quarta-feira, julho 20

Atlantis prepara regresso à Terra




A câmara que separa a Atlantis da Estação Espacial Internacional (EEI) foi fechada ontem, dando início aos preparativos para a última viagem de regresso do vaivém à Terra. A última viagem do Atlantis encerra também o programa vaivém da agência espacial norte-americana NASA.
Pouco antes, os quatro astronautas da Atlantis, três homens e uma mulher, tinham-se despedido dos seis colegas da EEI, trocando calorosos abraços. “Fechamos esta câmara e um capítulo da história da nossa nação”, disse um dos dois astronautas
norte-americanos da actual equipa permanente da EEI, de acordo com as imagens retransmitidas pelo canal de televisão da NASA.
A Atlantis transportou a bandeira norte-americana que se encontrava a bordo do primeiro voo espacial de um vaivém, o Columbia, a 12 de Abril de 1981. Esta bandeira foi amarrada à porta da EEI em que se encontra acoplada a Atlantis e ficará até à próxima visita de uma nave norte-americana, provavelmente construída pelo sector privado, em parceria com a NASA, e que não estará pronta a voar antes de 2015, na melhor das hipóteses. Lá como cá está tudo “teso”.
Essa mesma bandeira será colocada a bordo da próxima viagem tripulada norte-americana a viajar para lá da órbita terrestre, com um destino mais longínquo no sistema solar, um asteróide ou a órbita de Marte.

2 Comentários:

Às 22 julho, 2011 22:35 , Blogger Manuel Veiga disse...

abraço.
prazer em saber-te ... em força!

 
Às 23 julho, 2011 23:44 , Blogger Peter disse...

heretico

Obg por ter notícias tuas. Ando desiludido com o meu partido, com o estado económico e social do país,sentindo que os anos passam e que nada tenho a esperar do futuro. Com a saúde sem problemas de maior, dão-me menos idade, mas o pior é que os anos estão cá.

Já foste de férias? Abraço amigo.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial