Baiser dans l’Hotel de Ville (Beijo na Prefeitura)
Esta foto é célebre. Foi tirada por Robert Doisneau, um dos mais importantes fotógrafos franceses do último século e cuja obra pode ser vista na exposição: “Doisneau – Paris em Liberdade”, que se encontra em exibição na prefeitura da capital francesa até 17 de Fevereiro de 2007.
É uma das suas imagens mais famosas, feita em 1950 para a revista norte-americana Life.
Robert Doisneau tornou-se mundialmente conhecido pelas suas imagens que mostravam o lado popular e romântico de Paris. Nascido na periferia da capital francesa, percorreu incansavelmente as ruas de Paris durante 60 anos, fotografando cenas do quotidiano, sobretudo entre as décadas de 40 e 60.
A exposição acima referida reúne 280 fotos, tiradas pelas ruas de Paris entre os anos de 1930 e o início da década de 90 e tem como objectivo realizar um passeio pelo imaginário parisiense do fotógrafo. A sua obra fez com que ele fosse considerado um fotógrafo da chamada "escola humanista", movimento artístico que inspirou cineastas como Marcel Carné ou escritores como Jacques Prévert, mas o fotógrafo sempre recusou a ideia de que o seu trabalho pudesse ser comparado ao de um historiador da capital ou de um etnólogo e dizia ser apenas uma "falsa testemunha da sua época".
As suas fotos permitem observar as grandes mudanças da cidade que se modernizava: da Paris romântica dos anos 50 aos prédios de concreto dos anos 70, Doisneau fotografou as transformações urbanas da capital. Mas Robert Doisneau também foi um dos pioneiros na arte de fotografar personalidades em lugares do quotidiano, como o cineasta Orson Wells ou o escultor Giacometti.
Doisneau vendeu a sua primeira reportagem fotográfica em 1932 e logo depois foi contratado como fotógrafo industrial pela Renault, acabando sendo despedido por faltar com frequência ao trabalho. Na realidade, preferia tirar fotos pelas ruas de Paris. O fotógrafo faleceu em Abril de 1994, deixando um acervo de 450 mil negativos.
(Elementos colhidos no Google, para além da foto já fazer parte dos meus arquivos e conhecer o seu autor)
10 Comentários:
Olá, Peter. Obrigada - conhecia a fotografia, mas nunca tinha lido nada sobre o autor.
Gostei muito - há coisas que nos marcam para sempre, não é?
Quanto ao comentário do post anterior, a verdade é para ser dita e eu disse o que sentia, o que ainda sinto. Por isso, repito: foste e és muito gentil.
Beijos e abraços
Marta
Marta, obrigado. Fazes-me corar.
A foto é espectacular, parece a própria vida. Consegue captar a envolvência do par amoroso, esquecendo tudo, sós, no meio da multidão que os engolfa no ambiente mítico da cidade do amor.
Como dizes:
"há coisas que nos marcam para sempre, não é?"
Está um lindo dia de sol.
Aproveita-o bem*
Esta fotografia histórica é magnífica.
Um beijo
Esta imagem é um ícone.
"papoila", tens razão. Estou a imaginar o RDoisneau, sentado na esplanada a beber "un demis" e rápido a fazer o "boneco" que ficaria para a história.
"mfc", tens razão, encontraste a designação apropriada: um "ícone".
Já há bastante tempo, fui "roubar-te" uma foto que, qualquer dia, republico-a. É um homem a dar milho aos pombos, em que se vêem nitidamente os grãos de milho no ar.
"As suas fotos permitem observar as grandes mudanças da cidade que se modernizava: da Paris romântica dos anos 50 aos prédios de concreto dos anos 70, Doisneau fotografou as transformações urbanas da capital. Mas Robert Doisneau também foi um dos pioneiros na arte de fotografar personalidades em lugares do quotidiano, como o cineasta Orson Wells ou o escultor Giacometti."
************************************
GRANDES MUDANCAS!!!!!!!
MAS A *ALMA E A ARTE DO ARTISTA* SAO INTEMPORAIS!!!!!
OBRIGADA PETER*!
SEMPRE LEVO DAQUI UMA *MAIS VALIA& E UM SORRISO CONTENTE*!
FOTOGRAFIA COMO ARTE *SEMPRE*!!!!!
A PRETO E BRANCO...*OURO SOBRE AZUL*!!!!!
_ADOREI!
GRATA POR SUA VISTA!
Como ja' se apercebeu ando com um sem-numero de problemas (PC INCLUSO!)
Mas... voltarei SEMPRE, mesmo devagar!
UM ABRACO!
OUTRO A BLUE (ANA), SE ANDAR POR AI'!!!!!
Heloisa
*********
bom... na verdade o que gostei mmoooooooo foi descobrir ko Peter cora!!! hihihihihihi nã tens vergonha?? um marmanjo dessa idade... tss tss
Beijo de enxofre
Olá, Peter!
Robert Doisneau: um nome que me era completamente estranho.
Já aprendi umas coisas.
Abraço
António, mas a foto não era certamente?
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial