domingo, maio 16

Morreu Saldanha Sanches


José Luís Saldanha Sanches morreu esta madrugada, vítima de cancro, no Hospital de Santa Maria, em Lisboa.
O fiscalista e comentador estava internado há alguns dias e tinha-se afastado da vida pública há já vários meses. Saldanha Sanches, jurisconsulto e professor universitário de Direito Fiscal, nasceu em Lisboa, em 11 de Maço de 1944.
Tornou-se conhecido pela sua militância no MRPP na década de 70, e esteve preso, por acção da PIDE, durante vários anos. Dava, actualmente, aulas na Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa e na Universidade Católica.
A esta actividade, juntava tarefas de comentador de assuntos fiscais na comunicação social. Foi ainda autor de numerosos artigos e de alguns livros. O seu último artigo, ditado da cama do hospital: “Os papa-reformas”, vem publicado no semanário “Expresso” de hoje (sábado)

“De que serve aumentar o IVA ou tributar as mais-valias, se o Estado continua a esbanjar recursos?”

No campo político, foi, em 2007, mandatário do socialista António Costa nas eleições para a Câmara Municipal de Lisboa. Era casado com Maria José Morgado, magistrada do Ministério Público, que admiro e a quem envio as minhas condolências.

2 Comentários:

Às 17 maio, 2010 12:04 , Blogger Peter disse...

Maria José Morgado, na despedida do marido:

"intolerável com a corrupção, os cobardes e os oportunistas, morreu como sempre viveu: um homem livre."

 
Às 31 maio, 2010 14:54 , Blogger Peter disse...

Despedida eterna

Zé Luis: começámos esta tua última viagem (tu gostavas de viagens) na cama 56 dos serviços de cirurgia 1 do Hospital de Santa Maria. Lia-te poesia e um dia parámos neste poema da Sophia de Mello Breyner:

"Apesar das ruínas e da morte,
Onde sempre acabou cada ilusão,
A Força dos teus sonhos é tão forte,
Que tudo renasce a exaltação
E nunca as minhas mãos ficam vazias".

Assim foi.

No teu visionário e intenso mundo, a voracidade de um cancro traiçoeiro não te consumiu a alegria, a coragem, a liberdade.

Entraste pela morte dentro de olhos abertos. O mundo que habitavas era rico de ideias, de sonhos, de projectos, de honradez e carinho.

Percebemos o que ia acontecer quando no fundo do teu olhar sorridente brilhava uma estrela de tristeza. Quando te deixava ao fim do dia na cama 56 e te trazia no coração enquanto descia a Alameda da Cidade Universitária a respirar o teu ar da Universidade, das aulas e dos alunos que adoravas, do futuro em que acreditavas sempre.

Foste intolerável com a corrupção, com os cobardes e oportunistas. Não suportavas facilidades. Resististe à sordidez, à subserviência, à canalhice disfarçada de respeitabilidade e morreste como sempre viveste - livre.

Uma palavra para aqueles que te acompanharam nesta última viagem: para os melhores médicos do mundo, para as melhores equipas de enfermagem e de apoio, num exemplo de inexcedível dedicação ao serviço médico público. Vivi com emoção diária o carinho com que te cuidaram.

Uma palavra de gratidão sentida para o Professor Luis Costa e Paulo Costa. E para um velho amigo de sempre o Miguel.

Também para Laura e para o Jorge e para a minha mãe e toda a família que nunca te deixou.

Por fim uma palavra para aqueles amigos que inventaram uma barricada contra a morte no serviço de cirurgia 1, cama 56, e te ajudaram a escrever, a pensar, a continuar a trabalhar: o João Gama, o João Pereira e senhor Albuquerque, cada um à sua maneira.

Suspiraste nos meus braços pela última vez cerca da 1,15 da madrugada do dia 14 de Maio.

Vai faltar-me a tua mão a agarrar na minha enquanto passeávamos e conversávamos.

Provavelmente uma saudade ridícula, perante a força do exemplo e da obra que nos deixaste e me foi trazido por todos aqueles que te homenagearam - a quem deixo a tua eterna gratidão.

Tenham a coragem de continuar.

[16.05.2010 - Maria José Morgado]



Cumprimentos
Luiz Pinto

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial