sexta-feira, julho 8

O lançamento do Atlantis

O vaivém Atlantis foi hoje lançado para aquela que será a sua 135ª e última missão no espaço e marca o fim do programa de 30 anos de vaivéns espaciais da NASA. O Presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, já afirmou ter orgulho do programa de shuttles, mas sublinhou que é hora de a NASA olhar para a frente, com vista a concentrar-se na exploração de Marte e, possivelmente, enviar uma missão tripulada ao planeta. O programa espacial passou a ser considerado pelas autoridades norte-americanas como dispendioso e pouco prático.
A partir de agora, os astronautas norte-americanos dependerão da “boleia” dos antigos rivais russos, que os transportarão para a Estação Espacial Internacional a bordo dos Soyuz.
Quando o Atlantis regressar desta sua última viagem, o vaivém espacial passará a ser uma peça de museu, no Centro Espacial Kennedy, no Estado norte-americano da Flórida. Já os outros shuttles (Enterprise, Discovery e Endeavour) vão ser colocados em outros museus nos Estados Unidos.
O primeiro vaivém espacial, o Columbia, foi lançado a 12 de Abril de 1981. Entre os mais destacados feitos do programa estão o facto de ter colocado o telescópio Hubble em órbita, em 1990, e o envio, em 1998, do mais idoso astronauta, John Glenn, que participou da missão com 77 anos (já tinha sido o primeiro americano em órbita). O programa também foi marcado por uma tragédia: a explosão do Challenger, em 1986, matando os sete tripulantes.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial