quinta-feira, maio 25

Livres…

Era um velho,
Que tinha, tinha,
Nove lindos filhos,
Rebentos do seu corpo,

Não lhes ensinou
Ofício nenhum,

Apenas lhes ensinou
Por montes e vales a vaguear,
O veado a caçar.


Os bosques percorriam, eia, eia!
E os veados caçavam, eia!

Vaguearam tanto
E caçaram tanto,
Que, ao caçarem tanto,
Por pegadas de veado encantado
Uma linda ponte encontraram.

E no bosque profundo
Veados se tornaram.


Porém, o seu pai querido
Não aguentou a espera,
Pegou na sua espingarda,
E partiu à procura
Dos seus nove lindos filhos.

Na fonte fresca, viu os veados.
Dobrou o joelho,
Eia, fez pontaria num deles.
Ai, porém o mais velho
- Ai, o filho mais querido –
Ai, assim se lhe dirigiu:

Querido paizinho nosso,
Nunca faças pontaria em nós!
Se não, espetaremos
Os nossos chifres em ti
E atiraremos assim
Contigo, de prado para prado,
Contigo, de pedra para pedra,
Contigo, de monte para monte,


Meus queridos,

Voltem comigo para casa,
A vossa mãe querida está à espera!



Querido paizinho nosso,
Volta tranquilo para casa
Para a nossa mãezinha querida!
Porém, nós não vamos!



O nosso corpo esbelto
Capa já não aguenta,
Só folhagem aceita;
O nosso pé leve
Cinzas da lareira não pisa,
Só por fofas folhas secas trilha;
Doravante, a nossa boca
O copo nunca mais toca,
Só a fonte fresca a sacia




(Béla Bartók – Cantata profana, Sz 94
Os Nove Veados Encantados 1930;
excerto)

2 Comentários:

Às 26 maio, 2006 12:16 , Blogger Lídia Amorim disse...

meu deus há quanto tempo não houvia e via esta musica de madonna. esqueci-me de que é uma das eleitas para mim... soube bem vir a este blog, ao menos para recordar esta musica... Se puder enviem-me!!! Beijokas**

 
Às 26 maio, 2006 14:34 , Blogger Ant disse...

Lídia, querida, acaso pensas que este texto está aqui por acaso? :))

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial