quinta-feira, julho 22

Nuvem de cinzas pode ter gerado vida no mar


A nuvem de cinzas do vulcão islandês Eyjafjallajökull, que parou os aeroportos europeus em Abril e Maio, pode ter gerado mais vida no mar, noticiou hoje a BBC, citando uma investigação no Atlântico Norte.
Uma equipa de cientistas está a recolher informação para perceber de que forma a erupção vulcânica afectou a biologia marinha no Atlântico, ao ponto de provocar o florescimento de uma enorme quantidade de algas microscópicas. A um mês de terminar a segunda expedição na região, os investigadores detectaram “níveis elevados” de ferro nas amostras de sedimentos recolhidas do oceano.
“Verificámos alguns níveis elevados [de ferro dissolvido] entre 20 a 40 metros de profundidade.[Isso] pode ser resultado das cinzas vulcânicas, mas temos de verificar melhor, a uma escala maior”. Os investigadores pretendem certificar-se de que as partículas de ferro contidas na nuvem de cinzas vulcânicas entraram no mar e causaram o aparecimento de uma extensa mancha de minúsculos organismos, conhecidos como fitoplâncton, que têm a capacidade de fazer a fotossíntese (processam o dióxido de carbono e produzem oxigénio).

Para o efeito, estão a recolher amostras de ferro e de outros nutrientes, das águas e da atmosfera e a monitorizar o crescimento biológico no Atlântico Norte.
A confirmarem-se as suspeitas, o fitoplâncton no Atlântico Norte poderá estar “a processar mais dióxido de carbono do que a quantidade habitual num ano normal”. A equipa de cientistas promete divulgar “dentro de meses” os resultados da investigação. A expedição, que arrancou, numa primeira fase, na Primavera, insere-se num projecto ambiental mais vasto de investigação da eficácia do fitoplâncton na absorção e sequestro de dióxido de carbono em águas profundas.

3 Comentários:

Às 22 julho, 2010 10:08 , Blogger antonio ganhão disse...

Se gerasse vida inteligente e audaz no nosso parlamento seria muito bom...

 
Às 22 julho, 2010 19:31 , Blogger Peter disse...

Meu caro amigo, isso seria muito melhor.

Abraço

 
Às 23 julho, 2010 22:09 , Blogger vbm disse...

Muito interessante e, animador,
salvo a reiteração do pouco conhecimento
humano sobre toda esta interacção
no seio da biosfera... :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial