O mistério da Catedral de Salamanca
Durante o restauro da Porta de Ramos da Catedral Nova de Salamanca realizado em 1992, foram integrados motivos contemporâneos e modernos, entre os quais uma figura esculpida de um astronauta.
A inserção deste motivo deve-se à tradição dos antigos restauradores e construtores de catedrais que consistia em utilizar um motivo contemporâneo, dissimulado entre os motivos mais antigos, com o intuito de assinar as suas obras.
A inserção deste motivo deve-se à tradição dos antigos restauradores e construtores de catedrais que consistia em utilizar um motivo contemporâneo, dissimulado entre os motivos mais antigos, com o intuito de assinar as suas obras.
O responsável pelo restauro, Jerónimo Garcia, escolheu um astronauta como símbolo do século XX.
11 Comentários:
hmmm.. interessante
Lucia
Já acordada?
É uma pequena história, cujos fundamentos eu desconhecia e que achei interessantes.
P.S. Que tal passaste o dia de anos?
Para mim tem um sentido que é dizer, simbolizar, que Deus não foi, nem será, Deus é, ou seja, está em todos os momentos da humanidade.
Abraço
Giro! :))
querido Peter,
ainda festejo o dia de anos. Pelos vistos até Domingo:)
so esta manhã fui beber uma garrafa de champanhe de reserva, bruto, numa esplanada com a chuva a cair.
surpresa de um amigo:)
beijo
Não sabia...
Não deixa de ser interessante, porque é uma forma de revitalizar a cultura, a tradição...
Ás vezes, perdida por aí????
Até já
Beijos e abraços
Marta
Muitas vezes associa-se a arte/escultura sacra a um passado muito longínquo,logo torna-se um pouco estranho, numa primeira análise, a inclusão de um astronauta. Mas se pensarmos bem, de facto faz sentido marcar grandes feitos(por que não?) numa catedral. Convida-nos a olhar não só para o passado, mas também para o futuro espacial ainda por explorar .
Peço desculpa pela repetição do meu comentário...deveu-se a problemas técnicos de publicação.
Obrigada
vbm
Estou sempre a apender.
Marta
Tens toda a razão. Olha que não me tinha lembrado desse aspecto que focas:
"é uma forma de revitalizar a cultura, a tradição...
Ás vezes, perdida por aí????"
Bj
susitour
As esculturas nos pórticos das catedrais eram pintadas de cores vivas e constituiam uma forma da Igreja ensinar o Evangelho ao Povo. Levavam dezenas de anos a contrui-las e as gerações de canteiros e escultores, sucediam-se dentro da mesma família, pois por tradiçao e necessidade, os filhos seguiam a profissão do pai.
É portanto perfeitamente natural que desejassem como que assinar o seu trabalho, deixando uma marca familiar nas belíssimas Catedrais, que são dos mais belos monumentos que chegaram até aos nossos dias.
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