terça-feira, novembro 13

Sobre "direitos humanos"

« Vladimir Putin aceitou falar sobre direitos humanos. Afinal, ele é o Presidente de um país respeitável. Mas a União Europeia não se deu ao respeito. Primeiro, o líder russo exigiu um relatório com detalhes sobre a situação dos direitos humanos nos 27 Estados-membros (era curioso saber o que se escreveu nesse documento sobre Portugal). Depois, com um sorriso, sugeriu a criação de um instituto euro-russo "que promova e acompanhe as matérias de direitos humanos". Detalhe, mais tarde explicado por um assessor de Putin: o instituto não vai vigiar a Rússia, mas a UE.

Só a linguagem militar assusta a Rússia, ou seja, só os Estados Unidos assustam a Rússia. Quando os europeus levantam a voz, sobre os direitos humanos ou qualquer outra matéria, Putin limita-se a achar graça e a fazer graças. Só para não perdermos a noção das coisas: para ele, a União Europeia não vale nada, Portugal ainda menos e Sócrates menos ainda:»

(in Editorial do nº 183 da revista "Sábado" de 07 NOV 07)

10 Comentários:

Às 13 novembro, 2007 10:06 , Blogger Tiago R Cardoso disse...

Fico satisfeito de saber que ele tem o trabalho de gozar com a Europa.

Que tristeza.

 
Às 13 novembro, 2007 10:19 , Blogger Peter disse...

Tiago

Destaco: "o instituto não vai vigiar a Rússia, mas a UE", explicado por um assessor de Putin.

Onde está a vitória? Se calhar na última frase do texto ...

 
Às 13 novembro, 2007 14:23 , Blogger quintarantino disse...

anos e anos de falta de tomates, desculpem-me a expressão violenta, deram nisto. não somos capazes de enfrentar um tiranete qualquer de tão esmagados que estamos de politicamente correctos, individualismos, pacifismos e afins!
nem os inimigos sabemos vislumbrar e identificar.

 
Às 13 novembro, 2007 14:29 , Blogger Peter disse...

"quintarantino"

Tornámo-nos avestruzes ... até mesmo aqui nos blogs.

 
Às 13 novembro, 2007 22:43 , Blogger SEMPRE disse...

Pois temos que deixar de ser avestruzes. Eu não quero ser avestruz. Onde está o nosso orgulho lusitano?

 
Às 13 novembro, 2007 22:45 , Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Dali não se espera nada a não ser petróleo. Basta de abanar a cabeça. Basta de fazer de conta. Basta de subserviências. Há outros caminhos.

 
Às 13 novembro, 2007 23:23 , Blogger Peter disse...

"ninho de cuco"

O comportamento das avestruzes verifica-se em situações de perigo. Escondendo a acabeça na areia ela deixa de o ver e portanto pensa que ele não existe, logo não o teme.

 
Às 14 novembro, 2007 00:00 , Blogger Peter disse...

"silêncio culpado"

Parece que, afinal, Vladimir Putin foi o grande vencedor:
- Exigiu à UE um relatório com detalhes sobre a situação dos direitos humanos nos 27 Estados-membros.
- Sugeriu a criação de um instituto euro-russo "que promova e acompanhe as matérias de direitos humanos" mas que não irá vigiar a Rússia, mas sim a UE...

A "Guerra Fria" continua-se assim por um novo ciclo, com uns EUA enfraquecidos economicamente por uma crise que já nos está a afectar e uma Russia em recuperação, embora por novos caminhos. Mas são e sempre foram, duas potências imperialistas que só compreendem a linguagem militar.

A UE? Um mero espectador, "pedindo a todos os santinhos" para que a Russia não lhe feche a torneira do gás, do qual depende quase inteiramente.

 
Às 16 novembro, 2007 22:04 , Blogger António disse...

Também a União Soviética se fartou de rir da Europa conforme foi criando e fortalecendo o seu império e o poderio militar e económico...até que...PUF!!!
Quem ri por último é quem ri melhor!

Abraço

 
Às 05 dezembro, 2007 16:51 , Blogger SAM disse...

Caro colega bloguer,

O dia 10 de Dezembro é o Dia Internacional dedicado ao tema dos Direitos Humanos.

Depois de uma pequena procura no google, encontrei o seu blog e gostaria de lhe convidar a ser uma parte central desse empreendimento, para que todos possamos deixar a nossa marca nesse dia e, juntos, demonstrar a todos que somos Um mundo, Uma vida.

Acredito que cada um de nós, seres humanos conscientes, teremos as nossas preocupações, mais ou menos específicas, e, por isso mesmo, deveremos tentar, juntos, deixar uma marca.

Por isso, convido-lhe a ir a www.fenixadeternum.blogspot.com e ver como poderá participar dessa rede cujo que se mantém por uma única causa: a causa do Género Humano, a causa dos Direitos Humanos.

Obrigado,
Sam

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial