quinta-feira, dezembro 4



Nassim Nicholas Taleb, O Cisne Negro,
- O Impacto do Altamente Improvável
,
P. Dom Quixote, Lisboa, 2007

Revelador, profético.
A crise financeira explicada
antes de ter ocorrido.

Taleb, matemático, filósofo, e financeiro
debruça-se sobre a falácia da curva de Gauss
- a das probabilidades em forma de sino -
a qual faz crer como improváveis, eventos extremos
o que, no mundo das ciências sociais, como no da física
dos eventos 'escaláveis', se comportam mais pelas curvas
de potência, como os replicados pela geometria fractal...

No fundo, o venerável Popper preside ao conceito:
não são comprovativos os factos corroborativos
de um sistema explicativo do mundo:

- Qualquer contraprova negativa
obriga a revisionar a teoria.

Assim, a crise financeira do subprime
e o credit crunch da banca desregulada!

Etiquetas: ,

5 Comentários:

Às 04 dezembro, 2008 13:52 , Blogger vbm disse...

Peter,

Não é o caso deste post, mas, no geral, edito textos pretéritos, raramente de redacção actual, ao vivo

Assim, arrisco-me a indesejáveis repetições.

Se não achares mal, era capaz de classificar os posts editados, quer pelo assunto, quer por uma marca - v -, por exemplo, para me certificar que não repito.

Exemplifico, neste post,e com o teu agrément classificarei os anteriores.

 
Às 04 dezembro, 2008 14:24 , Blogger Peter disse...

vbm

Por mim td bem, não há qq problema. Eu tenho os textos e gravuras arquivados e de tempos a tempos, faço um back-up. Mas não resulta a 100% pq aquilo k edito qd não estou em Lisboa faço-o no portátil e não vem pr'aqui.

"A crise financeira explicada antes de ter ocorrido" aguçou-me o apetite, achas k é de comprar? É k ando nas "encolhas" e ontem comprei antes que esgotasse:
- "O futuro está determinado?" do nosso Ilya Prigogine.
Tb comprei "Einstein - a sua vida e universo", classificada como a melhor biografia do ano.

Voltando ao texto que publicaste, a "curva de Gauss" não será imperativa e a prová-lo está o "imbróglio" em que está metida a economia muundial por virtude de eventos inopinados: o "subprime" e o "credit crunch". Portanto oportunidade para as "curvas de potência" e a geometria "fractal"; e pq não o "efeito borboleta" e a "teoria do caos". Um assunto interessante para explanares.

P.S.- Fui convidado e aceitei em publicar aos Domingos um artigo no blogue "Notas soltas_ideias tontas". Claro que aos Domingos não publicarei aqui.

 
Às 04 dezembro, 2008 14:57 , Blogger vbm disse...

:) Bem, eu gostei do livro, mas uma aproximação pela net parece-me suficiente. Há, dele, Taleb, uma entrevista ao lado de Mandelbrot que vale a pena ver, no You Tube. Mas, para ti, Popper - ainda não li a Autobiografia dele que uma vez me falaste e comprei; aguarda vez! -, Prygogine e o Einstein contêm intelctualmente e superam a doutrina prudencial de Nassim Taleb.

 
Às 04 dezembro, 2008 16:29 , Anonymous Anónimo disse...

Despertou-me a curiosidade ... na próxima ida à FNAC está debaixo de olho!

 
Às 04 dezembro, 2008 17:37 , Anonymous Anónimo disse...

O portallisboa (www.portallisboa.net) anuncia que estão abertas as inscrições para a participação na obra “Entre o Sono e o Sonho “ – Antologia de Poetas Contemporâneos. Colectânea a ser editada pela Chiado Editora. Consulte o regulamento em: http://www.portallisboa.net/modules.php?name=sonosonho

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial