terça-feira, maio 16

Rótulos

Não, não são os vulgares rótulos comerciais, são os que colocam às pessoas e que definem de imediato o seu estatuto, tornando-as cobiçadas, proscritas, ou reverenciadas.
Vou começar por estas últimas, por ser mais fácil:

- O Serapião da Silva que, convenhamos, tem um nome que não lembra ao diabo, por uma velha madrinha ter imposto a sua vontade aos pobres pais da criancinha, era conhecido familiarmente pelo "Pião", o que, como é óbvio, era motivo de gozo pelos colegas de escola.
A madrinha acabou por redimir-se, pagou-lhe os estudos e o Serapião acabou por se licenciar em Direito e empregar-se para aí num Banco.
Imediatamente mudou de nome: passou a ser o "Doutor" (aliás Portugal é um dos países onde este procedimento se verifica). Progrediu na carreira e hoje é o Dr Silva ( a utilização do apelido é também um atributo de "status").

Passemos aos outros:

- Li num blog que consta dos n/links ("Pedaços") um artigo a que já aqui me referi e de cujo contexto, retiro a seguinte frase:

- Se digo que alguém casado é bonito, ouço logo: «Olha que ele é casado». E eu respondo: «E depois? Não tem o direito de ser feliz?»

E assim surgem os outros rótulos que aplicam ao "A" e à "B":

"são amigos", "são muito amigos", "são namorados", "andam um com o outro" ... o que os/as coloca na situação de "cobiçados/as", ou de "proscritos/as"

Não se preocupem com o que eles são, ou deixam de ser. No fundo são pessoas. São apenas o “A” e a “B” que por aqui andam, que gostam de escrever e de comentar o que cada um escreve e o que os outros escrevem e que muitas vezes até nem se conhecem pessoalmente, o que não é impeditivo de entre eles se criar uma verdadeira amizade.

10 Comentários:

Às 16 maio, 2006 16:57 , Blogger Heloisa B.P disse...

CARISSIMO PETER*,
So' agora AQUI chego!
PERDOE!
Deixei MSG de AGRADECIMENTO E AMIZADE, no *POST DAS ROSAS*!
Renovo AQUI o MEU OBRIGADA!
Voltarei para LER o que tenho em atraso, assim que consiga estar sentada ao computador sem esta AGONIa que sinto agora!
FIZ QUESTAO, de Lhe deixar o meu SINCERO E HUMILDE OBRIGADA e os VOTOS de BEM-ESTAR para SI* e todos os QUE AMA*!
FICA UM ABRACO IMENSO, PARA TODOS* QUE ME TEM ACARINHADO!
Heloisa.
*************

 
Às 16 maio, 2006 17:17 , Blogger Marta Vinhais disse...

Olá, Peter.
Tens toda a razão; as pessoas têm muito a mania de rotularem os outros!!!
Hábito terrível e não acho que pimenta na lingua resolva o problema!
Não sei se o disse, mas volto a dizer, muito obrigada por tudo!
Um xi
Marta

 
Às 16 maio, 2006 18:22 , Anonymous Anónimo disse...

é.. um vicio terrivel que as pessoas têm, rotular tudo o que é visivel...

Beijo meu,
Lúcia

 
Às 16 maio, 2006 19:04 , Blogger LUIS MILHANO (Lumife) disse...

De facto é mais um "pecado" português...

Como seria bom antes de lançarem o rótulo olharem bem para dentro de si próprios.

Um abraço

 
Às 16 maio, 2006 23:00 , Blogger Papoila disse...

Olá Peter que grande texto! Os rótulos, as etiquetas, a necessidade de padrôes, a "norma"...
Por mim não me preocupo mas tenho rótulo...sou no mínimo "bizarra"... (lol)
Beijo

 
Às 16 maio, 2006 23:34 , Blogger Peter disse...

Heloisa, não tem nada que agradecer. Foi um testemunho da n/amizade.
Como digo na resposta ao seu comentário do texto das rosas:

- Tem mesmo de ir à bruxa.

 
Às 16 maio, 2006 23:45 , Blogger Peter disse...

Fernanda:

"Pois cada um é livre de criar pontes para aqueles que bem entender. E a amizade tem diversas maneiras de se mostrar, como aqui."

Gostei, beijo*

 
Às 17 maio, 2006 09:58 , Blogger Peter disse...

"com cheiro"? Deve ser um bocado complicado ...
Mas agora pergunta a minha curiosidade:
- Como é que sabes que gosto de rosas amarelas?

Não há dúvida que aqui na NET sabe-se tudo.

Um beijo e um bom dia para ti, com bons encontros ;)

 
Às 17 maio, 2006 11:17 , Blogger Ant disse...

Ora aqui está um post que se impunha há muito tempo. Os juízos de valor que por aí se lêem.
Boa Peter.
Abraço

 
Às 17 maio, 2006 14:04 , Blogger Heloisa disse...

Sim, realmente, parece que preciso mesmo de "uma bruxinha de servico"; que, como lhe digo ali mais "abaixo","eu nao quero crer que ha' bruxas, mas..."!
_Excelente POST, este, meu Caro, e, como diz *lazuli* na sua MSG, e' um post a "tu"!...digo eu:a *PETER*,e, ja' nao me surpreendem porque ja' me habituei;apenas,me AGRADAM e, na maioria das vezes estou de acordo quase a 100% ou, aprendo ALGo a "200%"!...
.............................Hoje, desci as escadas com um pouco menos de dor em relacao a ontem! vejamos amanha!
Entretanto, fica um Abraco Amigo!
Heloisa.
**********

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial