quinta-feira, junho 8

Vou de férias por uns dias

Pensei em escrever algo em jeito de despedida, mas a minha inspiração está meia adormecida e, como sabem, só escrevo prosa e mal.
Mas, pesquisando um pouco, descobri este poema de António Ramos Rosa:

“Há uma mulher que desenrola os seus cabelos nas sílabas
e perfuma-as com o odor da sua lenta vulva
Ela tanto pode ser uma fêmea da lua como uma rapariga solar
Nas suas ancas ondula um indolente outono e nos seus seios desponta a primavera.

Eu vejo-a e não a vejo na brancura da página
porque ela flutua vagamente na distância como uma lua no meio-dia
Mares bosques clareiras fontes em delicadas e delgadas linhas
fluem com o fulgor dessa mulher azul
As palavras caminham com o ritmo fresco dos seus pés descalços
sobre uma praia fulva de conchinhas brancas
O seu hálito doce embriaga as frases nuas
Ela é a presença ausente corpo de aragem viva
e a sua felicidade é tão vaga como vaga a sua longínqua imagem.”

Podem encontrar-me por aqui. A praia é pequena e facilmente identificável.




“Flores do rochedo diante do mar verde

com veias que me lembravam outros amores

ao brilharem na lenta queda de gotas,

flores do rochedo semblantes

que vieram quando ninguém falava e me falaram

que me deixaram tocá-las depois do silêncio

entre pinheiros loendros e plátanos.”

(Yorgos Seferis, in "Poemas Escolhidos", Relógio d'Água editores. Tradução de Joaquim Manuel Magalhães e Nikos Pratisinis.)

11 Comentários:

Às 08 junho, 2006 08:53 , Blogger Peter disse...

"blue"
Pois fica, mas tb lá vou. É mais "maneirinha".
Já falei com o António e ele disse que tb vai tomando conta da "loja".Eu vou deixando por aqui uns comentários e respondendo a outros, utilizando os cyber-cafés.

Já decidiste sobre a tua vida? Escolhe bem.

 
Às 08 junho, 2006 10:06 , Blogger Ant disse...

Pois é, e ainda bem que deixaste este texto hoje. Assim tenho mais algum tempo para deixar alguma coisa de jeito.
Boas férias Peter.
"Blue", andas a fazer escolhas difíceis? Bem escolhe a melhor.

 
Às 08 junho, 2006 11:43 , Blogger Marta Vinhais disse...

Olá, Peter - uns dias na praia??
Cuidado não te percas!
Goza bem e volta com força.
Um abraço
Marta

P.S.: Espero não me "espalhar" no exame. Estou a ficar nervosa e até começo a "bloquear".

 
Às 08 junho, 2006 17:16 , Blogger Manuela Neves disse...

BOAS FÉRIAS!...
Quando voltares vou eu.
Beijos

 
Às 08 junho, 2006 21:06 , Blogger Papoila disse...

BOAS FÉRIAS!
Poemas muito bonitos.
Essa praia é uma tentação com os dias que estão.
Beijo

 
Às 09 junho, 2006 02:52 , Anonymous Anónimo disse...

Peter esta é a praia do pinhão?
se não é, é muito parecida:)

é a minha praia favorita*

Boas férias:) Eu vou passar o verão a trabalhar à noite
e a dormir o dia todo ehehehe

beijitos*
lucia

 
Às 10 junho, 2006 01:42 , Blogger Heloisa B.P disse...

OPTIMAS FERIAS, PETER!
Verdadeiramente repousantes!
Um Abraco!
Heloisa.
**********

 
Às 10 junho, 2006 01:43 , Blogger Heloisa B.P disse...

*Bluegift*,
Beijinho e Bom Fim de Semana!
Heloisa.
***********

 
Às 11 junho, 2006 12:08 , Blogger Peter disse...

Não Lucia, nunca fui ao Pinhão, mas é lá perto.
A esta vou lá esporadicamente, para tirar umas fotos, ou beber qq coisa na esplanada.
Gosto dos grandes espaços e aqui se nos descuidamos, estamos a dar uma cotovelada no olho do vizinho/a do lado. LOL

 
Às 11 junho, 2006 16:00 , Blogger Menina Marota disse...

A poesia de Ramos Rosa... boa escolha.
Boas férias também.
Bj ;)

 
Às 12 junho, 2006 04:24 , Anonymous Anónimo disse...

Lool:P deve ser então a praia do Camilo:P
eu nem conheço bem a minha cidade:x

diverte te imenso Peter*
Lúcia

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial