sábado, agosto 12

James Van Allen


Inaugurando a era da exploração espacial pelos EUA, estes lançaram em 01 FEV 1958, o primeiro satélite da série "Explorer", o qual, entre os instrumentos de medida que transportava, incluia um criado pelo cientista James Van Allen, destinado a medir a densidade de electrões e iões no espaço em torno da Terra, tendo permanecido em órbita até Março de 1970. As medições feitas pelo dispositivo criado por Van Allen levaram à descoberta de uma zona de iões de alta energia que rodeia a Terra e que passou a ser designada como "Cintura de radiação de Van Allen".
O "Explorer I", cessou as suas transmissões em 28 FEV 1958, muito possivelmente por influência dessa cintura de radiação, até aí desconhecida.
James Van Allen tornou-se assim um pioneiro no campo da Astrofísica, tendo morrido em 09 de Agosto deste ano, com a idade de 91 anos.

Credit: courtesy Marshall Space Flight Center, NASA

2 Comentários:

Às 15 agosto, 2006 19:28 , Blogger Amita disse...

Olá Peter
Vim ler os teus textos até este que é muito interessante, o "choque de civilizações" muito bem escrito que estava interessada em ler e de que gostei imenso e ver as tuas belas fotografias. Hoje não terei tempo para muito mais, embora tivesse visto mais acima um post que terei de ler.
Voltarei. Sempre volto, não é? :)
Bjos

 
Às 15 agosto, 2006 21:28 , Blogger Peter disse...

Amita

É engraçado, as pessoas vêem o foguetão e assustam-se pois pensam logo em guerra e, muito possivelmente, ninguém lê. Mas trata-se de uma grande descoberta que permitiu a existência dos satélites de intercomunicação, da INTERNET, dos satélites meteorológicos e dos com fins bélicos, como é evidente, etc

Foram as medições feitas pelo dispositivo criado por Van Allen que levaram à descoberta de uma zona de iões de alta energia que rodeia a Terra, que passou a ser designada como "Cintura de radiação de Van Allen" e que permitiu proteger os satélites acima referidos, dos perigos dessas radiações.

Às vezes o que não parece é ...

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial