terça-feira, outubro 30

S.O.S. Miséria

«A cada dia que passa morrem de pobreza extrema, 50.000 pessoas em todo o mundo. O fosso entre ricos e pobres não pára de aumentar.
Sabia que os 500 mais ricos do mundo, – repare: apenas 500 – consomem recursos equivalentes a 416 milhões dos mais pobres?

Não podemos ficar indiferentes a tão desumana distribuição de riqueza. Não podemos ficar indiferentes quando há 1.800 milhões de seres humanos que aguardam a nossa luta para que tenham o mínimo indispensável para sobreviver.
Vivemos num mundo profundamente injusto em que a pobreza e a desigualdade crescentes não têm qualquer fundamento. Somos a primeira geração que tem tecnologias capazes de garantir, a todos os recursos necessários. Porém, toda esta riqueza criada, não tem sido usada para garantir os direitos humanos, nem para melhorar as condições de vida em todas as regiões do mundo. Uma riqueza que não chega a todas as pessoas, seja qual for a sua condição, género, raça ou cultura. Uma riqueza que, à medida que aumenta, traz consigo maiores desigualdades e injustiças. E tudo porque não há vontade política por parte dos Estados.

Segundo dados da Global Call Against Poverty – designação internacional da campanha Pobreza Zero - a manter-se este estado de coisas, cerca de 45 milhões de crianças morrerão; 247 milhões de pessoas da Àfrica subsariana terão de viver com menos de 1 dólar por dia e, mais de 100 milhões de meninos e meninas, continuarão sem ir à escola.

Chegou, pois, a hora dos discursos se transformarem em soluções práticas. Não podemos ficar indiferentes ou ignorar esta pobreza irreversível que não pára de alastrar e nos envergonha e diminui como seres humanos. S.O.S. MISÉRIA pretende ser o rosto da nossa luta e da nossa indignação. Junta-te a nós!»

Publicado por S.O.S. M I S É R I A http://s-o-s-miseria.blogspot.com/ - Texto de "Silêncio Culpado" http://silencioculpado.blogspot.com/

(Estão nos n/links)

10 Comentários:

Às 30 outubro, 2007 08:52 , Blogger Tiago R Cardoso disse...

excelente iniciativa.

 
Às 30 outubro, 2007 10:17 , Blogger quintarantino disse...

Juntos. Unidos.

 
Às 30 outubro, 2007 18:57 , Blogger Silvia Madureira disse...

Amiga:

Se se quer informar melhor pode pedir o estatuto deste projecto à Alda. O endereço de email pelo qual deverá comunicar é s.o.s.miseria@hotmail.com

beijos e espero que tenha ajudado
uma das fundadoras

 
Às 30 outubro, 2007 19:34 , Blogger Peter disse...

"bluegift"

O n/blog é um dos 44 blogs fundadores deste Projecto. A finalidade é o combate à miséria.
Visita o blog da Alda Inácio, que consta dos n/links sob essa referência (é logo o primeiro) e aí, como te diz a "Silvia Madureira", poderás ser esclarecida.

Contamos contigo!
Poderás colher mais informações e estar actualizada, consultando o blog "Silêncio Culpado", que também consta dos n/links.

Depois da iniciativa lançada, houve diversos contactos, inclusive sobre o título a dar ao blog. Saiu o "S.O.S. Miséria". Será nele que pessoas de todo o mundo irão publicar os seus artigos, poemas, fotos, vídeos, no sentido de mobilizarem mais pessoas para o combate ao flagelo.

O "Conversas", disponibilizou-se para publicar em artigo, o primeiro publicado no "S.O.S.", bem como colocar nos links os endereços relacionados com a iniciativa, o que fizemos.

Contamos contigo!

 
Às 30 outubro, 2007 19:59 , Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Amigo, que excelente iniciativa. Porém neste projecto todos somos igualmente importantes e tu és muito importante porque acreditas na dignidade humana. Eu gostaria que este projecto fosse um grande projecto que alerte para as injustiças e para o capitalismo selvagem que está a varrer o mundo semeando a miséria e a extrema desigualdade. Eu estarei sempre contigo para que sejamos uma força e para que possamos lutar por um mundo melhor.

 
Às 03 novembro, 2007 09:53 , Blogger António disse...

Está tudo muito bem!
(ou muito mal)
Mas eu pergunto sempre que sou confrontado com questões como esta, ou a guerra, ou a intolerância racial ou religiosa, ou a violência doméstica, ou...ou...:
- Mas que é que querem que eu faça?
(não me peçam para denunciar o que está mais do que denunciado)

Abraço

 
Às 03 novembro, 2007 16:55 , Blogger Peter disse...

António

Deves dirigir-te, para seres esclarecido, aos endereços indicados no "post". Dar-te-ão todos os esclarecimentos.

Eu apenas aderi à ideia, que é a de constituir uma ONG.

 
Às 04 novembro, 2007 12:47 , Blogger NÓMADA disse...

Segura a minha mão. Sei qu epodemos ser solidários nesta luta sem tréguas.

 
Às 04 novembro, 2007 12:49 , Blogger SEMPRE disse...

E assim vamos encontrado pessoas que pensam como nós e sendo uma força.
Que bom conhecer-te. Passarei a ser tua visiat assídua.

 
Às 05 novembro, 2007 19:29 , Blogger Peter disse...

"nómada" e "ninho de cuco"

Todos não somos demais. Já as coloquei nos links.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial