E assim aparece a rosa
O nome vem do latim “rosa” e do grego “rhodon”. As rosas estão entre as flores mais antigas a serem cultivadas. A primeira parece ter crescido nos jardins asiáticos há 5000 anos. Na sua forma selvagem a flor é ainda mais antiga; fósseis dessas rosas datam de há 35 milhões de anos. Muitas variedades de rosas foram perdidas durante a queda do império romano e a invasão muçulmana da Europa.
Após a conquista da Pérsia no século VII, os muçulmanos desenvolveram o gosto pelas rosas, e à medida que o seu império se estendia da Índia à Espanha muitas variedades de rosas foram novamente introduzidas na Europa.
Durante a Idade Média, as rosas eram muito cultivadas nos mosteiros. Era regra que pelo menos um monge fosse especialista em botânica e estivesse familiarizado com as virtudes medicinais da rosa e das flores em geral…
Shakespeare, em Romeu e Julieta, com uma única frase definiu bem aquilo que sentimos por esta flor:
"Aquilo a que chamamos rosa, com outro nome seria igualmente doce".
"Os Deuses Gregos”:
Afrodite deu uma rosa ao seu filho Eros, o Deus do amor. A rosa tornou-se um símbolo de amor e desejo. Eros deu a rosa a Harpócrates, o Deus do silêncio, para o induzir a não falar sobre as indiscrições amorosas da sua mãe. Assim, a rosa tornou-se também um símbolo do silêncio e do segredo. Na Idade Média era suspensa uma rosa do tecto da câmara municipal comprometendo todos os presentes ao silêncio.
(autor desconhecido)
4 Comentários:
É caso para dizer blábláblá...
Trago uma rosa, querida,
Espelho do meu desejo.
Resultou: o nosso beijo
Foi beijo da nossa vida.
SYOKA ( visconde )
A história da rosa. A rosa do amor e do desejo do silêncio e do mistério.
Belíssimo artigo.
Beijo
Olá, Peter!
E Rosa é também nome de mulher!...
E...nunca mais me esqueci:
rosa
rosa
rosae
rosae
rosam
rosa
rosae
rosae
rosarum
rosis
rosa
rosis
ah ah ah
Abraço
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial