domingo, novembro 20

Bicas


Beber "bicas" é que faz bem à saúde!

Comecei por pedir "bicas" cheias. É uma estupidez. Maior quantidade de água a passar pelos grãos de café e portanto uma "bica" com mais cafeína que um café curto.
Está certo. Meio desconfiado, comecei a beber descafeinado.

Foi "pior a emenda que o soneto".
Um estudo levado a efeito pela Sociedade Norte-Americana de Cardiologia, seleccionou cerca de 180 voluntários. Destes, 1/3 bebia 3 a 6 "bicas"/dia, com cafeína, claro. Outro grupo bebia a mesma quantidade, mas de "descafeinados" e o último terço não bebia café.
Claro que este último grupo eram "mosquinhas mortas", sem genica.

No fim da experiência, concluiram que:
- O grupo que bebia "descafeinados", apresentava um aumento de 18% nos níveis de ácidos gordos no sangue, que levam à produção do mau colesterol (LDL). Os níveis altos de LDL constituem um dos factores de risco que podem conduzir a problemas cardíacos e diabetes. Tinham também níveis 8% mais altos de uma proteína ligada ao "mau colesterol": a apolipoproteína B (que nome complicado).

Pelo sim pelo não, é melhor consultar o médico.

12 Comentários:

Às 20 novembro, 2005 15:24 , Blogger Su disse...

pelos vistos, tb eu terei de consultar um médico......:)))))
jocas maradas com cheiro a café

 
Às 20 novembro, 2005 15:50 , Blogger Peter disse...

su, quem bebe café,café, é que está certo.
Para quê consultar o médico?

 
Às 20 novembro, 2005 17:01 , Blogger Fragmentos Betty Martins disse...

Peter

Pode e deve-se consultar o medico. Mas diz o meu tio (eu acredito nele) que é cardiologista, que o café não faz mal nenhum á saúde, é claro que se beberes 50 cafés por dia, vai fazer mal!

O melhor mesmo é beber um cafezinho... saborear aquele gosto único (sem cigarro) esse sim, faz mal à saúde!

Beijinhos

 
Às 20 novembro, 2005 17:17 , Anonymous Anónimo disse...

Adoro este tipo de estudos!!!!
Porque no final acabam por dar razão aquilo que nos apetece mais! Quando oiço que TUDO faz mal, deixo-me de me ralar...
A minha bica é cheia, porque sinto mais tempo o sabor do café. Já me tinham dito que tinha mais cafeína, e eu ralada!!! é o meu "vício", até nem fumo nem nada...Pfff... Deixem-me cá o café, e tomá-lo ao meu gosto.

 
Às 20 novembro, 2005 17:33 , Blogger Peter disse...

ml, é um azar dos diabos, as coisas gostosas é que fazem mal à saúde. Bem, quase todas ...

Como te disse eu bebia a bica cheia, mas agora que bebo a "bica curta", mais cheia que a italiana, acho-a mais gostosa, cremosa e aromática.

 
Às 20 novembro, 2005 19:17 , Blogger Su disse...

peter...eu disse que bebia café?nop...só disse que tb precisava dum médico:))))
jocas maradas sem ser lerda:)e com cheiro a café

 
Às 20 novembro, 2005 19:45 , Blogger augustoM disse...

Olha pede antes uma meia de leite.
Quanto a Mueda nunca lá estive como não fiz a guerra em´África. Fui enfermeiro militar mas sempre no Hospital Militar na Estrela, onde estive três anos. As minhas crínicas são todas passadas lá.
Um abraço. Augusto

 
Às 20 novembro, 2005 21:54 , Anonymous Anónimo disse...

Nada como o café, café ... só pode excitar um pouco! E se for esse o caso, beba menos... Abraço

 
Às 20 novembro, 2005 21:59 , Blogger BlueShell disse...

Meu caro: estou assim como tu...nas relações que mantenho com a "bica"! ´O melhor mesmo...é ir ao médico!


Beijuussss
BShell

 
Às 20 novembro, 2005 22:05 , Blogger mfc disse...

FOI UMA ÓPTIMA NOVIDADE PARA ESSE MEU PRAZER, VÁRIAS VEZES DIÁRIO!

 
Às 20 novembro, 2005 22:39 , Blogger Peter disse...

augustom, pareceu-me depois de ler alguns textos no teu blog. Fizeste então o SMO no HMP.

Boa semana

 
Às 20 novembro, 2005 22:40 , Blogger Peter disse...

su, não bebes café? Não sabes o que perdes.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial