sexta-feira, outubro 20

S.Petersburgo - Palácio de Catarina, sala de âmbar


A Sala de âmbar era objecto de grande interesse no palácio de Tsárskole Sieló, qualificada pelos entendidos do sec XVIII como uma das maravilhas do mundo, porque o âmbar é caríssimo. Imagine-se então o valor de uma sala inteiramente revestida dessa resina fóssil.
Durante a II GM quase toda a sala foi depredada e transportada pelos alemães para Koenigsberg. Desde então nunca mais se soube o que foi feito dela, tendo sido recuperados apenas um mosaico florentino e uma cómoda de madeira.
Actualmente a decoração da sala foi totalmente restabelecida.
Na Rússia paga-se 4 € para se poder tirar fotos dentro dos museus e palácios visitados, o que é estranho, pois como se sabe, em todos os museus do mundo é expressamente proibido fazer fotos com flash e, na maior parte deles, mesmo sem ele. Porém esta sala não pode ser fotografada, embora haja sempre alguém que, aproveitando uma distracção da funcionária, que está sentada à porta e sempre vigilante, consiga fazer o “boneco”, o que é muito perigoso pois o prevaricador corre o risco de “ir dentro” e eles não estão com meias medidas.

0 Comentários:

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial