segunda-feira, maio 21

Princípio da Equivalência e Teoria das Cordas


No folclore da física, nenhuma história é melhor conhecida do que a de Galileo deixando cair esferas do alto da torre inclinada de Pisa, para provar que a gravidade acelera igualmente todos os objectos, independentemente da sua massa ou composição. É o chamado "princípio da equivalência," e é uma pedra angular da física moderna.
Mas Galileo estava correcto?
Violações incrivelmente pequenas do ”princípio da equivalência” podem de facto existir, fornecendo um teste para a “teoria das cordas” e apontando o caminho para a tão desejada teoria do todo (Theory of Everything). (NASA Science News for May 18, 2007 )

Sendo uma das teorias mais ambiciosas que alguma vez foram propostas, a “teoria das cordas” é a chave para a teoria do campo unificado (Theory of Everything), que “fugiu” a Einstein por mais de trinta anos.
Agora a ciência tenta superar a divergência de quase cem anos entre as leis do “muito grande” (a relatividade geral) e as leis do “muito pequeno” (a mecânica quântica).

A “teoria das cordas “ procura juntar habilmente estes dois pilares da física moderna de uma forma única e harmoniosa, ao proclamar que todas as maravilhas que ocorrem no universo surgem das vibrações de uma simples entidade:

- “curvas de energia” microscópicas (“cordas”), inscritas profundamente no coração da matéria.

Etiquetas:

6 Comentários:

Às 21 maio, 2007 10:53 , Blogger Papoila disse...

Querido Peter.
Essas curvas de energia microscópicas essas "cordas" serão a prova da existência da alma? A vibração profundamente inscrita na matéria a justificação dos sentimentos, emoções e crenças?
Gostei muito.

 
Às 21 maio, 2007 12:18 , Blogger Peter disse...

"papoila" era uma ideia interessante, mas religião e ciência são "mundos" à parte, embora eu pense que a Física, com os seus últimos desenvolvimentos, se tem vindo a aproximar das religiões e filosofias orientais.

Um pequeno e muito rudimentar esclarecimento:
TEORIA DO TODO - Teoria física que tenta descrever as quatro forças fundamentais da Natureza (electromagnética, nucleares forte e fraca e gravitacional) como manifestações diferentes de uma única e mesma força.
TEORIA DAS SUPERCORDAS - Teoria que diz que as partículas elementares da matéria não são "pontos", mas vibrações de extremidades de "cordas" infinitamente pequenas 10^-33 centímetros.

 
Às 21 maio, 2007 13:37 , Blogger augustoM disse...

Já a filosofia antiga nos dizia que tudo não passa de uma ilusão provocada pela vibração.
Um abraço. Augusto

 
Às 21 maio, 2007 15:01 , Blogger António disse...

Olá!
Confesso que nunca tinha ouvido falar da "teoria das cordas".

Um abraço

 
Às 21 maio, 2007 19:09 , Blogger Fragmentos Betty Martins disse...

Peter

Mais uns daqueles posts maravilhosos

Das "cordas" tudo o que sei foi o que li à bem pouco tempo por uma questão de querer entender melhor_______mas também não deu para ler muito________falta de tempo:))

"O estudo das chamadas teorias das cordas foi iniciado na década de sessenta e teve a participação de vários físicos para sua elaboração. Essas teorias se propõem a unificar toda a física e unir a Teoria da relatividade e a Teoria

Quântica numa única estrutura matemática. Embora não esteja totalmente consolidada, a teoria mostra sinais promissores de sua plausibilidade".

Beijinhos

BSemana

 
Às 25 maio, 2007 17:28 , Blogger Amita disse...

Este blog prima pela excelência e variedade dos temas abordados (o que não me surpreende).
O que lamento é a pouca disponibilidade de tempo para seguir-vos como merecem, as avarias contínuas no meu pc e, enfim, a saúde que nem sempre anda como queremos (frutos do tempo:)).
Sobre este interessante post e reforçando o que acima digo, permite-me salientar a "forma quase poética" com que o terminas, ora vê:

minúsculas vibram
na harmonia de um todo
as cordas no universo
profundamente inscritas
no coração da matéria;
e de uma simples entidade
criam-se, estendem-se e
aliam-se os pilares
da física moderna

É apenas uma brincadeirinha ou um miminho; não levem a mal esta "poeta" (????) de "trazer por casa" . :)
Um bjinho grande a todos e um lindo fim-de-semana

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial