quinta-feira, agosto 2

Ancona, Urbino e Rafael

Olhando para o mapa da Itália nota-se que a partir do centro da Bota existe uma elevação que vai em direcção ao mar Adriático, e é exactamente nesta elevação que surge Ancona, palavra grega que significa “cotovelo”. O cotovelo nasce no monte Conero e estende-se até ao mar por um desfiladeiro de penhascos. Como todas as localidades da costa do Adriático, Ancona vê o sol nascer do lado do mar, mas é a única privilegiada que, devido à sua forma de cotovelo, no Verão admira o pôr do sol também do lado do mar.

A partir daí dirigimo-nos para Urbino. Urbino é uma cidade pequenina. À primeira vista parece quase igual a Siena: ruas apertadinhas a subir, casas com janelas verdes e paredes castanhas. Em Urbino há a casa natal de Rafaello!

Rafael, em italiano Raffaello Sanzio, nasceu em Urbino a 6 de Abril de 1483 e, como todos sabem, foi um mestre da pintura e da arquitectura da escola de Florença, durante o Renascimento italiano, celebrado pela perfeição e suavidade das suas obras. Também é conhecido por Raffaello Sanzio, Raffaello Santi, Raffaello de Urbino ou Rafael Sanzio de Urbino.
Quando do nascimento de Rafael, o seu pai, Giovanni, dirigia um famoso estúdio em Urbino. Ele ensinou o filho a pintar e introduziu-o na corte humanista de Urbino, que, no final do século XV, havia-se tornado um dos mais activos centros culturais da Itália, sob a regência de Federico de Montefeltro.

4 Comentários:

Às 02 agosto, 2007 01:29 , Blogger Peter disse...

As fotos são minhas, por isso não têm "copyright".
Talvez publique algumas fotos de obras de arte que existem no espectacular Palácio de Federico de Montefeltro, em Urbino.

 
Às 03 agosto, 2007 22:19 , Blogger Peter disse...

"blue", calma ...

 
Às 04 agosto, 2007 09:35 , Blogger António disse...

Peter!
Ainda há pouco li que ías de férias...
Afinal como é?

Abraço

 
Às 04 agosto, 2007 16:19 , Blogger Peter disse...

António

Para mim, o estar de férias é não estar em Lisboa.

Abraço

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial