sexta-feira, junho 2

Direitos de autor

Ontem, na minha ronda pelas livrarias, vi e comprei um livro de versos. Trata-se de uma autora, ou autor, não sei bem porque o facto não me interessa, na medida em que eu gosto é de ler os versos, independentemente do sexo de quem os escreve.
Ora eu lia-os era no blog, portanto foi o blog que me deu a conhecer o autor/a e que me levou a comprar o livro. Isto significa que a referida pessoa beneficiou, através do blog, de publicidade gratuita.
Continuo a gostar de ler o poeta e não me anima qualquer má vontade contra o mesmo (vou passar a adoptar o sexo masculino ao referi-lo, apenas para simplificar) e a prova é que acabo de incluir o blog, que entretanto mudou de nome, nos n/links.

É óbvio que quem publica um livro beneficia e com toda a justiça, dos respectivos "direitos de autor". Não é isso que está em causa.
Julgo que os mesmos direitos, desde que haja uma inscrição prévia na SPA, são extensíveis aos blogs. Não tenho a certeza, mas admito que seja assim.

Mas ficam umas perguntas no ar, para as quais não tenho resposta e gostava que me esclarecessem:

- Até que ponto é legal que um autor dum blog possa fazer no mesmo propaganda da sua obra literária, inclusivamente publicando uma foto da capa do seu livro?

- A publicação eventual dum poema dum autor num outro blog, desde que se identifique o mesmo e, se possível, a obra de onde foi retirado, contribui ou não para o dar a conhecer?

11 Comentários:

Às 02 junho, 2006 22:06 , Blogger Heloisa B.P disse...

Meu Abraco e meu Obrigada, AQUI deixo!
Agradeci-Lhe ha' dias, via e-mail,espero tenha recebido!
Heloisa.
***********

 
Às 02 junho, 2006 22:43 , Blogger Peter disse...

Sim Heloisa. Estava convencido que lhe tinha respondido.Desculpe-me se não o fiz.

 
Às 03 junho, 2006 00:24 , Blogger Unknown disse...

Este teu post sugere-me as seguintes considerações:

1.É evidente que o autor a que te referes é do sexo feminino e tu sabes bem (aliás muito melhor ainda o teu companheiro de blog se se lembrar de um certo telefonema) que o é. Não sei qual o teu problema em referir directamente o nome da Encandescente. Medo?
2.Não é nada óbvio, e demonstra um completo desconhecimento do que estás a falar, que quem publique um livro beneficie de direitos de autor. Muito pelo contrário a grande maioria das edições que são feitas hoje em dia são "de autor". E o dito autor, regra geral, perde bastante dinheiro. Não quer dizer que seja este o caso da Encandescente.
3.Não percebo qual a tua questão com a legalidade de se fazer "propaganda" num blog dos livros que o autor edita. Estúpido seria não o fazer. Mesmo com foto da capa (essa é outra que não percebo).
4.É evidente que se se publicar o poema de um dado autor no blog com referência ao autor, essa sim obrigatória, se está a contribuir para a sua divulgação.

É um post no minimo estranho, principalmente tendo em consideração quem é o teu companheiro neste blog e as muitas coisas que se passaram há cerca de 2 anos.

Fiquem bem.

 
Às 03 junho, 2006 12:49 , Blogger Peter disse...

"ognid", fiz duas perguntas no meu artigo e respondeste a elas. Obrigado.
Costumo colocar as questões na generalidade, sem visar directamente qualquer pessoa.

Não compreendo este parágrafo:
"É um post no mínimo estranho, principalmente tendo em consideração quem é o teu companheiro neste blog e as muitas coisas que se passaram há cerca de 2 anos."
mas como o assunto não me diz respeito, mas sim ao meu "companheiro neste blog" o melhor será ele responder-te, se assim o entender.

 
Às 04 junho, 2006 22:34 , Blogger Peter disse...

"sutra", dizes:

"acho que qualquer um de nós já entende o suficiente disto para saber que estaremos a ajudar o autor a divulgar a sua obra"

Eu entendo assim.

 
Às 05 junho, 2006 10:00 , Blogger Ant disse...

Peter, já tinha visto o comentário do Ognid, mas ele deve estar a referir-se à Bluegift porque não conheço o sr. de lado nenhum... digo eu... De qualquer modo não me recordo de telefonema algum e recordo-me de várias conversas sobre este assunto das autorias, e não me vou alargar muito.
De resto ierei lá ao blog do sr. e ver quem é só pela curiosidade.

 
Às 05 junho, 2006 11:26 , Blogger Unknown disse...

Ant... claro que sabes bem quem eu sou assim como a minha irmã. Tem piada que até colaboro num blog alojado no teu servidor. Portanto não te faças de inocente que comigo isso não pega. Ok?

 
Às 05 junho, 2006 18:13 , Blogger Unknown disse...

Se se confirmar o que a Sutra comentou no meu blog devo um pedido de desculpas ao Ant pelo que disse. Pensei que o outro colaborador deste blog ainda fosse o habitual e dito jornalista/escritor/engatatão virtual e de outros Acasos. Caso a Sutra tenha razão aqui fica desde já o meu pedido de desculpas ao Ant.

 
Às 05 junho, 2006 18:27 , Blogger Unknown disse...

Este comentário foi removido por um gestor do blogue.

 
Às 05 junho, 2006 21:01 , Anonymous Anónimo disse...

Feito o pedido de desculpas ao Ant por mail, fica aqui em publico o mesmo. O meu comentário foi feito de uma forma indelicada pensando que era outra a pessoa que colaborava neste blog, felizmente não é. Ant reitero o pedido de desculpas, Peter o direito á opinião é livre se eu não pensasse assim não tinha uma página, a ti também as minhas desculpas pelo comentario brusco que não faria não fora a troca de identidades.
E apesar de não gostar de pavões, bichos ou não, gostei do post acima.

 
Às 06 junho, 2006 12:23 , Blogger Ant disse...

encandescente, como é óbvio o assunto está encerrado.
Continuemos a divertir-nos, a criticar, analisar, etc.
Na minha opinião temos todo o direito de promover o que fazemos do modo que achamos mais eficaz.
Boa sorte para essas edições.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial