segunda-feira, fevereiro 23

Domani


"Morre lentamente quem não viaja, quem não lê, quem não ouve música, quem destrói o seu amor-próprio, quem não se deixa ajudar.
Morre lentamente quem se transforma escravo do hábito, repetindo todos os dias o mesmo trajecto, quem não muda as marcas no supermercado, não arrisca vestir uma cor nova, não conversa com quem não conhece.
Morre lentamente quem evita uma paixão, quem prefere o "preto no branco" e os "pontos nos is" a um turbilhão de emoções indomáveis, justamente as que resgatam o brilho nos olhos, sorrisos, corações aos tropeções, sentimentos.
Morre lentamente quem não vira a mesa quando está infeliz no trabalho, quem não arrisca o certo pelo incerto para ir atrás de um sonho, quem não se permite, uma vez na vida, fugir dos conselhos sensatos.
Morre lentamente quem passa os dias queixando-se da má sorte ou da chuva incessante, desistindo de um projecto antes de iniciá-lo, não tentando um assunto que desconhece e não respondendo quando lhe indagam o que sabe.
Evitemos a morte em doses suaves, recordando sempre que estar vivo exige um esforço muito maior do que o simples acto de respirar.
Estejamos vivos, então!" (Pablo Neruda)

Estar vivo é gozar o momento presente. Hoje foi o dia melhor da minha vida, porque estou vivo, porque tenho saúde e porque não vivo mergulhado no passado. Passado é passado.
Fiz coisas tremendamente importantes: tomei banho num mar um bocado agitado, mas que eu gosto, porque gosto de cortar as ondas. Depois fui “trabalhar para o bronze”. Pouco tempo. Levantei-me, comi uma maçã à dentada e fui explorar as rochas distantes, fazer umas fotos. Talvez publique alguma no blog, se me apetecer. Isso sim, isso é que é verdadeiramente importante: «se me apetecer».
À tarde, enquanto esperava que a loja de “take away” abrisse, estive no meu carro ouvindo uma colectânea dos “Beatles”. Música pré-histórica? Será. Mas gosto especialmente do “yesterday” e da “Lucy in the Sky with Diamonds.
Foi bom, não foi?

“Je ne regrette rien”

E amanhã? Será bom se acordar. É a melhor coisa que me poderá acontecer e tudo o que vier será bom.
“Domani è un altro giorno”

(Foto Peter. Estou no Algarve, mas sossegado, não gosto do Carnaval, tenho horror às multidões)

15 Comentários:

Às 23 fevereiro, 2009 21:54 , Blogger antonio ganhão disse...

Traz contigo um pouco desse Algarve...

 
Às 23 fevereiro, 2009 21:55 , Blogger Carol disse...

Adoro ler Pablo de Neruda!
Descansa bem! Eu, se pudesse, também fugia para um sítio bem calmo.

 
Às 23 fevereiro, 2009 22:09 , Blogger Papoila disse...

Querido Peter:
Pudesse eu ter feito ponte! Descansa! Foi mesmo muito bom e Lucy in the Sky with Diamonds também uma das minhas preferidas.
Quem dera que te apeteça apresentar umas fotos... esse mar! Esse mar!
Beijos

 
Às 23 fevereiro, 2009 22:13 , Blogger vbm disse...

Tomar banho no mar!?

Mesmo no Algarve,
é uma acto de bravura!
Água gelada, brrgh.

Desde que experimentei
mar tropical, só raro
o Algarve se assemelha.

Não consigo ir além de molhar os pés!

Bom Carnaval Calmo!

:)

 
Às 23 fevereiro, 2009 22:52 , Anonymous Anónimo disse...

Quem me dera estar amanhã, pela manhã, na ilha ... de Tavira ou na Deserta ... a ver nascer o Sol!

Quanto à banda sonora, "Strawberry fields forever", "Eleanor Rigby", "Norwegian woods", entre outros, também não se desaconselham!

 
Às 24 fevereiro, 2009 01:14 , Blogger Peter disse...

Ferreira Pinto

Amanhã (hoje) depois dum banho de mar na Meia Praia (Lagos) estarei no meu apoio de praia favorito a comer umas lulas grelhadas, enquanto a multidão se comprime em Loulé.Deixei um comentário no "notas soltas" sobre uma pequena reportagen do carnaval em Podence (Trás os Montes) que acabei de ver na SIC Notícias.

Agradeço a indicação de CDs, pois normalmente compro de acordo com os "10 mais". Desses que indicas, tenho "Strawberry fields forever".

Abraço

 
Às 24 fevereiro, 2009 01:22 , Blogger Peter disse...

Antonio - o implume

Estive no teu blogue. Escreves maravilhosamente, mas apenas percebi o romance entre Bill e Melinda. Tenho sempre que andar a identificar os figurantes.

Levo um bocado de areia da Meia Praia (Lagos) que a "patroa" me pediu.

Abraço

 
Às 24 fevereiro, 2009 01:29 , Blogger Peter disse...

Olá Carol

Nem tudo é mau na idade. Há é que aproveitar bem o tempo que começa a faltar.
Olha, este ano voltei a frequentar o gimnásio, 2 vezes/semana e sinto-me óptimo.

 
Às 24 fevereiro, 2009 01:36 , Blogger Peter disse...

Papoila

Quando vim para baixo, fiz a viagem a ouvir o CD do filme Mama Mia que adorei. Já o vi no cinema e em casa no DVD.
No Domingo o mar tinha ondulação, que eu gosto, mas hoje (2ªF) era um "espelho".

Também já trabalhei, agora tenho de procurar aproveitar bem o tempo.

Abraço amigo

 
Às 24 fevereiro, 2009 01:38 , Blogger Peter disse...

Vasco

Acredita: a água está menos fria do que o ano passado em Agosto.

Abraço amigo

 
Às 24 fevereiro, 2009 12:47 , Blogger Kruzes Kanhoto disse...

Já a minha avó dizia o mesmo...e viveu até aos cem anos!

 
Às 24 fevereiro, 2009 15:43 , Anonymous Anónimo disse...

Que bom
deixar um pé elevar-se de cada vez e pousar devagar, sem ter nada pelo que correr...
sentir apenas sentir
o sol, a água, o vento, o cheiro do mar, ...
carregando no peito a certeza de que...
"Domani è un altro giorno"

Abraço

 
Às 24 fevereiro, 2009 19:44 , Blogger Compadre Alentejano disse...

Espero que tenhas gostado do Algarve. Não do ALLGARVE, como este governo tem querido passar a mensagem.
Não aconselho o Carnaval a ninguém! Seja o de Loulé ou qualquer outro. É brasileiradas a mais...
Um abraço
Compadre Alentejano

 
Às 24 fevereiro, 2009 22:43 , Blogger Manuel Veiga disse...

uma dentadinha na maça, confesso. gosto...

gostei muito.

abraços

 
Às 25 fevereiro, 2009 23:12 , Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Peter

Sempre recusei esse morrer lentamente e Neruda é o meu ídolo.
Olha tu também és o meu herói a descansar em terras algarvias.
O Algarve e o mar fizeram os meus princípios. Aproveita bem.

Abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial