domingo, outubro 16

Apagar

Não fui eu que escrevi este texto. De vez em quando dou uma volta pelos arquivos, já longos, e descubro pequenas ”maravilhas”, pelo menos para mim são.

-------------------------------------------------------------------

«Voltei a apagar. De tempos a tempos volta com muita força o meu sonho apagar quase tudo.

Talvez não goste mesmo nada de pesos, de palavras escritas no lugar da memória livre,
talvez eu sonhe sempre e afinal caminhar pela vida carregando uma pequena mochila
com uma escova de dentes, um livro de bolso, um bloco de desenho, alguns lápis e
uma esferográfica. Cigarros e um isqueiro.

E, sobretudo, o que me é mais caro, aquilo que não posso deixar de trazer comigo: os meus olhos.
Viver como quem viaja, ver, ver sempre, ver tudo, ver muito, ver a superfície, ver o interior das coisas.»



«É sobretudo a vida, compreendes?
O sol que vejo da minha janela e que não posso escrever: não poderei nunca escrever!
Nem o sol, nem nada de essencial.

Mesmo a essência das coisas, se a descubro,
deve servir-me para orientar o olhar e os passos, e não para escrever.

Os textos morrem, como tudo, e, em última análise, quando isto acabar, daqui a muito tempo,
nada restará de nós. Mais vale entregar à terra um esqueleto cansado, uns olhos que não se fecharam,
um corpo corroído pelo sol, a escrever.

Escrever, sim, volta-se sempre lá, volto lá já amanhã apesar disto que digo,
voltarei muito provavelmente a fazê-lo aqui, mas não é nada,

escrever é uma espécie de exigência metafísica,
como questionar é outra exigência metafísica, e,
no fundo, bem no fundo das coisas,
não há razão nenhuma para o fazer.

Estou longe, compreendes,
estou perdidamente longe e,
onde estou, nada disto faz o menor sentido.»


Continuo, porém, com receio que ela não goste deste «presente de anos»...
Mas apagarei toda a recordatória, se mo pedir.


E replico, agora, no mesmo modo de outrora:

«Mas a escrita é o único traço de união dos separados no tempo e no espaço,
mesmo que nesta condição digital ele mingue à correspondência de um sorriso”

17 Comentários:

Às 16 outubro, 2005 01:13 , Blogger Poemas de amor e dor disse...

Olá
Descobri este blog por mero acaso. Tal como as tuas palavras, dizia eu que andava no rasto de uma amiga que desapareceu da blogosfera e, seguindo as palavras, apareci por aqui, mas não a encontrei nem às suas palavras. Encontro outras, bem escritas e que me seduziram. Gosto das palavras e faço versos. Por agora fico nestas palavras,
UM abraço
ROgério

 
Às 16 outubro, 2005 01:37 , Blogger Peter disse...

lazuli, nestes textos mais antigos limitava-me a arquivá-los, sem a preocupação de identificar o autor.
Normalmente são textos de quando andava pelos fóruns do SAPO, anteriormente ao aparecimento da "blogosfera".

 
Às 16 outubro, 2005 01:45 , Blogger Peter disse...

rogério simões, normalmente, quando alguém visita pela primeira vez o n/blog, vou previamente ao blog da pessoa em questão.
Foi o que agora fiz e verifico com satisfação que o teu blog luta por uma boa causa.
Desejo-te os maiores sucessos.

 
Às 16 outubro, 2005 01:48 , Blogger Su disse...

gostei de ler
gostei, o espaço e o tempo

"Estou longe, compreendes,
estou perdidamente longe e,
onde estou, nada disto faz o menor sentido"

jocas maradas

 
Às 16 outubro, 2005 01:52 , Blogger Peter disse...

lazuli, quase que apostava em como conheço pessoalmente a autora do texto. Quem andou pelos fóruns do SAPO identificará certamente o seu estilo.

 
Às 16 outubro, 2005 01:55 , Blogger Amita disse...

Em boa hora colocaste esta "missiva" pois é encantadora. Quem a escreveu, certamente ficará enternecida com a tua lembrança. Obrigado por partilhares

 
Às 16 outubro, 2005 02:00 , Blogger Peter disse...

amita, "apagar", apagar tudo o que escrevera e era muito, foi o que ela fez antes de abandonar os foruns. Salvaram-se alguns textos que eu já tinha copiado para o meu arquivo, como foi este o caso.

 
Às 16 outubro, 2005 02:03 , Blogger Peter disse...

su, vou colocar o teu blog nos n/links. Queres que o identifique por "Su", ou por "Marakoka"?

 
Às 16 outubro, 2005 03:05 , Blogger Amita disse...

Eu percebi, Peter. Como percebi o teu último parágrafo. Um bjo

 
Às 16 outubro, 2005 14:01 , Blogger Peter disse...

letrasaoacaso, não é não. O texto não é da Analu. A Analu não frequentava os fóruns, apenas surgiu com o desenvolvimento dos blogs, e ainda bem, pois os seus eram excepcionais.

 
Às 16 outubro, 2005 15:28 , Blogger Peter disse...

bluegift, acertaste em cheio.

 
Às 16 outubro, 2005 17:14 , Blogger Su disse...

por Su,
merci Peter
jocas maradas

 
Às 16 outubro, 2005 17:50 , Blogger Peter disse...

OK Su. Os teus desejos são ordens!

 
Às 17 outubro, 2005 00:02 , Blogger Menina Marota disse...

Gostei de ler este texto.
Mas agora não o vou comentar profundamente, porque venho aqui numa "missão" especial.

Gostaria de pedir-te que actualizes os meus endereços, porque fechei definitivamente os Blog’s do Sapo. Encontrar-me-ás em

http://www.mgrande.com/weblog/index.php/eternamentemenina/
e
http://meninamarota.blogspot.com/

Grata pela partilha deste momento.

Um abraço e boa semana ;)

 
Às 17 outubro, 2005 17:29 , Blogger Peter disse...

bluegift, claro que "Fragmentos" era a página de um dos blogs da Analu. Mas ela tinha outro blog, pág cinzenta e negra. Um rosto de mulher pouco nítido. e escritos MARAVILHOSOS!
Não me lembro agora do nome do blog, mas ela foi-se embora.

 
Às 17 outubro, 2005 17:51 , Blogger Peter disse...

bluegift, o nome do blog da Analu, a que me refiro, chamava-se Intensidez. O blog foi apagado, já verifiquei. Pergunta ao Zé, ele adorava lê-la.

 
Às 17 outubro, 2005 21:01 , Anonymous Anónimo disse...

A AnaLu apagou o Intensidez assim que eu fechei pela primeira vez o "Letras"...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial