quarta-feira, setembro 21

PROTESTO CONTRA O PROLONGAMENTO DA LINHA VERMELHA DO METRO DE LISBOA, PASSANDO POR OLIVAIS NORTE

Sou contra o prolongamento da “linha vermelha” do Metro: Gare do Oriente – Aeroporto, passando por Olivais Norte. Têm muitas alternativas e algumas até já bem próximas do Aeroporto e gastando muito menos dinheiro, sem terem de vir fazer mais estaleiros em zonas sossegadas e bem servidas de transportes públicos.
Como é possível iniciar obras de milhões e milhões de Euros, quando o País está sem dinheiro?
Ainda não resolveram a situação do Metro na linha Praça do Comercio – Santa Apolónia, cujos gastos devem estar no “segredo dos deuses” e, ao que julgo, ninguém foi responsabilizado por tal descalabro. A obra do Metro a céu aberto nos Olivais Norte vai ser outro sorvedouro de dinheiro, sem qualquer benefício para os moradores da zona. Quem vai ganhar com semelhante obra? A população de Olivais Norte não é certamente. Levem o Metro para fora de Lisboa, onde faz muito mais falta e assim talvez acabem com o excesso de automóveis que entram todos os dias na cidade.
Durante 3 anos (!?!?!?) iremos passar tormentos com barulho, assaltos, cortes de água, luz e gás, dificuldades de acesso e estacionamento.
E os alicerces das casas não serão afectados?
Claro que são, tal como foram os blocos no topo da Av Cidade de Luanda, em Olivais Sul, quando da construção do Metro nesse local.
Casas demolidas. Quem paga os prejuízos económicos e até sentimentais de pessoas que aqui passaram toda a sua vida e que agora até tinham acabado de fazer obras de beneficiação?

É esta a vossa política social?

Talvez as futuras eleições lhes digam que o Povo não é estúpido, não esquece e sabe muito bem o que quer.

7 Comentários:

Às 21 setembro, 2005 07:52 , Blogger Peter disse...

Eu sei que é um assunto de âmbito local mas prejudica uma vasta quantidade de concidadãos. Daí o ter acedido a colocá-lo no blog, porque:

1. Afecta directamente os inquilinos de cerca de 90 prédios.
2. Obriga à demolição de 4 vivendas.
3. O Metro vai passar, em alguns troços a 7m da superfície e das casas do bairro.
4. A qualidade de vida dos moradores vai ser gravemente afectada, pois desaparecerá mais um espaço verde nesta cidade de betão armado e de casas em ruina.
5. Como a construção da linha é feita a céu aberto, os moradores irão ter durante anos, e não acreditam que sejam apenas 3, uma extensa vala e montões de terra e entulho de ambos os lados da mesma.
6. Uma parte do percurso da futura linha será percorrida a céu aberto.
7. Devido à passagem do Metro, e pelos motivos acima expostos, as casas onde moram irão tremer até ao fim das suas vidas.

 
Às 21 setembro, 2005 09:30 , Blogger Peter disse...

Estamos a trabalhar para isso. Olivais Norte é um pequeno bairro encravado entre o Bairro da Encarnação e o grande Olivais Sul.
Há uma grande indignação entre os residentes.

 
Às 21 setembro, 2005 11:05 , Anonymous Anónimo disse...

Temo que o povo esqueça facilmente, Peter...
desejo que tudo se resolva como desejam.

 
Às 21 setembro, 2005 13:55 , Blogger Peter disse...

zezinho, nada como o Povo mobilizar-se e então na proximidade das autárquicas ...
Parece que já arripiaram caminho e o novo traçado, mais lógico, não afecta ninguém.
Pelo sim,pelo não, continuo "pronto para o combate".

 
Às 21 setembro, 2005 14:03 , Blogger Peter disse...

Não vou morar não! O Metro é que terá que ir de volta. "O Povo é quem mais ordena" e então com as autárquicas à vista ...
Essas férias nunca mais acabavam. Continuo à espera do último capítulo.

 
Às 21 setembro, 2005 14:24 , Anonymous Anónimo disse...

Autárquicas... eu cá começo a gostar ds autárquicas... não podemos ter eleições todos os anos? ou por semestre? É que finalmente alcatroaram as estradas todas aqui à volta... só a estrada que dá acesso a minha casa é que continua à espera :( ... aliás o acesso privado que para os palheiros está em melhores condições... o meu pai na J.F era outra coisa... lol

P.S.: Acho bem que vão à luta e ergam vossas vozes

 
Às 23 setembro, 2005 01:40 , Blogger Peter disse...

Foi bonito de se ver: um cinema dos antigos cheio a abarrotar. Todos os moradores do Bairro unidos na defesa dos seus interesses já com diversos grupos constituidos. Isto é um movimento cívico! Isto é a luta pela defesa dos interesses comuns.

É isto que Portugal precisa!

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial