sexta-feira, junho 24

O Problema da Raça

A propósito do muito a que se tem assistido sobre o problema da chamada "necessidade de manutenção da Raça", com excessos de um lado e outro da barricada, parece-me pertinente esclarecer uma situação:

Quando certos cientistas, num contexto de debate sobre o Racismo, afirmam "não haver raças", isso não significa estarem a negar a existência de raças geneticamente diferenciadas. Isso seria um erro científico gravíssimo.

O que se pretende dizer é que:

As diferenças genéticas entre certos seres vivos, não são significativas ao ponto de justificar uma guerra (através da aniquilação do que é diferente), por questões de sobrevivência de uma identidade cultural e genética. Pelo contrário, se as raças pretendem sobreviver, o melhor que têm a fazer é justamente "misturarem-se" com o fim de "fortificarem" a raça.
É da união entre forças/características diferentes que surge a melhor adaptação de uma comunidade às adversidades do dia-a-dia. E esta é uma realidade incontestável.
Se os chamados "defensores da raça" fossem realmente dela defensores, não focariam a atenção em diferenças que não são mais que meros pretextos de violência, de poder e de megalomania social. Procurariam, isso sim, aperfeiçoar a sua raça através da interacção com as demais, aprendendo o que faz delas entidades sobreviventes, felizes.
Temos muito a aprender com TODAS as raças, sob o risco de cairmos, isso sim, na verdadeira extinção.

(foto de Martin Lueders)

2 Comentários:

Às 24 junho, 2005 14:45 , Blogger Peter disse...

Bluegift: O racismo surge na Cultura Ocidental, ligado a certas concepções sobre a Natureza Humana que fundamentaram a sua descriminação, tendo em vista a exploração de certos povos. Em todo o mundo, os imigrantes são os alvos privilegiados de manifestações racistas. Na concepção europeia, desde a antiguidade clássica (Grécia, Roma...), o que distinguia os homens entre si não era propriamente a raça, mas a sua "Civilização". O "civilizado" era o que tinha direitos de cidadania na cidade-estado, Império, Reino.

 
Às 25 junho, 2005 11:12 , Blogger Peter disse...

Bluegift, infelizmente é inerente ao espírito humano.

 

Enviar um comentário

Subscrever Enviar feedback [Atom]

<< Página inicial