Ignorância e irresponsabilidade
O jornal Correio da Manhã do dia 09 de Maio publicava sob o título: “Dinamite ilegal destrói sete casas”. Em sub-título acrescentava: “o rebentamento de 20 quilos de explosivo projectou o pesado e uma máquina de furar pedra para fora da estrada. O motorista ficou ferido.”
O artigo era assinado por Luís Oliveira:
“O transporte ilegal de 20 quilos de dinamite pode estar na origem da explosão que ontem danificou sete casas …)”
A dinamite foi inventada no século XIX por Alfred Nobel que a patenteou como “pó de segurança para explodir.” Este cientista adquiriu com essa patente uma grande fortuna, base do Prémio Nobel.
Antes da dinamite, usava-se a nitroglicerina como explosivo, porém as explosões acidentais eram um obstáculo demasiadamente grande para o seu uso. A nitroglicerina é um líquido altamente sensível a qualquer movimentação, portanto detonando com muita facilidade na sua produção, transporte e manuseio.
Para fazer a dinamite, precisa-se apenas da nitroglicerina e também de areia (sílica). Deve-se misturá-la até que a nitroglicerina e a areia formem uma espécie de "lama". Depois disso, basta apenas colocá-la num tubo lacrado de um lado e do outro com um orifício onde se insere o detonador, este sim, altamente sensível e que se faz detonar electricamente, ou por intermédio dum rastilho pirotécnico. É a detonação deste que faz explodir a dinamite. Sem ele a dinamite é completamente inofensiva. Por isso, só depois de colocados os paus de dinamite é que se inserem os detonadores e se ligam os fios eléctricos, ou o rastilho que se estendem até um local afastado e protegido, a partir do qual se acciona o dispositivo eléctrico, ou se acende o rastilho.
Portanto, não há “dinamite ilegal”. Houve sim negligência, como disse a GNR : o explosivo “estava a ser transportado de forma ilegal”, uma vez que “os detonadores e a carga explosiva não podem ser transportados no mesmo ambiente.”
Espantosa a afirmação de um dos sócios da empresa, que garante o contrário e diz que pode “transportar até 20 quilos de dinamite”.
O PROBLEMA NÃO ESTÁ NA QUANTIDADE DE DINAMITE TRANSPORTADA, MAS SIM EM FAZÊ-LO JUNTAMENTE COM OS SENSÍVEIS DETONADORES.
8 Comentários:
Estou fazendo uma campanha de doações para meu projeto da minibiblioteca comunitária e outras atividades para crianças e adolescentes da minha comunidade carente aqui no Rio de Janeiro,preciso da ajuda de todas as pessoas de bom coração,pode doar de 5,00 a 20,00. Doações no Banco do Brasil agencia 3082-1 conta 9.799-3 Que DEUS abençõe todos nos. Meu e-mail asilvareis10@gmail.com
Oh!!! Outra vez e aqui também.
Ganda lata!
Desculpa Peter, mas também já me tentaram "comer as papas na cabeça"!
Que tal um cadinho de dinamite?
Eu volto...
Um abraço
Meg
Mas o pior é que estou a receber e-mails de pessoas conhecidas, que são falsos. São apenas tentativas de me infectarem com virus:
"Message from Marta :
Enjoy your gift,
Shtyle.fm
Share ringtones, songs, documents with your Shtyle.fm friends. 100MB of online storage space with your account."
Apaguei-o imediatamente sem o abrir.
Já antes tinham feito outra tentativa de outro endereço conhecido.
Tem cuidado!
Calma, este é o momento em que devemos todos contribuir para a recuperação da economia nacional e não andar por aí só a criticar e a dizer mal... desculpa, mas acabei de ouvir o Sócrates!
Peter
É a campanha negra, Peter, é a campanha negra. E tudo para denegrir a imagem do nosso primeirissímo. Uma imagem pura, insuspeita e duma seriedade absoluta.
Então tem algum mal transportar o dinamite com os pauzinhos?
Abraço
SILÊNCIO CULPADO
Como é que uma empresa, possivelmente uma pedreira, transporta dinamite misturada com detonadores?
Quando rebentou o escândalo Casa Pia era a "cabala", agora é a "campanha negra". Tudo "faz que anda, mas não anda".
se fosse um transporte feito por patins de 5 rodas, não haveria problema de certeza!!!
Abraços da sté
sté
Há muita gente a precisar de um par de patins...
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial