quarta-feira, novembro 23

ASSIS


A foto é da Basílica de S.Francisco, ou igreja superior, já reconstruída depois do terramoto que atingiu a cidade e cujo interior se encontra decorado com frescos de Giotto, representando cenas da vida de S. Francisco de Assis.
A igreja inferior é uma maravilha, completamente decorada com frescos de Giotto, Cimabue, Simone Martini, Lorenzetti e outros pintores da provável escola de Giunta Pisano (sec XIII). Encontra-se ali a cripta com os restos do santo, entregues à guarda dos Franciscanos do Sagrado Convento, construído junto da Basílica.

Na imprensa de hoje é noticiado que o actual Papa Bento XVI emitiu um decreto que limita a autonomia dos referidos monges, "considerados de esquerda, por muitos católicos italianos".
Tive oportunidade de contactar com alguns deles, nomeadamente dois monges brasileiros, quando visitei Assis, na companhia dum professor do "Istituto Tecnico Per Geometri, Antonio da Sangallo il Giovane", da cidade de Terni, na Umbria. Conversámos quase exclusivamente sobre temas sociais, relacionados com a situação na América Latina. Talvez por isso sejam considerados "de esquerda"...

(Foto de Peter)

1 Comentários:

Às 23 novembro, 2005 01:42 , Blogger Peter disse...

Mas nós estamos no sec XXI e o actual Papa está a dar razão àqueles que "franziram o nariz", quando da sua eleição.

Olá lazuli :)

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial