sexta-feira, setembro 23

Criação e matéria negra

“Por que é que a palavra “origem” nos fascina tanto? Que corda faz vibrar? Donde vem a atracção que exerce sobre nós? Como explicar a afluência às conferências sobre as origens?
Esta palavra mergulha raízes profundas no nosso tecido psíquico. Fala-nos de nós. Atinge esta região opaca do passado donde emergimos.”

(Hubert Reeves, “Últimas notícias do cosmos”)

É aquilo a que os historiadores chamam o “mito das origens”, contestado nos anos 20 pela “Nova História” (iniciada, entre outros, por Marc Bloch) e que levou ao aparecimento da História “em fatias”. Em vez da história de Portugal, passámos a ocupar-nos, ou a escrever, p.e. “Marginalidade e crime na Lisboa do sec XIX”.

O estudo da rotação das estrelas nas galáxias, tal como a estabilidade dos aglomerados de galáxias, revela-nos a presença de uma componente de matéria invisível (“componente dinâmica”) que se manifesta por meio do seu campo de gravidade e influencia as órbitas dos corpos luminosos, por exemplo, acelerando os movimentos das estrelas ou das galáxias. É aquilo que conhecemos por “matéria negra” (black matter), invisível e de composição “não-bariónica”, que se manifesta através da “dark force” e que constitue 90% do Universo conhecido.

“Somos aquilo que sabemos. Um universo é como um ser humano: nasce, atinge um apogeu, inicia o seu declínio e desaparece, substituido por outro.”

(Matthieu Ricard e Trinh Xuan Thuan, “O Infinito na palma da mão”)

4 Comentários:

Às 23 setembro, 2005 01:06 , Blogger Peter disse...

Rose, ainda bem que gostaste. É espantoso que apenas possamos ver 10% do Universo!!!

 
Às 23 setembro, 2005 12:49 , Blogger Peter disse...

bluegift, 10% constitue a parte visível do Universo, ou seja, o material "bariónico", estrelas, galáxias , planetas , cometas nebulosas ... todos constituidos por átomos.A "matéria negra", não visível, não é constituida por átomos (por isso não é "bariónoca") não a vemos, apenas detectamos os seus efeitos na força gravitacional, nomeadamente.

O que nós vemos (e não vemos ...) do Universo, constitui o universo visível que é um cone, com o vértice no observador e uma base que se alarga consoante os n/telescópios penetram mais profundamento no espaço/tempo.

Tal não impede que o Universo (com U) que surgiu do Big Bang, seja apenas um dos que, possivelmente, ainda continuam a surgir a partir de outras "singularidades cósmicas" de um UNIVERSO infinito.

 
Às 23 setembro, 2005 15:12 , Blogger Peter disse...

bluegift, mulher inteligente, descobre uma colaboradora para se juntar a nós, dessas que escrevem (de preferência versos) 24h/dia, 7 dias/semana!

 
Às 25 setembro, 2005 09:04 , Blogger Peter disse...

bluegift, segundo a sonda WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) que conseguiu uma imagem do universo 380.000 anos depois do BB, este tem uma idade de 13,7 biliões de anos, é composto por 73% de "dark energy", 23% de "dark matter" e somente 4% de átomos (matéria visível).
Expande-se para todo o sempre a uma velocidade de 71km/sec.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial