quinta-feira, março 30

Porque razão esta rosa é cor-de-rosa?


A resposta está na estrutura atómica da matéria que a compõe.

Nós interagimos com o Universo através do jogo da luz e da matéria.
Sendo feitos de protões e de electrões, somos seres electromagnéticos que comunicam com o mundo exterior através de ondas electromagnéticas.
Assim, uma grande parte da nossa experiência humana provém dos reflexos da luz solar nos objectos que povoam o nosso ambiente e que estimulam as nuvens de electrões presentes nas cadeias de proteínas do interior da retina dos nossos olhos.

Como todos sabemos, a luz branca é uma amálgama de cores, que vão do vermelho ao violeta.
A rosa absorve o azul e o violeta, e apenas reflecte o vermelho, que se mistura com o branco e dá o cor-de-rosa.

Porquê esta preferência pelo azul e o violeta?
Por causa da disposição das órbitas dos electrões nos átomos e moléculas que compõem a rosa.

Como se sabe, para que um átomo ou uma molécula absorva luz, o electrão tem de dar um salto quântico, de uma órbita de baixa energia, próxima do núcleo do átomo, para outra de maior energia e mais afastada do núcleo, sendo a energia (ou a cor) da luz absorvida, precisamente igual à diferença de energia entre estes dois níveis.

Ora acontece que certas órbitas de electrões dos átomos da rosa estão dispostos de tal maneira que as suas diferenças de energia correspondem exactamente à energia das cores azul e violeta e por isso são elas as absorvidas.

“Serenos são os brilhos que espalha
Voam mares em azuis cidades
No arco-íris constroem bases”

Em contrapartida, não existem órbitas cuja diferença de energia corresponda à energia da cor vermelha. Por isso, esta não é absorvida e, reflectida, vem estimular a nossa retina.

É a minha busca incessante dos “porquês” …

“Serei a pedra e o sal
Aquela palavra ausente
Serena que o mar afasta
Da calmaria das noites"

Enxertos de poemas do blog http://branco-e-preto.blogspot.com


Maravilhoso?

15 Comentários:

Às 30 março, 2006 11:21 , Anonymous Anónimo disse...

... todavia se PEGARES EM TINTAS misturares todas as cores (sem os infra-vermelhos e os ultra-violetas) obterás castanho...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt

 
Às 30 março, 2006 12:23 , Blogger Peter disse...

"js", o teu blog "politicatsf", continua firme nos n/links e eu vou lá com frequência, embora nem sempre deixe comments.

De vez em quanto apetece-me pesquisar os "porquês" ...

Abraço

 
Às 30 março, 2006 16:54 , Blogger Marta Vinhais disse...

Lindo, Peter, mas ninguém fica indiferente à beleza de uma rosa.
Esta é linda, mas para mim, a cor de chá é a mais bonita de todas.
Espero que me perdoes, mas gostos não se discutem.
Um abraço
Marta
(espero que não estejas zangado comigo)

 
Às 30 março, 2006 18:06 , Blogger Heloisa disse...

SEJA LA' QUAL FOR A "RAZAO", PORQUE A *ROSA* E' COR-DE-ROSA...ELA E' *BELA E MARAVILHOSA*, TAL COMO OS POEMAS, DE MINHA LINDA E QUERIDA AMIGA, *AMITA*!!!
_OBRIGADA PETER*, POR COLOCA-LOS* AQUI*!!!

_OBRIGADA, tambem,por Sua Amavel e sempre querida Visita a meu humilde blog!

_*BEIJINHO PARA AMBOS*:AMITA E PETER!!!

_Vinha com a intencao de LEr este ESPACO* que sempre me desperta o interesse e, tantas vezes, me deixa comovida; outras, alegre! E... ate' "triste"!_AQUI TENHO RIDO, AQUI TENHO CHORADO_!... E, agora, fiquei quase que parada, olhando esta MARAVILHOSA *ROSA* E...SORRINDO, por razoes varias... uma delas, por me ser dado LER, ou Reler...Versos Escritos com O TALENTO e o CORACAO, de uma LINDA SENHORA, e, uma EXCELENTE POETISA:_*AMITA*!

ABRACO!
Vossa, Heloisa.
****************

 
Às 30 março, 2006 20:13 , Anonymous Anónimo disse...

Sim, belo! Mas como eu sou danada para a brincadeira, lembrei-me de uma anedota: Um ciganito, o chamado Lélo, estava a vender burros.E apregoava que tinha burros de todas as cores! Perguntaram-lhe se lhe arranjavam um burro dor-de-rosa. E ele afirmou com convicção que sim, claro! Então mostre-me pediu o comprador. O Lélo mostrou um burro branco. Quando o comprador o alertou como sendo falso o que ele apregoava, o Lélo acrescentou convicto:
- Ái, senhor! Atão não há rosas brancas!
Amanhã é sexta....bom resto de fim-de-semanita. E Thanks pelo Link, eu prometo um dia vos linkar, mas é preciso tempo, sabiam????É preciso é ter calma. rssssssss

 
Às 30 março, 2006 22:02 , Blogger Amita disse...

Adorei o teu texto e nunca pares a busca dos porquês que é uma parte de ti, meu Amigo.
Permite-me que daqui mande com todo o carinho um bjo à minha querida Amiga Heloisa e muita Força e Luz para a caminhada.
Bjos e a ternura de um sorriso para vocês (a flor já ocupa um belo espaço)

 
Às 30 março, 2006 22:10 , Blogger Papoila disse...

Que maravilha de texto nets busca incessante dos porquês. Por isso a cor vermelha estimula a retina! Texto magnífico, e belos os poemas do blog da Amita que merece uma visita. Música a propósito! Beijo

 
Às 30 março, 2006 22:35 , Blogger Peter disse...

Marta, cada um tem os seus gostos. Eu gosto mais das rosas amarelas.
Porquê?
Bem isso é outra história que não vem aqui para o caso.
Mas por que motivo haveria de estar zangado contigo? Aqui no blog primamos por vos receber bem.

 
Às 30 março, 2006 22:41 , Blogger Peter disse...

Heloisa, gostaria de lhe oferecer um lindo ramo de rosas vermelhas, mas infelizmente não as posso enviar via NET.
Ficamos sempre gratos, eu e a "bluegift", sempre que nos visita, pela amizade e gentileza sempre demonstradas.

Saúde e coragem para enfrentar o dia a dia.

 
Às 30 março, 2006 22:46 , Blogger Peter disse...

"amita", estou certo que irás dar o melhor de ti na recepção a essa grande Dama da poesia.
Sabes? Quero confessar-te algo: a ideia de incluir os teus versos no meu post, não foi minha.
Tens muitos amigos/as por aqui.

 
Às 30 março, 2006 22:59 , Blogger Peter disse...

Papoila, grato pelas tuas palavras elogiosas.
A "amita", pela sua poesia merecia bem esta escolha e a "bluegift", lá longe, esforça-se por nos proporcionar boa música.
Claro que o vermelho do teu blog estimula a retina, tal como qualquer outra côr o faria.

 
Às 30 março, 2006 23:07 , Blogger Peter disse...

Elsita, sabes o que faz um burro ao sol?

Faz sombra. LOL

Claro que te linquei. Então podia lá privar os nossos leitores das "vistas" do teu blog?

 
Às 31 março, 2006 00:21 , Blogger BlueShell disse...

Claro que sim....

E o que eu aqui já aprendi hoje!

Continuo a dizer que adoro esta música, Peter.

Melhorzito?

Um BEIJO TERNURENTO para ti.
da BLUESHELL

 
Às 31 março, 2006 15:26 , Blogger Peter disse...

BShell:

elton john: "i guess that's why they call it the blues"

vou meter uma cunha à "bluegift" para o deixar ficar mais uns tempos.

Obrigado pelo cuidado: tenho apenas umas vagas dores musculares nas costas, o que é natural.

Bom fds

 
Às 03 abril, 2006 10:04 , Blogger Poesia Portuguesa disse...

... eu diria: Brilhante!

Uma conjugação perfeita!

A Poesia da minha querida Amita, enche a alma e os sentidos.

Grata aos dois por mais esta partilha ;)

Beijo ao dois ;)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial