindo 26 mil milhões de anos-luz e limitada pela radiação cosmológica de fundo. Quando os cosmólogos se referem ao Universo, é a esta esfera aparente que se referem.
Uma esfera equivalente seria centrada em Marte se nós ali vivêssemos.

Só modelos teóricos podem dar-nos ideias sobre como será o Universo para além desses 10^26m mas infelizmente as respostas dadas pelos cosmólogos desde o início do sec XXI são demasiado frustrantes.

3 Comentários:

Às 22 agosto, 2009 19:50 , Blogger vbm disse...

Se nós só percepcionamos 'coisas' que já foram - e, como tal, não estão a ser -, que mundo é este em que nada é, porque já não é!?

 
Às 22 agosto, 2009 23:21 , Blogger Peter disse...

Perguntas bem.

 
Às 24 agosto, 2009 06:38 , Blogger ocean disse...

Taiwan's flooding caused by the disaster, let us love to play together to help those in need of help, and now you need to do is click on any one keyword for each link will be sponsored by the NT one dollar, let us work together to create world peace ~ thank you!

台灣這次受到洪水侵襲造成巨大災難,讓我們發揮愛心一起幫助這些需要幫助的人,現在你只要每點擊任何一個關鍵字連結,將會得到新台幣一元的贊助,讓我們一起共同創造世界和平~感謝您!

旅遊 法拍屋 外籍新娘
婦產科 大陸新娘 整形
納豆 瑜珈教室 服飾
彌月蛋糕 汽車旅館MOTEL
清潔公司 法拍屋 看護
隔熱紙 seo 網路行銷
整形外科 看護 整形
室內設計 系統傢俱
柴犬 哈士奇 看護中心
防爆工具 瑜珈 機票
台中住宿 網頁設計

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial