Da Tuna Académica do Liceu de Évora
No Alentejo, a constituição de Tunas é tradição muito antiga. A Tuna Académica está bastante ligada às comemorações do 1º de Dezembro. A rebelião de 21 de Agosto de 1637, em Évora, deve ter contribuído para o grande entusiasmo de que se revestiam, ainda no meu tempo, as comemorações do Dia da Restauração Nacional.A Tuna Académica do Liceu de Évora foi fundada no 1º de Dezembro de 1902, e um dos seus objectivos é comemorar o 1º de Dezembro e é a Tuna Académica mais antiga do ensino secundário de todo o País e também a única tuna cujo repertório é exclusivamente só de peças instrumentais.
No meu tempo, no 1º de Dezembro, também percorríamos as ruas de Évora ao romper da alvorada, com o estandarte da Tuna, na companhia de muitos e muitos outros colegas que faziam algazarra. Após a saída do Liceu a primeira paragem da Tuna era sempre frente à casa do Reitor, Dr. Bartolomeu Gromicho, e depois de tocarmos o Hino Académico havia sempre ruidosos Efe-Erre-Ás. Seguidamente rompíamos a tocar pela rua, rumo às Portas de Moura, Praça do Giraldo, Jardim das Canas, etc., com paragens aqui e ali e muita algazarra, e regressávamos ao Liceu.
O repertório, não mais que oito a dez peças, incluía sempre o Hino Nacional, o Hino da Restauração e, claro, o Hino Académico do Liceu. No meu tempo, faziam parte do repertório, por exemplo, o Momento Musical e a Marcha Militar do Schubert, que me lembre, passados que são quase 60 anos que deixei o Liceu.
A Tuna Académica do Liceu de Évora, por sua vez, é madrinha da Tuna Académica do Instituto Superior Técnico, já que os elementos fundadores desta tuna universitária tinham pertencido à Tuna do Liceu de Évora.
(colaboração do antigo aluno: José António Anjos de Carvalho)


2 Comentários:
Èvora bela cidade!
pdivulg, continuas com "Os laços azuis"?
Este meu amigo publicou um texto muito completo sobre o Antigo Liceu nacional André de Gouveia, por onde passou Florbela Espanca e onde ensinou Vergílio Ferreira que ali escreveu "Aparição", inspirando-se em pessoas identificáveis para quem conhecia o meio.
Enviar um comentário
Subscrever Enviar feedback [Atom]
<< Página inicial