sábado, janeiro 14

Não sei

Na 4ª F assisti na FCUL a um Colóquio sobre "A exploração do Espaço: Sonda NEW HORIZONS visita Plutão". Cheguei atrasado, felizmente. Não porque o Colóquio não se me perspectivasse bom, como foi. Começou às 15h e fomos corridos pelos funcionários da Fac às 20h, quando o Prof AMBaptista ainda ia lançado, no fulgor dos seus oitenta e tal anos. Falou de improviso, sem qualquer papel, projectando ocasionalmente uns transparentes para os quais quase nem olhava. Quem olhava para ele, embevecido e de boca aberta era eu. Aliás já tinha tido o prazer de o ter como Prof, quando fiz a Cadeira de Física Geral.

Intitulou a sua palestra de: "O Homem, a Ciência e o Universo", temas que me são caros e que eu já tenho abordado aqui muito superficialmente, de acordo com as minhas muito limitadas possibilidades.

Falou sobre o Big Bang, teoria inicialmente escarnecida, pois prevalecia então a Teoria do Universo Estacionário, defendida por um grupo de cientistas liderados por Fred Hoyle, que aliás lhe deu aquele nome depreciativo. Einstein também pensava que o Universo fosse estacionário, o que o levou a eliminar das suas equações a "constante cosmológica", facto que ele posteriormente viria a considerar ter sido o seu maior erro e o levou a reintroduzi-la novamente.

Há cerca de 3 ou 4 anos, o Hubble foi apontado para uma zona do espaço, onde não se via nada, onde não existia qualquer sinal. Mas havia. Havia galáxias a nascerem, era o Universo com 10% da sua idade e era o golpe mortal na Teoria Estacionária.

Perguntaram uma vez a St Agostinho " o que é que Deus estava a fazer antes de criar o Universo", ao que o Santo respondeu:

- "Estava a criar o Inferno para os que fizessem perguntas como essa".

.

3 Comentários:

Às 14 janeiro, 2006 17:04 , Blogger Peter disse...

"bluegift", sempre defendi aqui que o "nosso" universo nasceu (Big Bang) duma "singularidade" surgida no UNIVERSO eterno e infinito, conceitos que o meu cérebro não abrange.
Mas eu sou um "Zero absoluto". Talvez seja de rapar o cabelo e vestir uma toga côr de açafrão.
A questão do cálculo da massa total do Universo é simples. Já falei do assunto, se não foi aqui foi noutra "geração" anterior do blog.

Sabes o que me dana?

Ser capaz de "enconcrar" 5h de colóquio de cientistas e, quando andava a estudar, não ficar cá nada.

Bem comido e melhor bebido (malte 12 anos) estou aqui a desejar-te um óptimo 1/2 fds.

 
Às 14 janeiro, 2006 17:05 , Blogger Peter disse...

yatashi, és sempre bem-vinda,
Bj*

 
Às 14 janeiro, 2006 19:48 , Blogger Heloisa B.P disse...

O que foi uma Bela e INteligente resposta de ST AGOSTINHO!

Para SI*, fica meu Abraco e um Sorriso! por ora, abstenho-me de fazer "alguma pergunta idiota"!!!!!

_Fique BEM, Peter! e...um optimo fim de semana! desejo o mesmo a BLUEGIFT e Todos que AQUI ESCREVEM(NO BLOG OU NOS "COMENTARIOS"!)!

Heloisa.
**********

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial