terça-feira, agosto 7

Técnicas de protesto

Leiam estas três preciosas dicas sobre como lidar com as agressões de "telemarketing", que constituem para todos nós uma praga quase diária.

1ª - Um método que realmente funciona:

Ao receber uma chamada de telemarketing a oferecer um produto ou um serviço, diga apenas, com toda a cortesia:

"Por favor, aguarde um momento.".

Dito isto, deixe o telefone sobre a mesa e vá fazer outras tarefas (em vez de simplesmente desligar o telefone de imediato).
Isso vai fazer com que cada chamada de telemarketing para o seu telefone tenha uma duração longuíssima, ultrapassando em muito os limites impostos ao indivíduo que lhe ligou.

De vez em quando, verifique se o sujeitinho ou menina ainda está em linha.
Reponha o telefone na posição de repouso apenas quando tiver a certeza de que desligaram. Não tenha dúvida de que esta é uma lição de custo elevado para os intrusos.

2ª - Já alguma vez lhe sucedeu atender o telefone e parecer que não há ninguém do outro lado?

Em caso afirmativo, fique a saber que esta é uma técnica de telemarketing executada por um sistema computorizado, o qual estabelece a ligação e regista a hora em que a pessoa atendeu o telefone. Esta técnica é utilizada por alguns serviços de marketing para determinar a melhor hora do dia em que uma pessoa dos serviços poderá ligar-lhe, evitando assim que o "precioso" tempo de ligação deles venha a ser desperdiçado, se não encontrar ninguém em casa.

Neste caso, ao receber este tipo de ligação, não desligue. Ao invés, pressione imediatamente a tecla "#" do aparelho, seis ou sete vezes seguidas e em sequência rápida. Normalmente, este procedimento confunde o computador que discou o seu número, obrigando-o registar o seu número como inválido, eliminando-o assim da base de dados.

3ª - Publicidade inserida nas contas recebidas pelo correio

Todos os meses recebemos publicidade indesejada inserida nas contas de telefone, luz, água, cartões de crédito, etc. Muitas vezes essa propaganda vem acompanhada de um envelope-resposta, que "não precisa selar; o selo será pago por..."

Insira nesses envelopes pré-pagos a publicidade recebida e coloque-a no correio, endereçada de volta o a essas companhias. Caso queira preservar a sua privacidade, antes de inserir a publicidade no envelope remova todo e qualquer item que possa identificá-lo.

Este é um método que funciona excelentemente para ofertas de cartões, empréstimos, e outro material não solicitado. Portanto, não atire fora esses envelopes pré-pagos! Ao devolvê-los com a propaganda recebida, está a fazer com que as referidas empresas paguem duas vezes pela publicidade enviada. Se quiser acrescentar um requinte de malvadez, aproveite para inserir anúncios da pizzaria do seu bairro, da lavandaria, da florista, do canalizador, do oculista, da costureira, do talho, do dentista, da tabacaria, do barbeiro, do fabricante de marquises de alumínio, da peixaria, do serralheiro, ou de qualquer outra actividade comercial local do mesmo género, que esteja mais à mão.

Há já várias pessoas (eu, por exemplo) a usarem estes métodos de devolver o lixo publicitário. Está na altura de mandarmos o nosso recado às empresas.

É preciso, no entanto, que se atinja um número expressivo de pessoas a aplicar estas técnicas eficazes de protesto. Talvez não seja má ideia passarem este mail aos vossos amigos.

(recebido por e-mail)

6 Comentários:

Às 07 agosto, 2007 12:31 , Blogger vieira calado disse...

Preciosas informações!

 
Às 07 agosto, 2007 14:13 , Blogger Paula Raposo disse...

Óptimas ideias!!

 
Às 07 agosto, 2007 16:34 , Blogger Papoila disse...

Pé ante pé visito os meus amigos antes que me faça à estrada... pausa nas férias!
Preciosa informação nos pontos 1 e 2 porque o 3 já usava... Essa de colocar o telefone ao lado agradou-me... normalmente respondo que eu não sou eu... essa método é mais requintado...
Beijos

 
Às 07 agosto, 2007 16:38 , Anonymous Anónimo disse...

sem publicidade, como saberia que este ou aquele equipamento estaria aquele preço?

hmm
publicidade é necessária.

e garante o emprego a muitos


Beijo
lúcia

 
Às 07 agosto, 2007 21:30 , Blogger Marta Vinhais disse...

Nunca me lembraria disso...talvez aplicar quando telefonam para a empresa, a falar disto e daquilo e ocupam por longos minutos a linha..
Obrigada pela dica - amanhã começo a dizer que sou uma gravação e que estamos encerrados para férias...
Obrigada pela visita ao blog...
Beijos e abraços
Marta

 
Às 08 agosto, 2007 12:25 , Blogger Amita disse...

Muitas das situações focadas no texto já me aconteceram. Excelentes dicas para pôr em funcionamento... :)
Bjos e boas férias

 

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