quinta-feira, maio 31

Blue Moon

Às 09.04 PM de hoje, 31 de Maio, a Lua Cheia para os americanos será uma “Blue Moon”. Em 1946, a revista “Sky & Telescope” publicou um artigo intitulado “Once in a Blue Moon”, no qual opinava que a segunda Lua Cheia num mês, deveria ser chamada “Blue Moon”.

Blue moon

Blue moon, you saw me standing alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own
Blue moon, you know just what I was there for
You heard me saying a prayer for
Someone I really do care for

And then suddenly appeared before me
The only one my arms could ever hold
I heard somebody whisper please adore me
But when I looked that moon had turned to gold

Blue moon, now I'm no longer alone
Without a dream in my heart
Without a love of my own
Without a love of my own

Na canção, Blue Moon é um símbolo de solidão que os enamorados transformam em Lua Dourada.

Lua Azul, você me viu na maior solidão
Sem um sonho no coração
Sem um amor pra ser a minha paixão
Lua Azul, você sabe bem porque eu estava ali
Você me ouviu pedindo aos céus
Por alguém por quem eu sentisse algo

E do nada, apareceu na minha frente
A única que meus braços poderiam querer abraçar
Eu ouvi alguém sussurrar “por favor, me ame”
Mas quando procurei só vi que a Lua Azul tinha ficado Dourada

Lua Azul, agora não estou mais sozinho
Sem um sonho no coração
Sem um amor pra ser a minha paixão
Sem um amor pra ser a minha paixão

(tradução brasileira)



Mas, como pode ver-se na foto acima, tirada em Outubro de 2003 sobre Watauga (Texas), por Tom King, a Lua pode tornar-se genuinamente azul. A causa poderá ser a existência no ar de pequenas gotas de água de cerca de 1 micron de diâmetro, cristais de gelo, finos grãos de areia, cinzas vulcânicas ou provenientes de fogos florestais, as quais afastam o vermelho e o verde da luz branca.

Deste modo, a luz branca da Lua, passando através desse ar poluído, torna-se azul.

Etiquetas:

11 Comentários:

Às 31 maio, 2007 01:31 , Blogger Peter disse...

"Carreira", porque não? Dei uma vista de olhos ao seu blog e verifiquei ser o género de blogues que aprecio, por isso já o coloquei nos n/links.
Está em "Cegueira lusa"

 
Às 31 maio, 2007 03:13 , Anonymous Anónimo disse...

a lua cheia é tão linda, acho que me traz uma paz de alma, quando me sento à beira mar, a olhar as estrelas e a lua:)

Bonnita esta foto
beijo meu

Lucia*

 
Às 31 maio, 2007 10:13 , Blogger Ant disse...

Ó meu amigo, ne fales em lua cheia. Como caranguejo que sou, olha... uivo... aaaaaaaauuuuuuuuuu
abraço

 
Às 31 maio, 2007 15:08 , Anonymous Anónimo disse...

Aproveito a Lua cheia para atacar os thugs.
SANDOKAN

 
Às 31 maio, 2007 15:14 , Blogger António disse...

Olá, Peter!
Lua azul!
Penso que não tem conotações futebolísticas porque ainda não foi feito nenhum estádio na Lua.
Mas poderá estar para breve, não?

Abraço

 
Às 31 maio, 2007 19:00 , Blogger Crazy Papoila disse...

Peter que magnífica foto!
Lua Azul... ai Lua Cheia...
LUA
Que mistérios te dominam,
rainha da noite
ocultas-te atrás desse véu
escondes a tua beleza…
Princesa da chuva
terna menina ladina
esboçada em nuvens
de açúcar…
Reflexo prodigioso
na imensidão do oceano
prolongada no infinito...
Amante crepuscular
de amanheceres eternos.
Rainha… princesa…
sonho de marinheiros
náufragos que se perdem
na tua luz...

Beijo

 
Às 31 maio, 2007 19:07 , Blogger Papoila disse...

Essa aí de cima sou eu em noites de Lua Cheia...
Beijo

 
Às 31 maio, 2007 19:36 , Blogger Peter disse...

António, ainda se fosse "Lua Verde" ...

Mas repara, eu pessoalmente fiquei a saber o porquê do título "Blue Moon", dado a uma canção, velha como eu, mas de que sempre gostei. E mais: o porquê da Lua ter sido fotografada de côr azul.

Pormenores...

 
Às 31 maio, 2007 19:39 , Blogger Peter disse...

SANDOKAN, talvez fosse melhor o caro "anónimo" procurar transformá-la numa Lua Dourada ...

 
Às 31 maio, 2007 19:45 , Blogger Peter disse...

"papoila", como eu invejo a tua capacidade e inspiração para vercejar, mesmo sem serem precisas noites de Lua Cheia ...

Obrigado pela tua assiduidade.

Um beijo amigo,
Fernando

 
Às 09 junho, 2007 21:43 , Blogger Afronauta disse...

Quando fechams os olhos a lua tem a cor que queremos e precisamos. Fechei os meus e...nem sei que nome dar à que vi!...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial