sexta-feira, janeiro 6

Da utilidade do comentário

O estar no blog resulta da minha necessidade de comunicar. Posso fazê-lo de diversas maneiras e faço-o. Mantenho um gráfico do número dos visitantes diários. Claro que esse número supera o dos comentários. Não me vou pôr aqui a dissecar os motivos, que são do foro íntimo de cada um.
Sinto-me lisonjeado quando visitam o n/blog, mas também me sinto devedor, em especial para quem comenta. Acho que quem comenta tem direito, repito: direito, a uma resposta. Admito que estou em falta, pois por vezes não o faço. Lamento que isso aconteça, mas acontece, nem sempre é possível.

O comentário possibilita a discussão do texto, a troca de impressões e isso é saudável, sob todos os aspectos. Cada um sabe aquilo que vale, tem a noção das suas possibilidades, não necessita que lho estejam a recordar continuamente. Necessita sim é que o contradigam, que lhe contestem as suas afirmações, que o interroguem.

Mas o comentário também me serve de orientação. Já tem acontecido apagar artigos que não são merecedores de qualquer comentário e como "o cliente" é que tem sempre razão, pura e simplesmente apago o artigo.

15 Comentários:

Às 06 janeiro, 2006 15:17 , Anonymous Anónimo disse...

Quantas vezes te visito, gosto, e não comento! Visito porque gosto destas conversas, e mais nada. Também não estou sempre à espera que me vão visitar ao campo, eu até compreendo que não vão. Como sou da "raça" da Elsita, vejo-me obrigada a dar "troco", e são mais não sei quantos blogs a visitar porque têm qualidade, e eu gosto... É evidente que o "lavore" e as necessidades fisiológicas como p.e. dormir, não se compadecem, e não poderei postar e comentar com a regularidade com que o tenho feito se não estiver doente, como tem sido o caso. Beijinhos e gosto muito do que leio por aqui. Bom fim de semana

 
Às 06 janeiro, 2006 15:43 , Blogger Peter disse...

elsaaaaa, podes dar a tua opinião sobre sindicalização, ou sobre a utilidade da cultura da batata no Polo Norte. Sobre tudo o que quiseres.
O link permite-me um contacto mais fácil com os blogs que normalmente visito, dos quais o teu é um deles.

Não comentar, deixa a pessoa assim a modos que "pendurada" e a pensar que se calhar "asneou" no comentário.

Bom fds e vai sempre escrevendo comentários longos. Assim é que podemos estabelecer uma espécie de empatia com os leitores.

 
Às 06 janeiro, 2006 15:50 , Blogger Peter disse...

Maria papoila, agradeço as palavras amáveis e desejo-te um bom fds, com tudo a correr pelo melhor. Votos de boas melhoras e que te restabeleças rapidamente, para continuares, pelo menos, a visitar-nos.

Eu confesso a "mea culpa", pois sou muito descuidado em visitar outros blogs, muito especialmente aqueles com quem estamos linkados. Mas este é um blog colectivo e confio no "letras ao acaso", que tem mais jeito para isso do que eu.

 
Às 06 janeiro, 2006 15:58 , Blogger Peter disse...

Lúcia, basta a tua presença. Vi a troca de comentários entre ti e a "lazuli". São umas noctívagas. LOL

 
Às 06 janeiro, 2006 16:13 , Blogger Micas disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 06 janeiro, 2006 16:16 , Blogger Micas disse...

Interessante este artigo Peter. Sou visitante diária deste blog e tenho-o linkado desde o "Conversas de Xaxa 1". Nem sempre comento, o que não quer dizer que não goste ou que discorde.
Através deste espaço já fiz boas amizades, por isso aproveito agora a oportunidade para agradecer à equipa esse facto. Continuem sempre com este calor humano e boa disposição que aqui se respira.

 
Às 06 janeiro, 2006 17:54 , Blogger Peter disse...

"micas", fico satisfeito por teres feito amizades por n/intermedio. Não é preciso comentar, basta estares, basta que quando nos visites te sintas bem.
Nós é que agradecemos que nos critiquem, que nos façam sugestões. Só assim podemos progredir. Com as v/críticas construtivas.

Que tenhas um bom fim de semana.

 
Às 06 janeiro, 2006 17:57 , Blogger Peter disse...

Isabella, o "dever" de responder aos comentários é nosso. Vocês só têm direitos: o de comentar, ou não comentar. Para nós é essencial a v/visita. Sem ela o blog desfalece e morre, como dizia Kundera, referindo-se a quem não amava.

Bom fds e vai aparecendo*

 
Às 06 janeiro, 2006 19:28 , Blogger Nilson Barcelli disse...

Penso mais ou menos como tu.
Também gosto de uma boa discussão. Sobre qualquer coisa.
Mas há posts onde o espaço para a troca de pontos de vista diferentes é muito reduzido ou até inexistente. Principalmente textos como contos, poesia, etc. Quando o post é de opinião aí há grande margem de manobra para discordar, ver sob outro prisma, etc.
Mas, só para introduzir uma pequena variante, o número de comentários não tem muito a ver com a qualidade do texto (há excepções, claro). Está muito relacionado com o número de visitas e comentários que o seu autor faz noutros blogues. Também aqui há excepções (veja-se, por exemplo, o caso do blogue do Pacheco Pereira, que tem diariamente mais de 1.000 visitas e ele, que eu saiba, não anda a comentar a torto e a direito os outros blogues).
Abraço.

 
Às 06 janeiro, 2006 21:50 , Blogger Peter disse...

Nilson, o número de visitantes está relacionado com as afinidades que se criam através dos blogs e que levam a um maior contacto entre as pessoas: e-mails, telefonemas, MSN, almoços ou jantares. É saudável, porque alarga o campo das nossas amizades e conhecimentos.

É mais fácil comentar textos de opinião, embora, por exemplo no caso da poesia, se possa sempre salientar um verso ou outro que nos diz algo. Mas o que está em causa é que será sempre desejável que o autor dum artigo se manifeste, respondendo, a comentários feitos sobre o mesmo. Até por uma questão de consideração para quem comentou.

O número de comentários é irrelevante. Como é óbvio, nenhum de nós os três goza da projecção mediática de um Pacheco Pereira.

Obrigado por nos teres comentado e salientado aspectos que eu não tomei em consideração no artigo publicado.

 
Às 06 janeiro, 2006 22:02 , Blogger Peter disse...

lazuli, o teu comentário vai muito para além do texto, procurando descobrir através do mesmo "as afinidades e as desafinidades, etc.,de diversas cores e vários sabores" que se podem estabelecer entre quem escreve e quem comenta.

Escreves:
"Já agora, daqueles de que gosto normalmente um deles é este, pela interactividade que tem com os seus leitores."

Tal significa que encontraste aqui fidebéque (só conhecia a expressão inglesa) e isso só pode ser motivo de satisfação para todos nós.

Beijos mil e volta sempre*

 
Às 06 janeiro, 2006 23:37 , Blogger Peter disse...

bluegift, por coincidência há pouco tentei entrar no "afixe" e só parcialmente abriu. É pena por ti. Vou ter de o tirar dos links. Quando morre um blog, morre um pouco de nós?

Com essa imagem ainda acabas por nos pegar a "gripe das galinhas".

Bom fds*

 
Às 07 janeiro, 2006 23:13 , Blogger Amita disse...

Quantas visitas e agradecimentos devo? Perdi a conta e lamento.Quantas vezes passo em silêncio, gosto do que leio, não só aqui mas por outros lados (as minhas desculpas à Lazuli), mas nem sempre há palavras, deleito-me com as que leio. Quantas vezes entro em blogs e sem perceber porquê, os comentários não abrem (caso do Nilson, por exemplo). Com o tempo programado, até dos meus 2 blogs involuntariamente me afasto. A amizade, o carinho, ficam sempre. Ausente nas letras, presentes todos vós em mim.
Um bjo e um bfs a todos

 
Às 08 janeiro, 2006 00:01 , Blogger Peter disse...

"amita", o autor do artigo é que deve, nem que seja por uma questão de cortesia, responder a quem o comenta.

Bom Domingo

 
Às 08 janeiro, 2006 00:42 , Blogger Amita disse...

Eu sei, Peter, por isso o meu lamento no que escrevi acima. Em quase 2 anos, foi a 1ª vez que falhei, confesso. O tempo escasseia e arrasta outras coisas com ele. O Sapo entrou hoje em hibernação; sobre o destino do Blogspot a ver vamos. Desculpa o desabafo, estou triste. Continuarei, dentro dos possíveis, a percorrer a beleza que este mundo dos blogs revela. Um bjo, Peter, e obrigado.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial