sexta-feira, novembro 9

Recortes de jornais 4

«Se há 2 milhões de pobres em Portugal, todos temos dois problemas: o problema da pobreza e o problema da consciência.
O maior responsável pela pobreza em Portugal é o Estado. O Estado consome, de modo insensível, metade da riqueza que produzimos.
O desperdício do Estado chegaria e sobraria para trazer o nosso nível de pobreza, pelo menos, para o nível europeu. (...)
Mas as culpas do Estado não evitam que tenhamos também um problema de consciência. (...)
Os empresários e gestores de recta consciência não podem ficar indiferentes ao indicador que os informa que parte dos pobres é gente com emprego. No fundo, parte dos salários que são pagos em Portugal mantêm o trabalhador na pobreza.»

(António Pinto Leite, "Pobreza e Consciência", in "Expresso" de 27 de Outubro de 2007)

24 Comentários:

Às 09 novembro, 2007 12:26 , Blogger Abrenúncio disse...

Temos dois problemas. Logo o primeiro é o facto de aos políticos que ocupam o poleiro não lhes afectar a consciência o facto de existirem 2 milhões (para mim são mais, embora alguns andem camuflados) de pobres.
O segundo tem a ver com a (in)consciência de todos nós que os colocamos periódicamente no lugar onde estão.
O Estado desbarata recursos e provoca pobreza?
Privatize-se o Estado e nacionalize-se a economia.
Gestores bons é o que não nos falta e estão aptos a funcionar nas duas modalidades...
Saudações do Marreta.

 
Às 09 novembro, 2007 12:28 , Blogger vieira calado disse...

Olá, amigo Peter.
Sabe-se, é da tradição, os cometas trazem malefícios mas também graças.
Pode ser que a Nossa Senhora esteja para aí chegar, encavalitada no Holmes, para nos vir salvar, com em 1917.
Um abraço

 
Às 09 novembro, 2007 14:07 , Blogger Peter disse...

Um exemplo, tirado de um blog dos n/links:

As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), há quem as designe de Actividades de Empobrecimento Curricular, nasceram tortas e o modelo adoptado contribui para o empobrecimento dos professores. A trabalharem desde Setembro a «Recibo Verde» e sem receberem um cêntimo pelos seus serviços desde Julho, é absolutamente inaceitável. Não sei se esta situação se está a passar em todo o país. Em Viseu esta é uma realidade dramática.

 
Às 09 novembro, 2007 14:43 , Blogger Tiago R Cardoso disse...

Pois mas tivemos por ai um ministro a gabar-se lá fora que, os empresários estrangeiros deviam investir em Portugal porque os salários eram baixos.
Parece que tem muito empresário e incluindo o proprio estado que gostam da situação.

 
Às 09 novembro, 2007 14:50 , Blogger António disse...

Pois eu cá acho que os principais responsáveis pela existência de um elevado índice de pobreza em Portugal...são os portugueses!
Todos!

 
Às 09 novembro, 2007 14:59 , Blogger Peter disse...

António

Não generalizemos. É fácil falar de "barriga cheia".

 
Às 09 novembro, 2007 15:01 , Blogger Papoila disse...

Provavelmente a Economia e Finanças do Estado deviam ser entregues a uma Gestão Empresarial Privada com espírito de Missão e desenvolvimento Empresarial que apostasse nos Recursos Humanos. Não me sinto absolutamente nada culpada porque não votei nesta maioria... e sei que o número é concerteza mais elevado que os 2 milhões pois quem vive com um salário mínimo em Portugal é pobre... e há muitos portugueses nessa situação.
Beijos

 
Às 09 novembro, 2007 15:51 , Blogger Unknown disse...

Estas denúncias são fundamentais para despertar as consciências que parecem adormecidas.
Abraço.
José Carreira

 
Às 09 novembro, 2007 16:20 , Blogger Ant disse...

A eterna pescadinha de rabo na boca: Os patrões (públicos e privados) acham que não devem pagar mais Os trabalhadores (públicos e privados) acham que não devem trabalhar porque não recebem o suficiente... enquanto uns e outros não interagirem não passamos da cepa torta.

E deixem-se de gastar dinheiro em armamento e merdas assim que já podem resolver mais de metade do problema. Digo eu... na minha inocência

 
Às 09 novembro, 2007 17:18 , Blogger Fragmentos Betty Martins disse...

Este comentário foi removido pelo autor.

 
Às 09 novembro, 2007 17:23 , Blogger Fragmentos Betty Martins disse...

Olá Peter

Como estou completamente de acordo com a posição tomada pelo Manuel Alegre. passo a citar:

"Pobreza em Portugal é um facto estrutural"

O deputado socialista Manuel Alegre entregou, esta quinta-feira, uma declaração de voto sobre o Orçamento de Estado (OE) para 2008, em que questiona de que serve um défice de 3% se Portugal continua o país mais pobre da Europa.

À semelhança do ano passado, Manuel Alegre afirma nesta declaração de voto que o OE é uma das "circunstâncias excepcionais" em que um deputado "não deve quebrar o sentido de voto do seu grupo parlamentar", privando-se de "votar segundo a sua consciência".

No documento, o ex-candidato independente a Presidente da República manifesta "algumas discordâncias" em relação às políticas do Governo, destacando o número de portugueses com rendimentos abaixo do limiar de pobreza, "um em cada cinco", totalizando "dois milhões".

"A pobreza em Portugal é um facto estrutural que sucessivos governos ao longo dos anos não têm conseguido resolver".

"De que serve termos um défice de 3% se continuamos a ser o país mais pobre da Europa e o mais desigual a distribuir a sua riqueza".


O OE para o próximo ano foi aprovado na generalidade apenas pela maioria parlamentar do PS, com os votos contra de toda a oposição.

________eu não consigo (por muito boa vontade que tenha) vislumbrar uma atitude do Governo para que esta situação se altere. isto não é ser pessimista ____________mas sim realista. os portugueses continuam à espera "SEMPRE" e a pura demagogia que os políticos tanto gostam de aplicar_______nos seus discursos_________para atenuar e "adormecer" a dor_________da grande ferida que atormenta a maioria dos portugueses

beijo
BomFsemana

 
Às 09 novembro, 2007 18:41 , Blogger Blondewithaphd disse...

This is the 21st century and the problem is still here! My stupid/ignorant question: "Will this ever change?"

 
Às 09 novembro, 2007 19:35 , Blogger Peter disse...

"blond"

Probably not.

Transcrevo a intervenção de Manuel Alegre, citado pela "Betty":

"De que serve termos um défice de 3% se continuamos a ser o país mais pobre da Europa e o mais desigual a distribuir a sua riqueza".

 
Às 09 novembro, 2007 19:40 , Blogger Peter disse...

Pois é ANT:

"O Estado consome, de modo insensível, metade da riqueza que produzimos."

É o que escreve o APLeite, o que não significa que eu acredite nele ...

Políticos e está tudo dito.

 
Às 09 novembro, 2007 21:25 , Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Belissímo post. É assim mesmo, amigo. Temos que dizer porque esta verdade dói de mais. Antes de vir aqui passei por noutro blogue amigo que tinha postado que os bancos lucram 8 milhões/dia. É assim a distribuição da riqueza. E não me venham com tretas. A solução do problema passa, em primeira mão, pelo Estado e não pela sociedade civil desempregada e empobrecida.

 
Às 09 novembro, 2007 21:32 , Blogger Meg disse...

Políticos, quem não os conhecer...

A sério,e muito,temos de levar o estado a que isto chegou. Só 2 milhões de pobres? E os que andam
por aí encobertos e envergonhados?
Esses mesmo, empregados e a trabalhar para receberem salários de miséria! Empresários e políticos...

Um abraço

Está difícil comentar, será que este entra?

 
Às 09 novembro, 2007 23:03 , Blogger SILÊNCIO CULPADO disse...

Perante uma grande sacanice que está a ser feita sobre alguns professores que não recebem vencimento,têm horários d e12 horas ou estão a recibos verdes sugere-se que todos os blogues publiquem a notícia que está no http://cegueiralusa.blogspot.com

 
Às 09 novembro, 2007 23:29 , Blogger Peter disse...

"silêncio culpado"

Já a coloquei num comentário aí atrás:

Um exemplo, tirado de um blog dos n/links:

As Actividades de Enriquecimento Curricular (AEC), há quem as designe de Actividades de Empobrecimento Curricular, nasceram tortas e o modelo adoptado contribui para o empobrecimento dos professores. A trabalharem desde Setembro a «Recibo Verde» e sem receberem um cêntimo pelos seus serviços desde Julho, é absolutamente inaceitável. Não sei se esta situação se está a passar em todo o país. Em Viseu esta é uma realidade dramática.

 
Às 10 novembro, 2007 09:25 , Blogger quintarantino disse...

O artigo citado já o havia lido e gostei de o ver aqui retomado.

Penso que aos nossos homens do "Compromisso Portugal" e aos Ludgeros e afins este tipo de situação devia merecer não apenas palavras, mas também acções concretas.
Se afinal os trabalhadores portugueses conseguem elevados índices de produtividade no estrangeiro e até entre nós, será que a culpa de estarmos como estamos é só deles?
E que dizer dos que à mesa dos restaurantes mandam baforadas de charutos rindo como bácoros e gastando à mesa o que são capazes de negar a um chefe de família?

 
Às 10 novembro, 2007 11:22 , Blogger Ant disse...

Ora o cerne da questão, bluegift: a herança que nos pesa.
Uns porque lhes dá jeito, outros porque esperam o tal sebastião que há-de vir comer tudo e dar porrada na mulher... ah espera esse era outro... ou não?
E que grandes comentários... davam outro post só com eles, Peter.

 
Às 10 novembro, 2007 12:16 , Blogger Peter disse...

Que excelentes comentários minha cara "bluegift":

"A questão aqui é a de ter a coragem suficiente para aumentar o salário dos operários e diminuir o dos quadros superiores. Este é o país onde essa diferença é a mais acentuada."

(...)

"Nós ainda herdámos a mentalidade da ditadura: trabalhamos se pressionados, de outra forma, estamos a lixar-nos para o trabalho, queremos é o ordenado no fim do mês. De uma forma geral é essa a mentalidade."

O "portuguesinho valente" e a "menina" que displicentemente faz o favor de nos atender (agora certas entidades e gerentes de lojas já estão de olho nessa atitude) não procuram TRABALHO, procuram EMPREGO, que são coisas completamente distintas.

 
Às 10 novembro, 2007 12:17 , Anonymous Anónimo disse...

eu entrei de mansinho sem querer fazer muito barulho:x

assim que tiver tempo, comento o post, e leio oque perdi.
nao tem sido facil.

beijo
lúcia

 
Às 10 novembro, 2007 12:21 , Blogger Peter disse...

Meu caro ANT, parece que se está a dialogar e que os comentários não são um simples "assinar o ponto".

A propósito:
- És apologista de forças de segurança desarmadas, ou referias-te aos submarinos?

Bem me parecia ...

 
Às 10 novembro, 2007 12:25 , Blogger Peter disse...

Lúcia

Tens uma (muitas ...) palavra a dizer.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial