quinta-feira, novembro 3

O sexto sentido da Astronomia

Segundo as últimas notícias recebidas do OAL, uma antiga previsão da Física teórica, “as ondas gravitacionais”, poderá deixar de ser uma previsão, para passar a ser um instrumento útil no estudo do Universo.

As “ondas gravitacionais” foram previstas pela teoria da relatividade geral de Einstein e são produzidas pela variação da configuração de objectos massivos (como o movimento rapidamente acelerado do colapso de uma estrela) e assemelham-se à radiação electromagnética, produzida pela oscilação de cargas eléctricas.
Pelo facto de serem extremamente difíceis de detectar (a radiação gravitacional é muito mais fraca que a sua “parente” electromagnética) nunca foram observadas, mas a confiança da maioria dos cientistas na teoria da relatividade geral (que até agora nunca errou) leva a que se acredite na realidade destas ondas e se continuem a elaborar experiências para a sua detecção.

Hoje em dia a nossa compreensão do cosmos é feita através da radiação electromagnética mas, infelizmente, tal informação não chega para responder a todas as questões, sobretudo as relacionadas com buracos negros e afins, que não deixam a radiação electromagnética escapar.

As “ondas gravitacionais” atravessam o universo sem sofrerem alterações e podem chegar até nós com notícias surpreendentes sobre o nascimento de um buraco negro ou mesmo com revelações sobre o universo, encarado como um todo.
Assim, é como se o ser humano pudesse ter adquirido “um sexto sentido”, que lhe permite aperceber-se de tudo aquilo que lhe tinha escapado até agora.

Etiquetas:

5 Comentários:

Às 03 novembro, 2005 10:19 , Blogger Peter disse...

Se calhar ...

 
Às 03 novembro, 2005 10:37 , Blogger Peter disse...

yatashi, nem calculas, como fico satisfeito por haver alguém que lê estas coisas!

Bom dia para ti.

 
Às 03 novembro, 2005 16:11 , Anonymous Anónimo disse...

sexto sentido... sétimo sentido...
...com tantos sentidos... ainda no perdemos... é preciso colocar placas indicadoras... caso contrario não saberemos qual o sentido a escolher...
FORÇ'AÍ!
js de http://politicatsf.blogs.sapo.pt e http://mprcoiso.blogs.sapo.pt

 
Às 03 novembro, 2005 19:29 , Blogger Peter disse...

js,estive agora no "política TSF" a fazer um pedido.

Gosto destes assuntos. Há pouco tempo publiquei um artigo: Existimos?, completado com o Existimos? (Parte II), tradução dum texto francês enviado pela bluegift.

 
Às 03 novembro, 2005 20:41 , Blogger Su disse...

gostei de ler-te, aprendi
jocas maradas

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial