quarta-feira, fevereiro 22

Entrevista a António Lobo Antunes


Excerto de uma entrevista de António Lobo Antunes à revista Visão, onde, às tantas, se evoca a guerra do Ultramar, em Angola, em que o Autor tomou parte. Não é em vão que o mesmo é justamente considerado (pelo menos por mim) o maior escritor português vivo.

[...]

V: Ainda sonha com a guerra?

ALA: (...) Apesar de tudo, penso que guardávamos uma parte sã que nos permitia continuar a funcionar. Os que não conseguiam são aqueles que, agora, aparecem nas consultas. Ao mesmo tempo havia coisas extraordinárias. Quando o Benfica jogava, púnhamos os altifalantes virados para a mata e, assim, não havia ataques.

V: Parava a guerra?

ALA: Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra. E nada disto acontecia com os jogos do Porto e do Sporting, coisa que aborrecia o capitão e alguns alferes mais bem nascidos. Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?

V: Não vou pôr isso na entrevista...

ALA: Pode pôr. Pode pôr. Faz algum sentido dar um tiro num sócio do Benfica?

[…]

P.S. – Eu sou do Sportimg …

14 Comentários:

Às 22 fevereiro, 2006 02:28 , Blogger HatA/mãe disse...

Interessante Peter
Boa noite, bem cheia de estrelas.
Um abraço

 
Às 22 fevereiro, 2006 03:17 , Blogger lazuli disse...

Peter, o melhor de tudo é a forma como resumiste a entrevista.
É preciso ter engenho e arte para tal..só como tu sabes.
Também é dos meus preferidos.
E nunca li só "meio livro":)

Beijos ....

 
Às 22 fevereiro, 2006 08:58 , Blogger Peter disse...

"noitestrelada", tenho a impressão que tu e a "lazuli" andam a disputar o "campeonato das noctívagas".

Abraço

 
Às 22 fevereiro, 2006 09:02 , Blogger Peter disse...

"lazuli", um dia tens de me explicar o que é essa do "meio livro" :)

Beijos (sem reticências)

P.S. - Eu ganho o "campeonato do mais madrugador"

 
Às 22 fevereiro, 2006 09:45 , Blogger MARTA disse...

Olá, Peter
"percebo que se dispare contra um sócio do Porto" - mas o que é isto?
Não sou uma grande adepta do FCP, mas defendo o Porto com unhas e dentes.
Por isso, vou "riscar" o Lobo Antunes da minha lista.
Bom dia de trabalho e também sou madrugadora.
Um abraço
Marta

 
Às 22 fevereiro, 2006 11:56 , Anonymous zezinho disse...

Excelente enquanto escrtor....porém nem toda a gente pode ser perfeita...do Benfica? - O que é isso? RAG

 
Às 22 fevereiro, 2006 12:43 , Blogger bluegift disse...

"Eu até percebo que se dispare contra um sócio do Porto, mas agora contra um do Benfica?"

Espectáculo, Peter. 5 estrelas!

Hoje reuni com uma equipa international, e falávamos de provas transculturais e da minha experiência em trabalhar com pessoas de raiz angolana, moçambicana, guineense, cabo-verdiana, san tomense, macaense, timorense, brasileira, goesa... Às tantas parei de falar, impressionada eu mesma com o que acabava de relatar, e só me saiu esta: "e somos todos do Benfica!" Gargalhada geral, claro :P

(eu sou belenenses...)

 
Às 22 fevereiro, 2006 12:53 , Blogger bluegift disse...

Peter e Zé, não me apetece nada mudar a música. Acho que ela acompanha tão bem este blogue que fica bem aqui por mais uma semaninha. Que acham ?

 
Às 22 fevereiro, 2006 13:01 , Blogger bluegift disse...

Peter, vou roubar-te este artigo ;)

 
Às 22 fevereiro, 2006 14:50 , Anonymous zezinho disse...

Por mim acho bem blue.......zinha!
Beijocas

 
Às 22 fevereiro, 2006 15:42 , Blogger Lady disse...

Não gosto de futebol, não perco tempo com futebol e, quando dele falo é apenas para repetir o que dizem os outros.
Sou simpatizante do Benfica, mas não me motiva a fazer festas ou qualquer tipo de comemoração.

Prefiro ocupar o tempo que perderia a ver um jogo de fuebol, lendo, principalmente poesia. Ou um livro do ALA.

Beijinhos

 
Às 22 fevereiro, 2006 22:14 , Blogger Peter disse...

Espantoso! Todos os comments se preocupam em falar do futebol, quando o essencial do que diz o Lobo Antunes e o que merecia ter sido abordado, é "simplesmente" isto:

"Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra."

Decididamente o escritor continua a ser um proscrito na sua terra ...

 
Às 22 fevereiro, 2006 22:17 , Blogger Peter disse...

Espantoso! Todos os comments se preocupam em falar do futebol, quando o essencial do que diz o Lobo Antunes e o que merecia ter sido abordado, é "simplesmente" isto:

"Parava a guerra. Até o MPLA era do Benfica. Era uma sensação ainda mais estranha porque não faz sentido estarmos zangados com pessoas que são do mesmo clube que nós. O Benfica foi, de facto, o melhor protector da guerra."

Decididamente o escritor continua a ser um proscrito na sua terra ...

 
Às 23 fevereiro, 2006 17:23 , Blogger Lady disse...

Definitivamente tens razão Peter, pois parecemos todos uns incultos que só pensamos na cultura do futebol, até eu que comecei por dizer que não gostava dele.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar comentários [Atom]

Hiperligações para esta mensagem:

Criar uma hiperligação

<< Página inicial