sexta-feira, dezembro 1

Amadeo de Souza-Cardoso


Nascido em 1887 e falecido prematuramente aos 31 anos de idade vítima de pneumonia, precursor da arte moderna, Amadeo de Souza-Cardozo não teve oportunidade de ver o seu trabalho reconhecido: "seguiu o mesmo trilho dos vanguardistas de todos os tempos e de todas as actividades, administrando a incompreensão alheia. À humanidade custa a aceitar novos processos ou ideias e, por conseguinte, para os precursores, a apreciação objectiva e o coroamento dos seus esforços dá-se ou no final da vida, ou somente após a sua morte."

Lentamente, à medida que os preconceitos em relação ao modernismo foram sendo afastados, o nome de Souza-Cardoso ganhou a devida importância em Portugal. Ninguém é culpado, ele era um visionário, vivia fora do seu tempo e, tal como tantos outros, pagou um alto preço por isso.

No ano das comemorações do cinquentenário da Fundação Calouste Gulbenkian completam-se 100 anos sobre a partida do artista para Paris, com 19 anos, onde tomou contato com o Impressionismo e depois com o Expressionismo e o Cubismo. Ali valeu-lhe muito a sua aproximação com Amadeu Modigliani, de quem se tornou grande amigo, compartilhando com ele um atelier e até realizando exposições juntos, em 1911. Depois de participar numa exposição nos Estados Unidos, em 1913 voltou a Portugal, onde teve a ousadia de realizar duas exposições, respectivamente no Porto e em Lisboa, causando escândalo entre os seus compatriotas e chegando até a haver confrontos físicos entre críticos e defensores da arte moderna. Em 1918, surgiria a grande oportunidade de desenvolver e encontrar reconhecimento da sua obra, mas Souza-Cardoso não teve tempo para esperar. Morreu nesse mesmo ano, como se disse acima, e muito tempo se passou até que as opiniões fossem revistas e o seu nome ocupasse o devido lugar na história da pintura portuguesa.

Como o artista nasceu no dia14 de Novembro, a FGG escolheu simbolicamente essa data para celebrar esse conjunto de acontecimentos. Podem ali apreciar a exposição do artista até 15 JAN 2007.

5 Comentários:

Às 01 dezembro, 2006 12:13 , Blogger Peter disse...

Também meu. Hoje estou a ganhar-te, é feriado por cá, mas é capaz de não ser por muitos anos ...

 
Às 02 dezembro, 2006 02:38 , Blogger Heloisa B.P disse...

GOSTO MUITO MUITO DE SOUSA-CARDOSO!
Anos atras, bons anos, andava entusiasmada estudando sua OBRA!
Apetece-me voltar a faze-Lo, assim ao de leve.
Gosto paricularmente de Modigliani!
Uma amiga minha no MULTIPLY ainda ha' dias colocou la' varias OBRAS DESTE PINTOR e, eu, fiquei bem FELIZ!
Vi, Sua passagem CARO PETER La' pelos meus "jardins e quintais" para, "parafrasear visitane meu", la' pelas bandas do Multiply! porque nao entra e se senta a sombra de uma "arvorezita" e tomamos um refresco LA'!???.......
E' capaz de encontrar por LA' tomando refresco e SOL outros AMIGOS!
Fica o CONVITE e... o DESAFIO!
ABRACO!
Heloisa
***********

 
Às 02 dezembro, 2006 02:41 , Blogger Heloisa B.P disse...

OLA' BLUEZINHA*!!!!!
Ando muito atrapalhada la' para as bandas do Heloisa!!!!
Nao sei que bicho Lhe mordeu!
MINHA AMIGA* quero escrever_lhe mas este malvado computador e... outros mais malvados 'problemas" nao me tem dado treguas!
Tentarei escrever-Lhe amanha!

Beijinho!
Heloisa
***************BOM SABADO! SERENO E RELAXANTE! E...FELIZ*, ja' agora!
SORRINDO!
*************

 
Às 02 dezembro, 2006 11:21 , Blogger Peter disse...

Heloísa, eu tb aderi a essa "coisa" do Multiply, mas não sei como funciona. Limitei-me a colocar lá os nomes de umas pessoas amigas (nenhuma se mostrou interessada) e a ouvir uma música que a "blue" me enviou.

P.S.-Sobre o seu blog, deixei lá um "comment"

 
Às 04 dezembro, 2006 16:38 , Blogger Heloisa B.P disse...

PETER*,
sobre o multiply eu Lhe falarei em e-mail ou se ja' tem ESPACO LA' enviarei mensagem Pessoal que funciona como E-mail!

Aquele e' UM ESPACO EXCELENTE, mas precisa algum tempo para se dar a conhecer!
TEM MIL POSIBILIDADES, especialmente ara quem perceba melhor de informatica que eu, que sou aquela ANALFABETA que meus AMIGOS JA' CONHECEM!
Mas, comentario LA' eu nao vi! Ou refere-se ao HELOISA CONVERSANDO COM AS PALAVRAS???
se for esse, ja' o VI E JA' LHE VIM TRAZER MEU ABRACO E MEU AGRADECIMENTO!
Mas, milhentos problemas eu tenho tido com computador BLOG e.. nao so'!...
ABRACO AMIGO!
Heloisa
***********

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial