A avaliação dos alunos (novas tendências )
Eu hoje até nem era para postar pois não pretendo de modo algum monopolizar o espaço do blog que também pertence ao ANT e à Bluegift. Mas atendendo ao artigo anterior, achei oportuno publicar esta sátira. recebida há meses e que possivelmente muitos conhecem, mas outros não. Claro que é exagerada e leva ao ridículo, mas não foge muito à realidade dos nossos dias.
Quanto aos companheiros de blog também não vão ficar a perder, pois vou ter de me ausentar de Lisboa e poderão assim dar vazão à sua criatividade.
Eis o texto:
“As coisas têm de mudar, dizem as novas correntes da Educação. A avaliação de uma questão matemática, altamente complexa, proposta ao aluno indefeso, deverá passar a ser feita em Portugal nos tempos que correm, do seguinte modo:
QUESTÃO PROPOSTA
6 + 7 = ?
A . EXERCÍCIO FEITO PELO ALUNO:
6 + 7 = 18
B . ANÁLISE:
A grafia do número seis está absolutamente correcta;
o mesmo se pode concluir quanto ao número sete ;
o sinal operacional + indica-nos, correctamente, que se trata de uma adição;
quanto ao resultado, verifica-se que o primeiro algarismo (1) está correctamente escrito - corresponde ao primeiro algarismo da soma pedida. O segundo algarismo pode muito bem ser entendido como um três escrito simetricamente - repare-se na simetria, considerando-se um eixo vertical! Assim, o aluno enriqueceu o exercício recorrendo a outros conhecimentos... a sua intenção era, portanto, boa.
C . AVALIAÇÃO:
Do conjunto de considerações tecidas nesta análise, podemos concluir que: a atitude do aluno foi positiva: ele tentou!
Os procedimentos estão correctamente encadeados: os elementos estão dispostos pela ordem precisa.
Nos conceitos, só se enganou (?) num dos seis elementos que formam o exercício, o que é perfeitamente negligenciável.
Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício...
Em consequência, podemos atribuir-lhe um...
..."EXCELENTE"...
...e afirmar que o aluno...
... "PROGRIDE ADEQUADAMENTE" (!!!)
(recebido por E-mail)
8 Comentários:
Peter looooool... não consigo parar de rir e este parágrafo é divino:
"Na verdade, o aluno acrescentou uma mais-valia ao exercício ao trazer para a proposta de resolução outros conceitos estudados - as simetrias... - realçando as conexões matemáticas que sempre coexistem em qualquer exercício..."
Beijo
"papoila", já não me lembro quem me enviou, mas acho esta "apreciação" notável e adequada ao tema abordado no artigo "o professor".
hehehe
já conhecia esta que de facto é muito boa.
Abraço.
Vais outra vez? Ó caraças...
Ant, não há problemas. Tenho mesmo de sair, mas não me demoro. Vou tentar enviar algo.
Se me saisse o Euromilhões comprava um PC portátil.
Não conhecia. Ora bem, pois, simetria...Nem mais...
Ora bem, estou um pouco bloqueado, mas sei que é verdade tudo isto, e mais, se o professor tiver o azar de ter de dar mais de 50% de negativas a uma turma, ele não progride na carreira, por isso eles vão aproveitar todas as letrinhas para poderem justificar um positivinha.
Ainda dizem que o nosso ensino está desajustado à realidade, não acredito, é que, aqui quem são os profs, são os alunos não concordam.
Um abraço.
...efectivamente o nosso ensino tende ...cada vez mais para o artístico e menos para o cientifico...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt
ESTOU "MORTA DE RISO"!!!
Realmente, com tais "avaliadores" como serao os "AVALIADOS"!????
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Obrigada Peter, por esta dose de boa disposicao!
Abraco!
Heloisa.
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