O Povo em luta !
Ontem, no cinema da Encarnação, cerca de 200 moradores dos Olivais Norte/Encarnação (Lisboa), reuniram-se com a Junta de Freguesia de Santa Maria dos Olivais, contestando o traçado previsto para o Metro, na ligação entre a Gare do Oriente e o Aeroporto (prolongamento da linha vermelha).
Existem diversas alternativas que não prejudicam ninguém, mas como o Povo só serve para votar e pagar impostos, o traçado previsto certamente irá avante, originando que:
- Cerca de 2.000 pessoas sejam afectadas por esse traçado.
- Sejam desalojadas 40 famílias, durante um prazo "previsto" de 3 anos (já sabemos que será o dobro; é o costume).
- Sejam provocadas fissuras, mais ou menos graves, em 91 edifícios.
- Sejam demolidas quatro pequenas vivendas geminadas, tendo cerca de 50 anos, mas onde os seus actuais moradores investiram bastante dinheiro na sua recuperação.
- Engarrafamentos monumentais!
- Espaços verdes destruidos!
- Estaleiros das obras a menos de 50m de uma Escola do 1º Ciclo do Ensino Básico!
Depois de termos sofrido estoicamente as obras da EXPO 98, agora cai-nos este "pesadelo" em cima!
Será assim que o Governo defende os interesses dos cidadãos ?
Assim se delapida o dinheiro vindo de Bruxelas, que irá parar onde? Na obra?
Não sou engenheiro, nem arquitecto. Sou um cidadão comum e, como tal, não compreendo que seja escolhido um traçado em que o tunel que passa junto às casas, com todos os inconvenientes acima apontados, seja escavado a céu aberto, enquanto que o que atravessa terrenos não habitados, é feito "em mina" (como se diz).
Ou talvez compreenda, nesses terrenos irão ser construidos mais "mamarrachos" de betão armado.
Em último recurso a Comissão de Moradores não deixará de recorrer à Comissão Europeia por causa da obra, que é comparticipada em 85% pela União Europeia.
Voltamos a acentuar não estarmos contra a referida ligação do Metro, mas sim contra o traçado escolhido. Uma obra de engenharia não pode ser concebida prejudicando o meio ambiente e os cidadãos moradores!
7 Comentários:
Felizmente que vocês sabem unir-se e lutar pelos vossos direitos. Boa sorte na luta!
Penso que o local escolhido para se reunirem: a junta, foi o local ideal, mas depende dos interesses de quem lá ocupa a cadeira do poder! Há interesses pessoais prioritários aos interesses públicos. Talvez por essas e por outras continuo a acreditar que é possível mudar o encaminhamento dessas e de outras situações, desde que quem esteja a governar deixe os compadrios de lado e veja os interesses que melhor servem a população e o país. Está nas nossas mãos. Bom fds, tudo de bom http://Ritmos.blogs.sapo.pt a Elsita
Ah! Penso que ainda não mencionei: Tenho um outro blog : http://Utilidades.blogs.sapo.pt tambem da Elsita
Elsita, o teu blog "Ritmos" é de difícil acesso e não tem música. Coisas do SAPO
Lamentavelmente as pessoas só se unem qd as "coisas aquecem". Este deveria ser o comportamento habitual.
Estou certo de que tu tens uma forte consciência social e política. Não estou assim tão certo da da amior parte das pessoas.
Para mim, a cidadania não é uma palavra vã.
Fico contento por terem de alguma forma conseguido unir-se em contra algo que a esta distância me parece do domínio do absurdo.
Mas não vivemos num país surrealista?
zezinho, o normal é:
" é uma boa ideia, façam, façam e depois digam se tenho de pagar alguma coisa (na maior parte das vezes não pagam nada ...)".
Uma página inteira no anexo "PÚBLICOLOCAL" num artigo assinado por Alexandra Reis, no PÚBLICO de 24.09.05:
MORADORES DOS OLIVAIS AMEAÇAM METRO COM BRUXELAS
A não perder, por todos os que pretendem lutar democraticamente pelos seus direitos, em qualquer lugar e em qualquer profissão.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial