quinta-feira, março 23

Da amizade

"A ave constrói o ninho; a aranha, a teia; o homem, a amizade."
(William Blake)

Sempre liguei este sentimento ao sexo masculino. Encontrei-o, na sua maior pujança, em situações de perigo iminente, quando cumpri o serviço militar em África.

Hoje desapareceu praticamente, substituída pela competitividade, em que o vale tudo e os “golpes baixos” são o trampolim para a subida profissional, quando há falta de mérito próprio para o conseguir.

A amizade entre os dois sexos surge e evolui, em muitos casos, para o amor. E se este persiste, com o passar dos anos é a amizade que acaba por voltar a assumir um papel mais preponderante.

Mas em muitos casos essa amizade entre os dois sexos não evolui para o amor, continua apenas em camaradagem e apoio mútuo. Penso que esta variante representa a amizade no estado puro, em que não existe nenhuma intenção sexual, ou de carácter competitivo.

Quanto é boa a amizade total, a que tem tudo.

11 Comentários:

Às 23 março, 2006 12:40 , Anonymous Anónimo disse...

Já te revelei mais um segredo, né?

 
Às 23 março, 2006 14:08 , Blogger Marta Vinhais disse...

É, Peter é possível haver uma amizade de camaradagem e apoio mútuo entre os dois sexos, entre um homem e uma mulher.
Eu sei-o, porque tenho uma amizade assim. Não vou negar que pensamos em ter mais do que isso, mas achamos melhor preservar a amizade que já tinhamos do que ter um "affair" que podia fracassar.
Também se pode chamar "honestidade", um conceito que infelizmente e por causa da competividade e afins, está a ficar esquecida.
É a minha opinião e não quer dizer que esteja certa. Para mim, essa amizade funciona, está a funcionar.
Um bom dia para ti
Marta

 
Às 23 março, 2006 18:36 , Blogger Fragmentos Betty Martins disse...

Peter

Eu acredito na AMIZADE. Naquela que vem de "dentro" não tem nada a ver com sexo. E isso pode acontecer entre um homem e uma mulher - sem ter que passar pela cama. Porque se passa por aí - certamente não é amizade.

Beijinhos

 
Às 23 março, 2006 19:22 , Blogger Papoila disse...

Acredito na amizade entre os dois sexos baseada na camaradagem e partilha de emoções. Também acredito no amor que em si tem de conter a paixão e a amizade.

 
Às 23 março, 2006 20:48 , Blogger Su disse...

acredito na amizade

jocas maradas

 
Às 24 março, 2006 17:22 , Blogger Peter disse...

"chuva negra", se é pecado, vale a pena arriscar a ir para o Inferno ...

 
Às 24 março, 2006 17:24 , Blogger Peter disse...

"blueshell", os meus neurónios estão a fundir-se muito rapidamente. Confesso que não sei ao que te referes.

 
Às 24 março, 2006 17:30 , Blogger Peter disse...

Sim Marta, é aquilo a que no meu post chamei: "a amizade no estado puro"

E se, como dizes, a tua "amizade funciona, está a funcionar", aproveitem bem este fds.

 
Às 24 março, 2006 17:38 , Blogger Peter disse...

Betty, eu admito essa situação no meu post. Verifica-se muitas vezes no trabalho conjunto.
Mas ... por vezes o lume ao pé da palha acaba por originar um fogo.

Bom fds*

 
Às 24 março, 2006 17:47 , Blogger Peter disse...

"papoila", escreves: "acredito no amor que em si tem de conter a paixão e a amizade"

É o que está implícito no meu post, quando me refiro, na última frase, à "amizade total".

Bom fds

 
Às 26 março, 2006 21:38 , Blogger Amita disse...

Longa vida à Amizade! Um bjo e uma flor

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial